#JOGAJUNTO

NBB Caixa

O Dragão quer voar!

03-11-2016 | 12:30
Por Liga Nacional de Basquete

Vice-campeão nas últimas duas edições, Bauru entra no NBB CAIXA com novidades no elenco e expectativa positiva para temporada 2016/2017

Uma das equipes de maior destaque do basquetebol brasileiro nos últimos anos, o Gocil/Bauru Basket está às vésperas de estrear no NBB CAIXA 2016/2017 e a expectativa é alta. Vice-campeão nas duas últimas temporadas, os bauruenses abrirão o campeonato reeditando às Finais das duas edições anteriores, contra o CR Flamengo, no próximo sábado (05/11), às 14 horas (de Brasília), no Ginásio Panela de Pressão.

“Expectativa muito grande para a estreia. São duas equipes que com certeza vão estar brigando pelas primeiras posições. Lógico que nem nós nem o Flamengo estão no seu auto nível ideal, ainda é muito cedo, as equipes estão se ajustando, mas por ser um jogo desse porte, com esta rivalidade de duas grandes equipes, com certeza será um jogo nervoso, tenso e com clima de decisão”, disse Demétrius Ferracciú, técnico do Bauru.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.

+Saiba mais: NBB CAIXA terá transmissões da TV Bandeirantes em 2016/2017

No último NBB CAIXA, o Bauru mais uma vez fez grande campanha na fase de classificação. Com 21 vitórias e sete derrotas, o time terminou em segundo lugar na tabela e avançou direto à fase quartas de final. Nos playoffs, os bauruenses eliminaram EC Pinheiros (3 a 1) e UniCEUB/Cartão BRB/Brasília (3 a 0), antes de voltar à decisão. Nas Finais, vitórias nos Jogos 2 e 4, mas no último e decisivo confronto, derrota por 100 a 66, para os rubro-negros, e mais uma vez a equipe paulista acabou com o vice-campeonato.

Alex, do Bauru, e Olivinha, do Flamengo

Bauru, de Alex, foi finalista das duas últimas edições do NBB CAIXA e agora quer o título (Fotojump/LNB)

Apesar de ainda não ter conquistado o NBB CAIXA, o Bauru demonstrou muita força recentemente. De 2013 para cá, a equipe bauruense conquistou duas vezes o Campeonato Paulista (2013 e 2014), uma vez a Liga Sul-Americana (2014) e uma vez a Liga das Américas (2015). A representatividade gerada pelos títulos deu ao time paulista a possibilidade de realizar jogos importantes internacionalmente, como a disputa pela Copa Intercontinental, contra o Real Madrid, e os amistosos de pré-temporada realizados na NBA, contra New York Knicks e Washington Wizards.

Na passagem da temporada passada para a atual, o Bauru passou por algumas mudanças significativas em seu elenco. Ricardo Fischer, contratado pelo Flamengo, Paulinho Boracini, que não teve contratado renovado, Robert Day, que resolveu se aposentar, e Wesley Sena, nova jogador do Barcelona, deixaram a equipe paulista. Em contraponto, o time bauruense trouxe novas peças: os experientes Valtinho e Shilton e os jovens Gui Deodato e Gegê.

+Saiba mais: Gui Deodato e Gegê reforçam o Bauru às vésperas da estreia no NBB CAIXA

Em sua primeira competição disputada na temporada 2016/2017, o Campeonato Paulista, o Bauru viveu momentos distintos. Na primeira fase, a equipe paulista utilizou durante muitas rodadas seu elenco sub-22 e terminou na sétima colocação da tabela de classificação. Já nos playoffs, em que o time atuou com força máxima, os bauruenses eliminaram Pinheiros e Franca, ambas as séries vencidas por 2 a 1, mas acabaram derrotados pelo Mogi das Cruzes/Helbor na decisão, por 2 a 0.

“Temporada passada eu cheguei muito perto do NBB CAIXA e essa temporada é diferente. Porém, por mais que eu tive mais tempo para trabalhar, o time atropelou de certa forma o Campeonato Paulista. Os reforços do Gui e do Gegê são importantes, mas ainda vamos levar um pouco de tempo para ter o entrosamento e a adaptação ideal. A gente sabe que isso leva um pouco de tempo e no meio do NBB CAIXA a gente vai melhorando e evoluindo. A gente sabe também que é uma competição em que tudo se decide nos playoffs e vamos em busca de estar sempre nas primeiras posições para que a gente tenha vantagem de decidir em casa as séries”, concluiu Demétrius.

Bauru vice-campeão Paulista 2016

Após eliminar Pinheiros e Franca nos playoffs, o Bauru foi derrotado pelo Mogi na série final do Campeonato Paulista 2016 (Caio Casagrande/Bauru Basket)