#JOGAJUNTO

NBB Caixa

O Palestra vai ferver!

15-04-2015 | 10:24
Por Liga Nacional de Basquete

Após vencer o Jogo 3, Palmeiras busca empate na série oitavas de final com Franca, nesta quinta-feira, novamente no Ginásio Palestra Itália: "será mais uma final"

Maxi Stanic, do Palmeiras

Palmeiras, do ídolo Maxi Stanic, quer empatar a série e levar a decisão da vaga nas quartas para o Jogo 5 (Fábio Menotti/Ag. Palmeiras)

Depois de vencer o terceiro jogo das oitavas de final do NBB contra o Franca Basquete diante de seu torcedor e diminuir a desvantagem na série para 2 a 1, o Palmeiras/Meltex tentará empatar o confronto e levar a decisão da vaga nas quartas de final para o interior paulista, nesta quinta-feira (16/04), novamente no “invicto” Ginásio Palestra Itália, na capital paulista, às 20 horas (de Brasília).

Antes perdendo por 2 a 0, a equipe alviverde entrou para o duelo de número três da série com a “corda no pescoço”, mas fez valer sua força como mandante e ganhou, por 80 a 73. Os destaques do triunfo palmeirense ficaram por conta do ala/armador Neto, com 20 pontos, e do armador argentino Maxi Stanic, autor de expressivos 18 pontos, nove assistências e sete rebotes, quase um triplo-duplo.

“A estratégia será a mesma do outro jogo: tentar tirar o Léo (Meindl) e o Mata do jogo. Se o Helinho e o Figueroa começarem a pontuar mais, é bom para a gente, porque o que precisamos mesmo é não deixar que o Léo e o Mata entrem no jogo, aí seria um problema, ainda mais com o Mata jogando como 4 (ala/pivô). Se controlarmos isso temos muita chance de vencer de novo”, comentou o ídolo alviverde Maxi Stanic.

+Clique aqui e confira o caminho que as equipes percorrerão até a Final da temporada 2014/2015 do NBB 

Com o resultado positivo da última terça-feira, o Verdão estendeu sua invencibilidade histórica nos playoffs do NBB em partidas realizadas no Ginásio Palestra Itália, agora com três vitórias em três jogos. O triunfo também manteve a escrita caseira do confronto entre Franca e Palmeiras no NBB, que nunca foi vencido pelo visitante nas nove partidas entre os dois times na história do campeonato.

“Jogar com o apoio da nossa torcida sempre faz a diferença. Na fase de classificação jogamos 11 partidas em casa (no Palestra Itália) e perdemos só quatro. Demonstramos que somos um time que quando joga em casa se sente cômodo e pode correr muito, e quando corremos fazemos a diferença. Acredito que o ginásio estará ainda mais lotado na quinta-feira e será mais uma final”, completou ‘Maxico’ Stanic.

Palmeiras nunca perdeu um jogo de playoff do NBB diante de seu torcedor no Palestra Itália (Fábio Menotti/Ag. Palmeiras)

Palmeiras nunca perdeu um jogo de playoff do NBB diante de seu torcedor no Palestra Itália (Fábio Menotti/Ag. Palmeiras)

Após permanecer vivo na briga por um lugar nas quartas de final, o Palmeiras caminha para repetir a situação ocorrida nas oitavas da temporada passada. No NBB 6, a equipe alviverde também perdeu seus dois primeiros jogos do mata-mata contra o São José/Unimed, mas se recuperou nos dois jogos no Palestra Itália, empatou a série e levou a decisão da vaga para o Jogo 5, vencido pelos joseenses.

Em busca da virada, a equipe alviverde tenta reverter uma desvantagem que chegou a ser de 2 a 0 para Franca na série, algo raro no NBB e que aconteceu somente três vezes em toda a história do campeonato, sendo apenas uma delas vindas de um time de pior campanha na fase de classificação – o Mogi, 12º colocado na primeira fase do NBB 6, virou para 3 a 2 uma série quartas de final que começou 2 a 0 para a Winner/Limeira.

+Clique aqui e confira mais informações e curiosidades históricas sobre as oitavas de final do NBB

As duas outras incríveis reviravoltas depois de 2 a 0 nos playoffs do NBB vieram por parte do Pinheiros/SKY. A primeira delas foi na temporada 2011/2012, quando o clube da capital paulista perdeu seus dois primeiros compromissos das quartas contra o Joinville, mas venceu os três seguintes e foi às semifinal. O outro foi no ano seguinte, nas oitavas do NBB 5, contra o Limeira.

Mata, do Franca, e Jhonatan, do Palmeiras

Franca quer vencer para fechar a série e ir às quartas de final (Fábio Menotti/Ag. Palmeiras)

“O playoff é incômodo, pois na hora que você não se sente incômodo é que é perigoso. Talvez o perigo tenha residido no fato de ter 2 a 0. Quando você tem 2 a 0 é que nem você quando você tem muito dinheiro na conta bancária e nem olha o cheque que assina, e quando vê, não tem mais dinheiro, aí você leva um susto. Por mais que a gente alerte os jogadores dessa comodidade, é complicado. Para ganhar um jogo temos que fazer por merecer dentro da quadra, mas não merecemos vencer o Jogo 3 e podemos fazer muito melhor”, disse o técnico do Franca, Lula Ferreira.

Caso os comandados do técnico Régis Marrelli vençam o Jogo 4 e empatem a série, o quinto e decisivo jogo será no domingo (19/04), no Ginásio Pedrocão, casa do Franca Basquete, às 11 horas (de Brasília).

“Agora que a série está 2 a 1 o jogo de quinta=feira é o único que nos interessa. Vamos entrar com a cabeça melhor e ver o que a gente errou para não falhar de novo. Com isso teremos mais chances de ver, fechar essa série e ir para as quartas de final”, declarou o ala/pivô Lucas Mariano, do Franca, autor de 20 pontos no duelo da última terça-feira.

Confira o calendário completo da série oitavas de final do NBB 7:

Franca Basquete (8º) 2 x 1 Palmeiras/Meltex (9º)
Jogo 1 – Franca 79 x 74 Palmeiras
Jogo 2 – Franca 81 x 64 Palmeiras
Jogo 3 – Palmeiras 80 x 73 Franca
Jogo 4 – 16/04 (quinta-feira), às 20h, no Ginásio Palestra Itália, em São Paulo
Jogo 5* – 19/04 (domingo), às 11h, no Ginásio Pedrocão, em Franca