#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

AirTúlio!

19-03-2022 | 03:00
Por Liga Nacional de Basquete

Com nível alto e risco máximo, Túlio da Silva usa de todo seu atleticismo e se sagra campeão do Enterradas Penalty no Jogo das Estrelas 2022

O título fica para o Rio de Janeiro desta vez. Coroando as séries de aparições nos Top Fives da semana do NBB, Túlio da Silva, do Flamengo, enterra com todo seu atleticismo, supera Camargo, atleta do Pato Basquete, e se torna campeão do Enterradas Penalty na noite desta sexta-feira (18), na Arena Carioca 1. 

Túlio da Silva: o homem dos melhores momentos (Fotojump/LNB)

Desde o começo Túlio veio demonstrando que estava preparado para a missão. Na primeira fase o atleta simplesmente derrotou o ex-finalista da última edição, Alex Dória, do São Paulo, de forma unânime. Na semifinal o atleta derrotou Márcio, do Franca, com muita criatividade e impulsão. Na final, os atletas aumentaram o nível de recurso para a enterrada e, mesmo com Camargo não acertando sua chance, o ala do Flamengo se coroou com uma enterrada atlética e efusiva.

“Quero dar credibilidade a todos os atletas que competiram e principalmente a quem torceu por mim aqui. Foi sensacional. Ao Camargo principalmente, porque levantaram o nível do torneio e foi muito especial para mim. Eu agradeço muito por estar aqui e ter conseguido levar este título dentro de uma competição desse tipo. É um sonho e eu só tenho a agradecer.”

O corpo de júri da competição teve um elenco especial: apenas crianças julgaram as enterradas dos atletas. Com idade entre 9 e 12 anos, os jurados Gustavo, do Rio de Janeiro, Aílton e Ana Luísa, da Cidade de Deus, Alice, do Rio 2, e Murilo, de Franca, tiveram a difícil missão de avaliar escolher quem avançava para a segunda fase.

Primeira fase:

Serjão (Cerrado Basquete) x Camargo (Pato Basquete)

Serjão veio com criatividade e tentou enterrar enquanto apagava as velas do cupcake que estava no aro, mas não conseguiu o segundo feito. Camargo chegou com uma enterrada reversa e ganhou os votos da garotada.

Mãozinha (Fortaleza EC) x Caboclo (São Paulo)

Ao soar do tempo, na última tentativa, Mãozinha simplesmente passou a bola entre as pernas, enquanto estava no ar, e amassou o aro. No mesmo estilo, Bruno Caboclo fez o mesmo, na segunda tentativa, com mais força e limpa, sendo o mais votado pelos jurados.


Renan (123 Minas) x Márcio (Sesi Franca Basquete)

Na primeira tentativa, Renan quicou a bola no chão, pegou a bola no ar, girou 180º e enterrou com facilidade. Como Vince Carter, um dos maiores dunkers da história da NBA, Márcio quicou a bola por trás da tabela, pulou embaixo do garrafão e no ar conseguiu fazer a enterrada passando para a semifinal.


Túlio (Flamengo) x Alex Dória (São Paulo)
Túlio não deu chance e, “de prima”, colocou a bola acima da cabeça, fez um windmill (rodamoinho) reverso com as duas mãos no ar e enterrou com ferocidade. Alex Dória não conseguiu executar sua ideia criativa de captar a bola no ar e dunkar com uma mão fazendo um windmill também.


SEMIFINAL:

Camargo (Pato Basquete) x Bruno Caboclo (São Paulo)

Camargo simplesmente pulou duas pessoas, girando a bola em movimento “windmill”, e anotou sua enterrada na segunda tentativa. Caboclo quicou a bola no chão, pegou no ar e enterrou passando por baixo da cesta, mas o atleta do Pato Basquete avançou para a próxima fase.


Márcio (Sesi Franca) x Túlio da Silva (Flamengo)

Márcio deu início a essa disputa com uma enterrada feroz depois de tirar a bola atrás da cabeça. Túlio fez uma tabelinha com a própria tabela de basquete, pegou a bola no ar, fez o rodamoinho e enterrou para ir à final do Enterradas Penalty.


FINAL:

Camargo (Pato Basquete) x Túlio da Silva (Flamengo)

Camargo deu início a disputa tentando pular uma pessoa que estava com a bola em cima da cabeça, pegando a bola enquanto passava ela entre as pernas, mas não conseguiu. Túlio, com espírito esportivo e pronto para fazer espetáculo, saiu da zona morta, com rapidez, impulso e força, meteu uma dunk inversa para ser campeão do Enterradas Penalty.


O projeto do Jogo das Estrelas 2022 tem o apoio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). O evento ainda conta com o apoio da Budweiser, SKY, Penalty, Betmotion, Centauro e Eurofarma.