HOJE
O Nordeste vai parar!
Por Liga Nacional de Basquete
Brigando por objetivos diferentes na tabela de classificação, Basquete Cearense e Vitória fazem segundo clássico nordestino na história do NBB CAIXA, nesta terça-feira

Basquete Cearense e Vitória farão segundo duelo nordestino na história do NBB CAIXA, para decidirem seus futuros na competição (Francisco Galvão/EC Vitória)
Na última rodada da fase de classificação do NBB CAIXA 2015/2016, o confronto entre Solar Cearense e Universo/Vitória vai ditar o futuro de ambas equipes competição. Enquanto os cearenses brigam por uma vaga no G-4, os baianos querem terminar dentro do G-12 e assim garantir participação nos playoffs. Os dois representantes da Região Nordeste se enfrentarão nesta terça (29/03), em Fortaleza (CE), às 20 horas (de Brasília).
Para os mandantes a matemática é muito simples. Em caso de vitória, os comandados de Alberto Bial só não terminam dentro do G-4, caso o Paulistano/Corpore perca seu jogo diante da Liga Sorocabana e seus outros rivais diretos (UniCEUB/Cartão BRB/Brasília e Mogi das Cruzes/Helbor) vençam seus compromissos. Se os comandados de Alberto Bial forem derrotados nesta terça, a equipe terá que contar com resultados negativos dos três adversários na briga.
+Clique e confira o que cada time precisa para terminar dentro do G-4 do NBB CAIXA 2015/2016
O Vitória tem uma situação mais tranquila em sua busca de chegar aos playoffs. A equipe depende apenas de si para terminar dentro do G-12. Caso não consiga o resultado positivo, o rubro-negro baiano terá que contar com pelo menos duas derrotas de seus rivais diretos pelas vagas as oitavas (Banrisul/Caxias do Sul, Liga Sorocabana e São José Basketball).
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte, Avianca e Spalding.

Holloway foi um dos carrascos do Pinheiros, na vitória da equipe da capital paulista, por 93 a 81, sobre o Basquete Cearense (Ricardo Bufolin/ECP)
Em sua última partida pelo NBB CAIXA, o Basquete Cearense não foi feliz. Na capital paulista, diante do EC Pinheiros, a equipe conheceu sua nona derrota na temporada, por 93 a 81. Os carrascos cearenses foram Bennett e Holloway, que combinaram para 45 pontos. Do lado alvirrubro, destaque para Toledo, que anotou seu terceiro duplo-duplo nos últimos quatro jogos e sexto na temporada, ao fazer 23 pontos e pegar 11 rebotes, e Felipe que terminou o duelo com 22 tentos e oito sobras.
Já o Vitória, após vencer confronto direto contra o Caxias, por 76 a 72, com grande atuação de Calvo, também perdeu para o Pinheiros, por 75 a 60, sua pior derrota desde o duelo contra o CR Flamengo. Na partida disputada em São Paulo (SP), Holloway, com 22 pontos e seis rebotes, e Lucas Dias, com 23 pontos e quatro conversões para 3 pontos, roubaram a cena.

Sofrendo 23 pontos de Lucas Dias, o Vitória não conseguiu segurar o Pinheiros e perdeu, por 75 a 60, em sua última partida no NBB CAIXA (Ricardo Bufolin/ECP)
Para se garantir no G-4 e ter folga na fase oitavas de final, o Basquete Cearense terá que provar mais uma vez sua força como mandante. Nas últimas nove partidas disputadas em Fortaleza, o elenco comandado por Alberto Bial venceu oito. O alvirrubro cearense saiu de quadra derrotado apenas diante do Rio Claro Basquete, por 67 a 64, na pior atuação ofensiva da equipe na temporada (empatada com a derrota para o Decisão Engenharia/Minas, por 69 a 64).
Outro ponto fundamental para equipe cearense é a defesa, que está entre as cinco melhores deste NBB CAIXA. Com média de 74,04 pontos sofridos por partida, o Basquete Cearense está exatamente empatado com o Minas, como as quartas melhores defesas desta temporada. Os líderes são: Flamengo, com 70,78, Rio Claro, com 73,54, e Paulistano, com 73,89.
Em casa o desempenho defensivo é ainda melhor, com média de 72,38 pontos sofridos por confronto. Inclusive, em sete das 13 partidas disputadas no Ginásio Paulo Sarasate, nesta temporada, o sistema defensivo montado por Alberto Bial sofreu menos de 70 pontos.

No primeiro duelo entre nordestinos na história do NBB CAIXA, o Basquete Cearense bateu o Vitória, por 71 a 60, fora de casa (Francisco Galvão/EC Vitória)
Os dois adversários já se enfrentaram neste NBB CAIXA, em jogo válido pela 15ª rodada. Mesmo fora de casa, o Basquete Cearense venceu, por 71 a 60, com grande atuação de Tiagão, que registrou seus recordes nesta edição em pontos (20) e rebotes (11). Do lado rubro-negro, Edu Mariano foi o destaque, ao anotar 17 tentos, pegar sete rebotes e recuperar quatro bolas.
No primeiro duelo nordestino em toda história do NBB CAIXA, o Vitória não contou com um de seus protagonistas nesta temporada. Calvo se ausentou de apenas dois jogos nesta edição, um deles justamente no clássico contra os cearenses. O espanhol tem média de 16,1 pontos por partida, já alcançou dois dígitos de pontuação em nove partidas e é peça indispensável para o sucesso rubro-negro.
Confira as partidas da última rodada da fase de classificação do NBB CAIXA:
– 29/03 (Terça-feira)
20h – Paschoalotto/Bauru x Franca Basquete
20h – Banrisul/Caxias do Sul Basquete x EC Pinheiros
20h – Decisão Engenharia/Minas x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília
20h – São José Basketball x Mogi das Cruzes/Helbor
20h – Liga Sorocabana x Paulistano/Corpore – ao vivo no #NBBnaWeb
20h – Solar Cearense x Universo/Vitória
20h – Macaé Basquete x Flamengo
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca