#JOGAJUNTO

NBB Caixa

O Dono da Bola – Lucas Dias

18-04-2016 | 06:31
Por Liga Nacional de Basquete

Com grandes atuações na série contra o Minas, jovem ala Lucas Dias, do Pinheiros, foi eleito o Dono da Bola das oitavas de final do NBB CAIXA

Lucas Dias, do Pinheiros

Que nem gente grande: Lucas Dias brilhou e foi um dos principais condutores da classificação do Pinheiros às quartas (Ricardo Bufolin/ECP)

Nas oitavas de final do NBB CAIXA, Lucas Dias tratou de mostrar o porquê é considerado uma das grandes joias do basquete brasileiro. Com grandes atuações individuais, o jovem jogador, de apenas 20 anos, foi um dos grandes destaques da classificação pinheirense e acabou eleito pelo site da LNB como o Dono da Bola da primeira fase dos playoffs.

Lucas foi o segundo maior pontuador, atrás apenas do espanhol Calvo, do Vitória, das oitavas, com média de 17,4 pontos por jogo, e ainda foi o jogador mais eficiente entre todas as quatro séries, com 16,8 pontos de eficiência por partida.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

No jogo 1, o camisa 9 do Pinheiros teve desempenho praticamente impecável, com 23 pontos (4/4 nos três pontos) e cinco rebotes, mas a derrota de sua equipe ofuscou seu brilho. Já na segunda partida, Lucas deixou a quadra com 17 pontos na conta, porém um novo revés pinheirense manteve as atuações do garoto de lado.

Lucas Dias, do Pinheiros, e Ansaloni, do Minas

Nos três últimos jogos da série, Lucas teve grandes atuações e foi fundamental para classificação pinheirense (Daniel Vorley/ECP)

Só que o melhor ainda estava por vir e, quando seu time mais precisou, Lucas deu conta do recado. Com o clube paulista perdendo por 2 a 0, o garoto teve atuações brilhantes nos três jogos seguintes. Na terceira partida foram 16 pontos e sete rebotes para ele, enquanto que no Jogo 4 o jovem atleta precisou de apenas 26 minutos em quadra para registrar 15 pontos, com apenas três arremessos desperdiçados.

Já no Jogo 5, Lucas teve grande atuação e fechou a série com chave de ouro. Eficiente de todos os cantos da quadra, o camisa 9 pinheirense foi um dos cestinhas da equipe, com 16 pontos, e ainda apanhou dez rebotes para garantir seu primeiro duplo-duplo nos playoffs do NBB CAIXA.

Confira os números de Lucas Dias nas oitavas de final do NBB CAIXA:
– 17,4 pontos e 6,0 rebotes por jogo
– 13 bolas de três pontos certeiras em 24 tentativas (54,2%)
– 14 bolas de dois pontos convertidas em 29 tentativas (48,3%)
– 20 lances livres convertidos em 27 tentativas (74,1%)
– 16,8 pontos de eficiência (maior média das oitavas)