#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Obrigado,CAIXA

16-03-2020 | 09:57
Por Liga Nacional de Basquete

LNB agradece profundamente à CAIXA por todo apoio e trabalho em conjunto ao longo de 4 anos da parceria com o NBB

Um ciclo de muito trabalho, evolução e transformação para o basquete brasileiro chegou ao fim neste domingo (15/03). Depois de quatro anos de parceria, o contrato de patrocínio da Caixa Econômica Federal com a Liga Nacional de Basquete (LNB) se encerrou e interrompeu uma história que mudou completamente o rumo da modalidade. No entanto, só há motivos para agradecer pelo legado que foi deixado.

Quando o contrato foi assinado, em março de 2016, o NBB ganhou muito mais do que uma patrocinadora máster. Na verdade, ganhou um parceiro que acredita no esporte e ajudou a alavancar o projeto do maior campeonato do país.

“Tive a honra de poder iniciar essa relação com a CAIXA em 2016 e é preciso dizer que o NBB é o sucesso que é hoje muito graças a essa parceria. A CAIXA colaborou muito para que conseguíssemos executar uma série de iniciativas importantes para o desenvolvimento dos clubes e do campeonato, como o modelo multiplataforma de transmissão de jogos, por exemplo”, disse João Fernando Rossi, presidente da LNB na época da assinatura de contrato com a CAIXA e atual diretor executivo de marketing do São Paulo FC.

Contrato foi assinado em março de 2016, em Brasília (DF), durante a gestão do ex-presidente da LNB João Fernando Rossi (Divulgação)

A parceria integrou a estratégia de mercado do banco e fortaleceu a marca do NBB, contribuindo para a construção de uma nova geração que irá representar o Brasil em futuros eventos internacionais, como Jogos Olímpicos e Copas do Mundo.

No período da parceria, o NBB obteve várias conquistas: dentre elas a consolidação do Jogo das Estrelas como maior evento de esporte e entretenimento do Brasil. E por falar nisso, desde a primeira edição da festa do basquete com a participação da CAIXA, em 2016 na cidade de Mogi das Cruzes (SP), foi estabelecido pela primeira vez o conceito de Fan Zone, área de entretenimento ao público, com diversas atividades e opções de diversão.

Nos anos de 2017 e 2018, a LNB e todos os seus parceiros realizaram os maiores Jogo das Estrelas da história, com a presença de mais de 10 mil pessoas em ambas as edições, no Ginásio do Ibirapuera. Tudo isso fez com que a renomada Revista Exame afirmasse que “o esporte brasileiro é antes e depois do Jogo das Estrelas do NBB”.

Além dos feitos dentro de quadra, a CAIXA também realizou dezenas de ações sociais com os clubes e atletas do NBB, o que reforça que sua missão no esporte vai além do rendimento esportivo. Uma delas, inclusive, contou com a participação de mais de 800 crianças em uma escola na Zona Leste de São Paulo durante o Jogo das Estrelas de 2017.

Ação Social promovida pela CAIXA na Escola Estadual Jardim Iguatemi em 2017 recebeu mais de 800 crianças (Fotojump/LNB)

“A CAIXA foi fundamental no processo de reconstrução do basquete brasileiro. Foi um parceiro que confiou no projeto da Liga e esteve ao nosso lado em todos os momentos. É preciso também ressaltar a visão e a sensibilidade dos colaboradores da CAIXA, em especial um dos grandes apoiadores dessa parceria, o ex-diretor de marketing da CAIXA, Gerson Bordignon”, lembrou Kouros Monadjemi, presidente da LNB nos últimos dois anos. “Existe um NBB antes do período da parceria e outro agora pós-CAIXA”, completou.

Para fortalecer sua missão social no basquete, foi criado também o prêmio “NBB CAIXA Social”, que tinha como objetivo promover ações sociais e ambientais realizadas pelas equipes que disputam o campeonato, buscando aumentar o engajamento social e ambiental utilizando o esporte como uma importante ferramenta de desenvolvimento humano e conscientização ambiental.

Com três anos de duração, a premiação possuía dois troféus diferentes: Projeto Rotineiro, que na atual temporada foi vencido pelo Sesi Franca Basquete, e Projeto Pontual, criado mais recentemente, agora vencido pelo Flamengo.

Outros vencedores do prêmio NBB Caixa Social nas edições anteriores foram as equipes de Bauru com o projeto “APAE em Pederneiras (SP)”, Macaé com o projeto “Basquete na Praça”, na própria cidade carioca e a equipe de Franca, com o projeto “Ídolo Social”.

Flamengo foi o último vencedor do prêmio NBB CAIXA Social por ação com crianças com câncer (Divulgação/Flamengo)

Outra grande conquista da Liga Nacional de Basquete no período de parceria com a CAIXA foi a criação do projeto multiplataforma de transmissões do NBB CAIXA para a temporada 2018/2019. Em uma ação histórica, o campeonato foi transmitido por nada menos que seis plataformas diferentes: na TV aberta com a Band; na TV fechada com a ESPN, Fox Sports e Bandsports; e no streaming com Facebook e Twitter.

Já no ano seguinte, esse projeto ganhou ainda mais força com 100% dos jogos transmitidos ao vivo, tudo com produção própria da LNB. E para melhorar, o time de parceiros de mídia ganhou mais duas plataformas: o DAZN, serviço de streaming esportivo por assinatura, e a Twitch, principal plataforma e comunidade de entretenimento ao vivo do mundo.

Por fim, nada do que foi citado acima seria possível se não fosse o crescimento estrutural que a CAIXA proporcionou à Liga Nacional de Basquete. Quadro de funcionários, nova sede, produção própria dos jogos ao vivo, novas ferramentas de trabalho e muito mais. Tudo isso fez com que a LNB pudesse pensar grande e buscar ações cada vez melhores para o basquete brasileiro.

“Temos que levar em conta que estamos passando por um momento difícil da economia brasileira, e perder um patrocinador como a CAIXA, claro, nos deixa triste. Ao mesmo tempo, somos muito agradecidos porque a empresa acreditou em nosso projeto, presenciou e atestou o desenvolvimento e o crescimento da LNB nesses anos. Então, fica um sentimento de gratidão e de dever cumprido”, afirmou o presidente interino da Liga, Nilo Guimarães.