HOJE
O Palestra vai tremer!
Por Liga Nacional de Basquete
Palmeiras testa seu excelente aproveitamento no Palestra Itália e tenta quebrar tabu no clássico com o Flamengo, nesta quinta-feira, com transmissão ao vivo do site da LNB
O Ginásio Palestra Itália vai tremer nesta quinta-feira (12/02). O motivo? O clássico entre os tradicionais Palmeiras/Meltex e o embalado Flamengo, que colocará em cheque o grande retrospecto de sete vitórias em oito partidas dos palmeirenses jogando em sua casa no NBB 7 e promete sacudir as estruturas palestrinas. O duelo, válido pela 23º rodada, acontecerá às 20 horas (de Brasília) e terá transmissão ao vivo do site da LNB (www.lnb.com.br/tempo-real).
Mais do que os bons momentos e desempenhos, o dérbi entre alviverdes e rubro-negros colocará em jogo um extenso tabu. Desde que entrou no NBB, na temporada 2012/2013, o Palmeiras jamais derrotou o Flamengo em toda a história. Até hoje, cinco partidas foram realizadas, com cinco vitórias dos cariocas, uma delas no primeiro turno da atual temporada, no Rio de Janeiro (RJ), pelo placar de 81 a 77.
+Clique aqui e confira o histórico completo do confronto entre Palmeiras e Flamengo no NBB
Usando o fator casa como seu grande trunfo na atual temporada, o Palmeiras chega para o clássico vindo de uma bela vitória sobre o Macaé, por 83 a 67, também diante de seu torcedor, e com isso permaneceu na oitava colocação, com 11 vitórias em 22 jogos (50% de aproveitamento), mesma campanha do Franca, que leva vantagem no confronto direto e por isso fica na sétima posição.
“Começamos bem fortes defensivamente, mas o ataque não. Erramos muitas bolas, algo que é normal após duas derrotas. A bola acaba ficando ‘mais pesada’ e perdemos um pouco a confiança, mas o time cresceu ao longo da partida e as bolas começaram a cair. Sem dúvida nenhuma, a defesa foi o ponto forte. Sofremos poucos pontos, e esse foi o grande mérito da equipe”, elogiou o técnico do Palmeiras, Régis Marrelli.
+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2014/2015 do NBB
Se vencer o clássico, o clube de Palestra Itália ultrapassará os francanos e assumirá a sétima colocação, ficando também bem próximo ao sexto colocado Paulistano/Unimed. Já em caso de revés, os palmeirenses poderão ser superados pelo UniCEUB/BRB/Brasília e cair para o nono lugar, podendo ainda ficar empatado com o décimo colcado São José/Unimed, tudo isso em caso de vitórias de candangos e joseenses também na quinta-feira.
Já o atual bicampeão Flamengo atravessa uma grande fase na sétima edição do NBB e vem de quatro vitórias seguidas, sobre Minas, Unitri/Pilhas Energizer, Franca Basquete e Pinheiros/SKY. Depois da ótima sequência positiva, os comandados do técnico José Neto ultrapassaram o Mogi e assumiram a terceira colocação, agora com campanha de 15 vitórias em 21 oportunidades (71,4% de aproveitamento).
“Nossa equipe vem de uma sequencia muito boa, com jogos consistentes e conseguindo controlar o ritmo das partidas, fazendo com que todos os jogadores se sintam bem em quadra. Isso é importante e dá confiança para mantermos esse panorama no clássico contra o Palmeiras, que tende a ser tenso, com duas equipes muito aguerridas. Mas sinto que o Flamengo está vivenciando um momento de muita confiança e vai lutar pela vitória”, declarou o rubro-negro Vitor Benite.
A equipe do Rio de Janeiro precisa de uma vitória para não levar o “troco” e tornar a ser ultrapassado pelo quarto colocado Mogi, que também entra em quadra nesta quinta-feira, contra o Brasília. Isso só acontecerá se os mogianos vencerem os candangos no Ginásio Hugo Ramos e o Flamengo perder para o Palmeiras no Palestra Itália. Em caso de quaisquer outros resultados, o clube da Gávea manterá a terceira posição.
Para tentar manter seu retrospecto positivo no Palestra Itália e quebrar o longo tabu contra o Flamengo, o Palmeiras terá dois possíveis desfalques: o ala Jhonatan e o ala/pivô Douglas Nunes, que se lesionaram e tiveram que deixar a quadra de cadeira de rodas na partida frente ao Macaé Basquete na última terça-feira. Pelo lado do Flamengo, a baixa é Marcelinho Machado, que não viajou a São Paulo para a maratona de três jogos fora de casa.
“É um jogo diferente. São duas equipes de camisa. Embora eles estejam um patamar acima do nosso e com as preocupações referentes às lesões, que vão interferir bastante na equipe, cada jogo é uma história. Vamos entrar para buscar a vitória, brigar bastante e fazer uma boa partida”, completou Régis.
Confira as partidas da 23ª rodada da temporada 2014/2015 do NBB:
– 12/02 (Quinta-feira)
19h – Pinheiros/SKY x Macaé Basquete
19h30 – Palmeiras/Meltex x Flamengo (ao vivo no site da LNB)
20h – Mogi das Cruzes/Helbor x UniCEUB/BRB/Brasília
20h – São José/Unimed x Basquete Cearense
– 13/02 (Sexta-feira)
19h30 – Paschoalotto/Bauru x Winner/Limeira (ao vivo no SporTV)
20h – Minas Tênis Clube x Paulistano/Unimed
20h – Unitri/Pilhas Energizer x Liga Sorocabana
20h – Franca Basquete x Rio Claro Basquete