HOJE
DE PAI PRA FILHO!
Por Liga Nacional de Basquete
Finais do NBB 15 colocam frente a frente um duelo a parte que está escrito na história do basquete nacional; o confronto entre as famílias Garcia e Mortari
O jogo 4 das finais do NBB na próxima quinta-feira (8/6) marca mais um encontro na série entre Sesi Franca e São Paulo, que pode acabar com os francanos levantando o troféu da elite do basquete nacional ou, em caso de vitória tricolor, forçar um jogo 5 entre as duas equipes. Dentro de quadra os elementos para essa trama são inúmeros, mas um outro duelo chama a atenção e ele acontece na beira da quadra.
Durante décadas, os dois maiores treinadores do basquete nacional foram Hélio Rubens e Claudio Mortari. As duas figuras escreveram seus nomes na história do esporte brasileiro e estiveram frente a frente inúmeras vezes, alimentando uma rivalidade, mas também grande respeito pelas vitoriosas carreiras construídas. A final do NBB 15 traz de volta esse duelo à memória do torcedor do basquete brasileiro, afinal, Helinho Garcia – filho de Hélio Rúbens – é o comandante francano, enquanto Bruno Mortari – filho de Claudio Mortari – está a frente do São Paulo.

Hélio Rubens Garcia comemora título pelo Vasco, juntamente com o filho Helinho
Em Franca, Helinho é um dos principais responsáveis pelo momento incrível que vive a equipe do interior paulista. No comando do Sesi Franca desde 2014, o treinador já acumula conquistas, como quatro campeonatos paulistas, duas Copas Super 8, a BCLA, a Liga Sul-Americana e o próprio NBB na temporada passada. Na quinta-feira (8/6), Helinho tentará fechar a série das finais em 3-1 e conquistar seu segundo título do Novo Basquete Brasil.
“Fico muito feliz em poder ter representado o Sesi Franca Basquete por tanto tempo jogando e agora trabalhando como técnico. Tenho certeza que o orgulho do Cláudio e do Bruno Mortari é tão grande quanto o meu e o do meu pai. E o que é mais legal é que a gente tem uma rivalidade dentro de quadra, mas um profundo respeito e amizade com os dois. Dentro da quadra que vença o melhor, mas que fora dela possamos continuar cultivando essa amizade tão saudável que a gente tem”, disse Helinho Garcia sobre a relação das duas famílias.
A menos tempo no cargo, Bruno Mortari assumiu o São Paulo no ano passado e vem construindo uma base sólida no tricolor paulista desde a sua chegada, o que resultou na conquista da Basketball Champions League Americas de 2022, o título de maior expressão na história são paulina dentro do basquete. Para se sagrar campeão do NBB, o time de Mortari precisa vencer o jogo 4 diante do Franca no Pedrocão para forçar um jogo 5 valendo a taça, que aconteceria no próximo sábado (10/6). A conquista da elite do basquete nacional, não só seria inédita para a equipe da capital paulista, mas também consagraria o comandante tricolor com títulos importantes em um trabalho tão recente.

Claudio Mortari encerrou sua carreira como técnico a frente do próprio São Paulo
“Essa rivalidade sempre existiu e é muito bonita no basquetebol, quando um foi pro Rio de Janeiro, o outro também foi comandar uma equipe carioca e a rivalidade continuou lá. Sempre com muito respeito e de uma forma muito saudável essa rivalidade. Nessa minha curta carreira como técnico, nós já tivemos embates em finais e agora estamos tendo mais uma oportunidade. Nossos pais foram os melhores treinadores do Brasil por muito tempo e nós temos essa convivência de vestiário. Mais de 40 anos de aprendizado que a gente soube aproveitar isso tudo”, concluiu o comandante tricolor, Bruno Mortari.
A conquista do Novo Basquete Brasil é um marco contemporâneo no nosso basquete e, independente de quem levantar a taça, o legado das duas famílias será ainda mais extenso. Fato é que o duelo entre as famílias Garcia e Mortari já está escrito na história do esporte nacional e as finais do NBB 2022/2023 são a prova de que o confronto deve perdurar no nosso basquete por um bom tempo.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP, Jamef e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca