#JOGAJUNTO

“O melhor jogo da América do Sul”

14-04-2010 | 03:03
Por Liga Nacional de Basquete

O Peñarol, da Argentina, encara a final do Torneio Interligas contra o Universo como a decisão mais importante do continente.

Brasil e Argentina sempre é um clássico importante do esporte mundial. No basquete, a rivalidade entre os dois países é ainda mais notória. Universo/BRB/Financeira Brasília e Peñarol disputam, nesta quinta-feira, em Mar del Plata, a final do Torneio Interligas Brasil/Argentina, competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Asociación de Clubes de Básquetbol, da Argentina. O jogo será às 21h e terá transmissão ao vivo do Sportv.

O Peñarol está invicto no Torneio Interligas, pois venceu os três adversários no quadrangular em Mar del Plata: Pitágoras/Minas, Vivo/Franca e Atenas. No entanto, os argentinos têm consciência da qualidade de seu oponente na decisão. “A final entre Peñarol e Universo é o melhor jogo que se pode ver na América do Sul. Estarão aqui Guilherme, Alex e Valtinho e Lula, que foi técnico muitos anos da Seleção. É um Brasil e Argentina. Não se pode pedir mais”, afirmou o técnico Sérgio Hernandez. “Se quisermos mais que isso, temos que esperar que venha o Los Angeles Lakers. O Interligas é o torneio que tem a qualidade máxima nesse continente”, competou.

Jogando diante de sua torcida, em Mar Del Plata, Hernandez, treinador também da Seleção Argentina, espera casa cheia na decisão. “Vencer esse torneio importa, e muito. Este é o primeiro Interligas. Se vencermos, seremos o primeiro de todos. Isso nunca se repete. Na quinta-feira, o ginásio tem que estar lotado”, afirmou o treinador.

Os grandes destaques da equipe argentina são o ala Léo Gutierrez, campeão olímpico em Atenas 2004, e o ala norte-americano Kyle Lamonte. Porém, o principal cestinha do time no primeiro quadrangular do Interligas foi o armador Tato Rodríguez, com 21,6 pontos por partida. Outro grande nome do Peñarol é o jovem ala Daniel Mata, que teve médias de 10 pontos e 9,3 rebotes.

Confira os jogos do Torneio Interligas:

Grupo A (Brasília)
07/04 (quarta-feira)

Flamengo 89 x 91 Juventud Sionista
Universo/BRB/Financeira/Brasília 102 x 81 Libertad Sunchales

08/04 (quinta-feira)
Flamengo 89 x 68 Libertad Sunchales
Universo/BRB/Financeira Brasília 102 x 93 Juventud Sionista

Grupo B (Mar del Plata)
09/04 (sexta-feira)

Atenas 76 x 94 Vivo/Franca
Peñarol 87 x 75 Pitágoras/Minas (SPORTV)

10/04 (sábado)
Vivo/Franca 87 x 92 Pitágoras/Minas
Peñarol 74 x 64 Atenas

11/04 (domingo)
Atenas 96 x 89 Pitágoras/Minas
Vivo/Franca 73 x 88 Peñarol

Final (Mar Del Plata)
15/04 (quinta-feira)
21h – Peñarol x Universo/BRB/Financeira Brasília (SPORTV)