#JOGAJUNTO

O NBB mais disputado de todos

01-04-2011 | 10:29
Por Liga Nacional de Basquete

Nada definido no NBB. Pinheiros, Flamengo, Brasília, Franca, Bauru e Uberlândia ainda lutam pelo G4 na última rodada. Confira tudo o que ainda pode acontecer

O NBB 2010/2011 chega em sua última rodada totalmente indefinido. Todos os times ainda lutam por uma posição melhor neste domingo e alguns deles estão na disputa pelas primeiras posições. Para poder entender melhor o que ainda pode acontecer no campeonato, nós detalhamos todas as possibilidades que podem ocorrer com os seis clubes que ainda lutam pela liderança ou por uma vaga no G4, que vale classificação para a segunda edição do Torneio Interligas Brasil/Argentina. Confira:

<strong>1º – Pinheiros/SKY</strong>
O Pinheiros/SKY precisa de uma simples vitória diante do Vivo/Franca, neste domingo, para garantir o primeiro lugar do NBB. Caso isso não aconteça, duas situações podem ocorrer. A primeira é se o Flamengo também não vencer na rodada. Nesse caso, quatro times (Pinheiros, Flamengo, Franca e Brasília) empatarão com a mesma campanha. No confronto direto entre as equipes, Franca e Pinheiros se confrontariam em primeiro, sendo que o time da capital paulista venceu a primeira partida no NBB por 86 a 79. O atual líder precisaria perder o jogo por até sete pontos para manter a liderança.

O segundo caso é se o Flamengo vencer na rodada. Nessa situação, os cariocas assumiriam a primeira colocação, com uma vitória a mais que os rivais, e o Pinheiros ficaria empatado com Franca e Brasília na segunda colocação. No confronto direto entre as três equipes, o Franca se sobressai (três vitórias), seguido de Pinheiros (duas) e Brasília (uma).
<strong>
2º Flamengo</strong>
O Flamengo precisa vencer o Winner/Limeira e torcer para uma derrota do Pinheiros para assumir automaticamente a liderança do NBB. Caso o Pinheiros vença, os cariocas garantem com uma vitória a segunda colocação. Se ambos perderem, a situação de empate quádruplo entre Pinheiros, Flamengo, Brasília e Franca ocorrerá e, assim, Franca seria primeiro, seguido de Pinheiros, Brasília e Flamengo. Os cariocas perdem no confronto direto com os brasilienses.

<strong>3º Uniceub/BRB/Brasília</strong>
O Uniceub/BRB/Brasília não pode fazer muita coisa a não ser esperar pelo fim da rodada. Ser líder é impossível, mas os brasilienses ainda podem ficar com a segunda colocação caso o Pinheiros vença o Franca e o Flamengo perca seu jogo, pois eles empatariam com os cariocas e venceriam no confronto direto.

Se isso não acontecer, outras três situações podem ocorrer. A primeira é se o Pinheiros e o Flamengo vencerem, Brasília permanece em terceiro. A segunda é se o Pinheiros perder para o Franca e o Flamengo vence, Brasília empataria com Pinheiros e Franca na segunda colocação, onde, no confronto direto, Franca se sobressairia (três vitórias), seguido de Pinheiros (duas) e Brasília (uma), na quarta colocação. A última opção seria a derrota do Pinheiros e do Flamengo, em que haveria um empate quádruplo, como citado acima (1º Franca, 2º Pinheiros, 3º Brasília e 4º Flamengo).

<strong>4º Vivo/Franca</strong>
O Vivo/Franca encontra-se na posição mais impressionante da tabela de classificação. Os francanos podem ser líderes, como podem também sair do G4. Com uma vitória sobre o Pinheiros e a derrota do Flamengo, os francanos entrariam no empate quádruplo, citado acima, e ficariam com a liderança do NBB, caso vençam o Pinheiros por uma vantagem superior a sete pontos. Se o Franca vencer e o Flamengo também, os francanos entrariam num tríplice empate com Pinheiros e Brasília, assumindo a segunda colocação, superando os rivais no confronto direto.

Agora, se os francanos perderem, várias situações podem ocorrer. A primeira é se o Itabom/Bauru e o Unitri/Universo também perderem. Nesse caso, Franca se mantém na quarta posição. Se apenas Bauru vencer, os francanos perdem a posição no G4 para o rival, já que os bauruenses superam no confronto direto. Se apenas Uberlândia vencer, a situação se repete, com Franca caindo para a quinta posição. Agora, se ambas as equipes vencerem, todos empatariam com a mesma campanha, com Bauru se sobressaindo no confronto entre os três (três vitórias), seguido do Franca (duas) e Uberlândia (uma).

<strong>5º Itabom/Bauru</strong>
O Itabom/Bauru precisa vencer o Vitória Basquete/CECRE, no domingo, e torcer para uma derrota do Franca para voltar ao G4 do NBB e disputar o Torneio Interligas. Caso o Franca não perca, Bauru permanecerá em quinto com uma simples vitória ou poderá cair para sexto se perder para o time capixaba e Uberlândia vencer o seu jogo.
<strong>
6º Unitri/Universo</strong>
O Unitri/Universo também tem chances de chegar ao Torneio Interligas se conseguir vencer o Araldite/Univille e aproveitar uma derrota do Franca e do Bauru, nos seus respectivos jogos. Se somente o Franca vencer, Uberlândia assume a quinta colocação com um triunfo no domingo. Se somente Bauru e Uberlândia vencerem, ocorreria o tríplice empate, citado acima, em que Bauru se sobressairia no confronto entre os três (três vitórias), seguido de Franca (duas) e Uberlândia (uma). No caso da vitória dos três, o time mineiro permanece na sexta colocação.

Se os mineiros perderem para o Joinville duas coisas podem ocorrer. A primeira, se Bauru vencer, Uberlândia empata com os catarinenses, com a mesma campanha (18 vitórias), e cai para a sétima colocação, perdendo no confronto direto. Agora, se Bauru também perder, os três times ficam empatados e Uberlândia também cai para a sétima colocação, com Bauru em quinto (quatro vitórias no confronto direto entre as equipes) e Joinville em sexto (duas).

<strong>Confira os jogos da última rodada do NBB:

03/04 (domingo)</strong>
10h – Winner/Limeira x Flamengo (SPORTV)
11h – Unitri/Universo x Araldite/Univille
11h – São José/Unimed/Vinac x Interforce/Minas
11h – Araraquara x Paulistano/Amil
11h – Vila Velha/Garoto/BMG/UVV x Assis Basket
11h – Vitória Basquete/CECRE x Itabom/Bauru
12h – Vivo/Franca x Pinheiros/SKY (SPORTV)