#JOGAJUNTO

LDB

O derbyé do CAP

Pinheiros PIN 60
x
72 Paulistano CAP
15
1ºQ
X
18
13
2ºQ
X
16
12
3ºQ
X
20
20
4ºQ
X
18

Gávea (RJ)

13 de setembro de 2018
Por Liga Nacional de Basquete

À frente do início do fim, Paulistano controla Pinheiros, vence clássico pela LDB 2018 e mantém 100% de aproveitamento

DOCUMENTOS:
Súmula
60
-9 POSIÇÕES
10º Colocado (*)
X
72
-4 POSIÇÕES
5º Colocado (*)
60
PTS
72
2
A3C
7
22
A2C
18
10
LLC
15
37
RT
40
16
ASS
15

Pts: Pontos RT: Rebotes ASS: Assistências A3C: Arremessos de três certos A2C: Arremessos de dois certos LLC: Lances livres certos
(*) Colocação refere-se a rodada em que esta partida foi realizada

O derby da capital paulista da edição 2018 do Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é do Paulistano/Corpore. Diante do rival EC Pinheiros, os atuais campeões dominaram o placar durante praticamente os 40 minutos e levaram a melhor no clássico desta quinta-feira, realizado na Gávea, por 72 a 60.

O Campeonato Brasileiro Interclubes – Liga de Desenvolvimento de Basquete é uma competição nacional Sub-20 de clubes organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com apoio da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

Põe na conta: Com a vitória no clássico, o Paulistano manteve os 100% de aproveitamento na LDB 2018, com quatro resultado positivos em quatro jogos. A equipe Sub-20 do CAP agora tem 19 partidas de invencibilidade histórica – 14 na LDB passada, uma na Taça Interligas de Desenvolvimento sobre o Quilmes (ARG) e quatro na atual edição da LDB. Já o Pinheiros conheceu sua segunda derrota em quatro jogos na competição e agora tem 50% de aproveitamento.

Jogo dos pivôs: As produções ofensivas das duas equipes foram bastante divididas, mas ambas tiveram seus pivôs “5” como maiores destaques – mesmo diante de um duelo muito físico. Pelo lado do CAP, o monstruoso Dikembe, com 18 pontos e nove rebotes, foi “o cara”. Já pelo time pinheirense, o pivô Nicolas, com 17 pontos e cinco rebotes, foi o destaque.

Tem história: O clássico entre Paulistano e Pinheiros é de longa data, tanto na base quanto no adulto do basquete e também em outras modalidades. No entanto, essas gerações que estão em quadra tiveram diversos confrontos diretos nos campeonatos de base. Os m ais recentes foram a semifinal da LDB e a final do Estadual Sub-19 de 2017, ambos vencidos pelo CAP. Agora, o clube alvirrubro estendeu ainda mais a sequência invicta contra o rival.

Na atitude: As duas equipes travaram um duelo muito igual dentro de quadra, mas alguns detalhes pesam para o resultado. Um deles foi a atitude brigadora do Paulistano, que também se privilegia na incrível força física de seus atletas para tal. Não tiveram muitos números que explicam essa discrepância. Com isso, foram diversos rebotes, coberturas e contra-ataques que acabaram fazendo a diferença.

Fala aí, Dikembe: “É um clássico, né? Já estamos acostumados, não é qualquer jogo. A preleção é diferente, pois a rivalidade é grande entre os clubes. Conseguimos impor nosso ritmo, como nosso técnico pediu. Nossa superioridade foi sendo construída ao longo do jogo, mas a equipe que se impõe mais, leva vantagem. Abrimos uma boa vantagem e seguramos bem, coisa que não fizemos nos últimos jogos”, declarou o gigante do Paulistano.

Contraste nos chutes: Analisando somente os números, o único dado estatístico que foi sonoramente discrepante entre as equipes clássico foi o aproveitamento nas bolas de 3. O volume dos dois foi parecido, mas o Paulistano teve 46,7% de aproveitamento (7/15), enquanto que o Pinheiros registrou apenas 12,5% (2/16).

Fala aí, comandante: “Os dois times se conhecem bem, mas o Paulistano é um time muito atlético e brigador, então acabam tendo um volume maior, principalmente como rebotes, atrapalhar um primeiro passe, etc. Tentei trabalhar a questão da atitude com meu time, mas infelizmente não tive sucesso em questão de entrega e atitude”, comentou o técnico do Pinheiros, David Pelosini.

Substituição pontual: Com o desfalque do pivô Mamedes, que sofreu lesão no joelho e desfalcará a pelo resto da etapa, o Pinheiros trouxe de São Paulo o pivô Lucas, que estava treinando com o elenco adulto do clube. O jogador atuou por 16 minutos e foi responsável por dois pontos e três rebotes. Mesmo com a vinda do atleta de 2,04m de altura, Dikembe foi dominante para o CAP e fez a diferença, como lamentou o técnico David Pelosini.

Fala aí, comandante: “Hoje o Dikembe é um diferencial para o Paulistano. É difícil marcar o time deles, pois se você não fecha o garrafão, ele sobra, e mesmo fechando, muitas vezes ele faz a diferença. É um menino muito bom. Taticamente seguimos nosso plano e foi bem, mas não acreditamos que realmente poderíamos vencer”, analisou o treinador pinheirense.

Início alvirrubro: O Paulistano dominou o placar a partir dos três primeiros minutos de jogo. Em um duelo muito físico, a equipe alvirrubra se distanciou no placar com uma defesa fulminante e chegou a ter nove pontos de vantagem (15 a 6) ainda no primeiro quarto. O Pinheiros, valente, não deixou a diferença crescer e logo igualou a partida com uma corrida de 10 a 3 até o final do período inicial, que teve placar de 18 a 15 para os atuais campeões.

Margem confortável: O CAP permaneceu em vantagem no segundo quarto muito por conta da boa presença de seus atletas do banco, como o pivô Guilherme, autor de oito pontos, o armador Daniel e o ala/pivô Antonio. Novamente com força na defesa, a equipe do técnico Beto Jayme chegou a abrir dez pontos de frente (34 a 24) e caminhou para o vestiário com seis de frente (34 a 28).

Abriu 14: Explorando muito bem o garrafão, principalmente com Dikembe, o Paulistano estendeu sua vantagem para a casa dos dez pontos. Também apostando na velocidade na saída para os contra-ataques, os atuais campeões da LDB foram para o último quarto com 14 pontos de vantagem (54 a 40).

Segurou: O trabalho do Paulistano no período final foi segurar as investidas do Pinheiros, que tentava a todo momento reduzir a diferença, mas não conseguia ser efetivo. O máximo que o time pinheirense conseguiu foi cortar a margem para sete pontos (66 a 59), mas sempre esbarrava em erros de lance livre ou de passe e, é claro, os pontos do CAP, que seguiu pontuando em transição e aproveitando os lances livres proporcionados pelas faltas do Pinheiros.

Fala aí, comandante: “Acredito que aprendemos muito mais nesse tipo de jogo, por isso gosto desses desafios. A derrota também ensina muito e mostra onde está o nosso limite e como podemos fazer para superá-los”, finalizou o técnico do Pinheiros, David Pelosini.

Próxima parada: Invicto, o Paulistano finalizará sua trajetória na primeira etapa da LDB 2018 nesta sexta-feira (14/09), diante do Minas Tênis Clube, às 18 horas, na Gávea. Já o Pinheiros terá como último adversário o Palmeiras, também nesta sexta-feira, às 16h15.