HOJE
O Dono da Bola – Lucas Dias
Por Liga Nacional de Basquete
Com grandes atuações na série contra o Minas, jovem ala Lucas Dias, do Pinheiros, foi eleito o Dono da Bola das oitavas de final do NBB CAIXA

Que nem gente grande: Lucas Dias brilhou e foi um dos principais condutores da classificação do Pinheiros às quartas (Ricardo Bufolin/ECP)
Nas oitavas de final do NBB CAIXA, Lucas Dias tratou de mostrar o porquê é considerado uma das grandes joias do basquete brasileiro. Com grandes atuações individuais, o jovem jogador, de apenas 20 anos, foi um dos grandes destaques da classificação pinheirense e acabou eleito pelo site da LNB como o Dono da Bola da primeira fase dos playoffs.
Lucas foi o segundo maior pontuador, atrás apenas do espanhol Calvo, do Vitória, das oitavas, com média de 17,4 pontos por jogo, e ainda foi o jogador mais eficiente entre todas as quatro séries, com 16,8 pontos de eficiência por partida.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.
No jogo 1, o camisa 9 do Pinheiros teve desempenho praticamente impecável, com 23 pontos (4/4 nos três pontos) e cinco rebotes, mas a derrota de sua equipe ofuscou seu brilho. Já na segunda partida, Lucas deixou a quadra com 17 pontos na conta, porém um novo revés pinheirense manteve as atuações do garoto de lado.

Nos três últimos jogos da série, Lucas teve grandes atuações e foi fundamental para classificação pinheirense (Daniel Vorley/ECP)
Só que o melhor ainda estava por vir e, quando seu time mais precisou, Lucas deu conta do recado. Com o clube paulista perdendo por 2 a 0, o garoto teve atuações brilhantes nos três jogos seguintes. Na terceira partida foram 16 pontos e sete rebotes para ele, enquanto que no Jogo 4 o jovem atleta precisou de apenas 26 minutos em quadra para registrar 15 pontos, com apenas três arremessos desperdiçados.
Já no Jogo 5, Lucas teve grande atuação e fechou a série com chave de ouro. Eficiente de todos os cantos da quadra, o camisa 9 pinheirense foi um dos cestinhas da equipe, com 16 pontos, e ainda apanhou dez rebotes para garantir seu primeiro duplo-duplo nos playoffs do NBB CAIXA.
Confira os números de Lucas Dias nas oitavas de final do NBB CAIXA:
– 17,4 pontos e 6,0 rebotes por jogo
– 13 bolas de três pontos certeiras em 24 tentativas (54,2%)
– 14 bolas de dois pontos convertidas em 29 tentativas (48,3%)
– 20 lances livres convertidos em 27 tentativas (74,1%)
– 16,8 pontos de eficiência (maior média das oitavas)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca