HOJE
O Dragão quer voar!
Por Liga Nacional de Basquete
Vice-campeão nas últimas duas edições, Bauru entra no NBB CAIXA com novidades no elenco e expectativa positiva para temporada 2016/2017
Uma das equipes de maior destaque do basquetebol brasileiro nos últimos anos, o Gocil/Bauru Basket está às vésperas de estrear no NBB CAIXA 2016/2017 e a expectativa é alta. Vice-campeão nas duas últimas temporadas, os bauruenses abrirão o campeonato reeditando às Finais das duas edições anteriores, contra o CR Flamengo, no próximo sábado (05/11), às 14 horas (de Brasília), no Ginásio Panela de Pressão.
“Expectativa muito grande para a estreia. São duas equipes que com certeza vão estar brigando pelas primeiras posições. Lógico que nem nós nem o Flamengo estão no seu auto nível ideal, ainda é muito cedo, as equipes estão se ajustando, mas por ser um jogo desse porte, com esta rivalidade de duas grandes equipes, com certeza será um jogo nervoso, tenso e com clima de decisão”, disse Demétrius Ferracciú, técnico do Bauru.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.
+Saiba mais: NBB CAIXA terá transmissões da TV Bandeirantes em 2016/2017
No último NBB CAIXA, o Bauru mais uma vez fez grande campanha na fase de classificação. Com 21 vitórias e sete derrotas, o time terminou em segundo lugar na tabela e avançou direto à fase quartas de final. Nos playoffs, os bauruenses eliminaram EC Pinheiros (3 a 1) e UniCEUB/Cartão BRB/Brasília (3 a 0), antes de voltar à decisão. Nas Finais, vitórias nos Jogos 2 e 4, mas no último e decisivo confronto, derrota por 100 a 66, para os rubro-negros, e mais uma vez a equipe paulista acabou com o vice-campeonato.

Bauru, de Alex, foi finalista das duas últimas edições do NBB CAIXA e agora quer o título (Fotojump/LNB)
Apesar de ainda não ter conquistado o NBB CAIXA, o Bauru demonstrou muita força recentemente. De 2013 para cá, a equipe bauruense conquistou duas vezes o Campeonato Paulista (2013 e 2014), uma vez a Liga Sul-Americana (2014) e uma vez a Liga das Américas (2015). A representatividade gerada pelos títulos deu ao time paulista a possibilidade de realizar jogos importantes internacionalmente, como a disputa pela Copa Intercontinental, contra o Real Madrid, e os amistosos de pré-temporada realizados na NBA, contra New York Knicks e Washington Wizards.
Na passagem da temporada passada para a atual, o Bauru passou por algumas mudanças significativas em seu elenco. Ricardo Fischer, contratado pelo Flamengo, Paulinho Boracini, que não teve contratado renovado, Robert Day, que resolveu se aposentar, e Wesley Sena, nova jogador do Barcelona, deixaram a equipe paulista. Em contraponto, o time bauruense trouxe novas peças: os experientes Valtinho e Shilton e os jovens Gui Deodato e Gegê.
+Saiba mais: Gui Deodato e Gegê reforçam o Bauru às vésperas da estreia no NBB CAIXA
Em sua primeira competição disputada na temporada 2016/2017, o Campeonato Paulista, o Bauru viveu momentos distintos. Na primeira fase, a equipe paulista utilizou durante muitas rodadas seu elenco sub-22 e terminou na sétima colocação da tabela de classificação. Já nos playoffs, em que o time atuou com força máxima, os bauruenses eliminaram Pinheiros e Franca, ambas as séries vencidas por 2 a 1, mas acabaram derrotados pelo Mogi das Cruzes/Helbor na decisão, por 2 a 0.
“Temporada passada eu cheguei muito perto do NBB CAIXA e essa temporada é diferente. Porém, por mais que eu tive mais tempo para trabalhar, o time atropelou de certa forma o Campeonato Paulista. Os reforços do Gui e do Gegê são importantes, mas ainda vamos levar um pouco de tempo para ter o entrosamento e a adaptação ideal. A gente sabe que isso leva um pouco de tempo e no meio do NBB CAIXA a gente vai melhorando e evoluindo. A gente sabe também que é uma competição em que tudo se decide nos playoffs e vamos em busca de estar sempre nas primeiras posições para que a gente tenha vantagem de decidir em casa as séries”, concluiu Demétrius.

Após eliminar Pinheiros e Franca nos playoffs, o Bauru foi derrotado pelo Mogi na série final do Campeonato Paulista 2016 (Caio Casagrande/Bauru Basket)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca