HOJE
O maior de todos
Por Liga Nacional de Basquete
Líder em jogos, assistências, rebotes e roubos de bola da história da Liga das Américas, ala Alex Garcia, do Bauru, é eleito o MVP do Final Four

Alex, do Bauru, MVP da Liga das Américas 2015 (Gaspar Nobrega/FIBA Americas)
A equipe montada pelo Paschoalotto/Bauru tinha um único e ousado objetivo: ganhar tudo o que fosse possível nesta temporada. A diretoria investiu pesado em contratações de diversos atletas, mas um deles era fundamental para que os bauruenses pudessem chegar onde queriam.
Alex Garcia era o cara que faria essa diferença. Mais de 10 anos defendendo a Seleção Brasileira, tricampeão do NBB, atleta com passagens por NBA e Euroliga, o ala mostrou nesse Final Four da Liga das Américas o tamanho da sua importância na equipe.
MVP da decisão, Alex Garcia tem na coleção uma série de conquistas individuais na carreira, que não necessariamente são referentes à performance ofensivas. O “Brabo”, como é carinhosamente conhecido, ganhou todos os títulos de Melhor Defensor do NBB, é famoso por impedir que os rivais tenham boa atuação em quadra e, claro, tem o histórico toco no pivô da seleção norte-americana, Tim Duncan, lance que, inclusive, o creditou para atuar na NBA.
“Isso aqui é resultado de muito trabalho, não só meu mas do grupo inteiro. O Rafael merecia ser MVP, Ricardo Fischer merecia, Murilo também. A verdade é que se qualquer um desses ganhasse o titulo eu ficaria muito feliz”, assumiu Alex.

Com atuações brilhantes, Alex liderou a campanha vitoriosa do Bauru na Liga das Américas (Gaspar Nóbrega/FIBA Américas)
Líder nato, Alex se tornou rapidamente a principal referência na equipe de Bauru, após 10 anos defendendo o Brasília. Os atletas reconhecem a importância do jogador no time.
“Não há o que falar do Alex. Ele trabalha muito forte, já foi campeão de muitos campeonatos. E nós vamos seguindo ele, pois sabemos que ele sabe o caminho das vitórias. Qualquer coisa que ele faz, a gente vai seguindo. Ele é o nosso líder”, afirmou o armador Larry Taylor.
Alex terminou a Liga das Américas como líder histórico de jogos (43), rebotes (207), assistências (197) e roubos de bola (71). Ele ainda é o segundo em pontuação na competição, com 685. Na final, terminou com 16 pontos, cinco rebotes e oito assistência, atuação que lhe rendeu o troféu de MVP do Final Four.
Aos 35 anos de idade, Alex parece que a cada temporada está evoluindo fisicamente e atuando de forma mais refinada.
“O Alex é monstruoso. Ele arma, pontua, joga até de pivô se precisar. Ele é um cara excepcional não só pelo que faz em quadra, mas por tudo que ele é. Ele é um ‘caça-títulos’ e a importância dele dentro desse grupo é fundamental. Ele tem 35 anos, mas para nós será sempre um garoto de 20”, declarou Ricardo Fischer.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca