#JOGAJUNTO

NBB Caixa

O Panela vai ferver!

18-02-2016 | 06:24
Por Liga Nacional de Basquete

No Panela de Pressão, sede do Grupo E, Bauru e Mogi dão início às disputas da segunda fase da Liga das Américas 2016 nesta sexta-feira

Com campanhas invictas na primeira fase, os brasileiros Paschoalotto/Bauru e Mogi das Cruzes/Helbor iniciarão nesta sexta-feira a disputa por uma vaga no Final Four da Liga das Américas 2016. As equipes paulistas terão a companhia do Malvin (URU) e Quimsa (ARG) no Grupo E da competição, que será disputado no Ginásio Panela de Pressão, entre os dias 19, 20 e 21 de fevereiro.

Sgo. Del Estero, Argentina - 22 de Enero de 2016 - Partido de la Liga de las Américas 2016 - Grupo B Bauru vs. Marinos de Anzoategui. (photo: Gaspar Nóbrega/FIBA Americas)

O Bauru avançou invicto à segunda fase da Liga das Américas, com três vitórias (Gaspar Nóbrega/FIBA Americas)

Na primeira fase, os bauruenses foram até Santiago del Estero (ARG), onde bateram, respectivamente, o Marinos de Anzoátegui (VEN), por 84 a 82, o Toros del Norte (NIC), por 100 a 58, e o Quimsa (ARG), por 76 a 71, equipe que também estará em Bauru neste fim de semana. Destaque para a grande atuação do armador Ricardo Fischer no último jogo, em que anotou 24 pontos, pegou sete rebotes e distribuiu nove assistências.

“É um grupo muito difícil, temos uma ligeira vantagem por jogar em casa, mas é um grupo de times muito competentes e que está em aberto, qualquer time pode chegar ao Final Four e não podemos errar um minuto se quisermos avançar”, destacou Fischer.

+Clique aqui e confira a tabela de jogos completa da Liga das Américas 2016

Mogi também teve campanha invicta na primeira fase, porém sua trajetória foi bem diferente. Na cidade de Santiago de los Caballeros (DOM), a equipe venceu o Malvin (URU), time também presente no grupo E, por 82 a 60, o Metros de Santiago (DOM), por 77 a 66, e o Leones de Quilpué (CHI), por 100 a 83. Os destaques mogianos na fase foram Shamell, com 17,7 pontos por partida, Tyrone, com 14,0 pontos por jogo, e Lucas Mariano, com 15,0 pontos e 6,7 rebotes por confronto.

“Quando se chega nesta segunda fase é preciso estar mais preparado ainda. Os times serão mais fortes. Nosso objetivo é classificar para o Final Four e sabemos que não vai ser fácil, mas estamos treinando firme para o jogo desta sexta. Quando marcamos bem, conseguimos atacar melhor. O foco tem que ser a nossa defesa”, disse o armador Larry Taylor, do Mogi.

1/17/2016 - Santiago, República Dominicana - Partido entre Mogi das Cruzes (Brasil) vs Leones de Quilpue (Chile) durante la Liga de la Americas. (photo: Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

Com Shamell, Tyrone e Lucas Mariano inspirados, o Mogi se classificou na primeira fase com 100% de aproveitamento (Jose Jimenez-Tirado/FIBA Americas)

Atualmente na ponta da tabela de classificação e com seis vitórias consecutivas no NBB, o Bauru terá que contar com mais atuações exemplares do armador Ricardo Fischer para alcançar o Final Four da Liga das Américas 2016. Além do grande jogo pela Liga das Américas já citado, diante do Quimsa (ARG), recentemente o atleta teve ótimos desempenhos na competição nacional.

No dia 31 de janeiro, contra o UniCEUB/Cartão BRB/Brasília, Fischer fez 21 pontos, pegou oito rebotes e distribuiu cinco assistências, na vitória de sua equipe no NBB, por 94 a 92. Na partida seguinte, diante do EC Pinheiros, o armador anotou 24 pontos, alcançou cinco sobras e somou 10 assistências, em mais um triunfo do Bauru, por 100 a 88.

“Precisamos impor nosso ritmo desde o começo e usar o fator casa que é muito importante. Temos de estar concentrados os 40 minutos e executar o que o Demétrius (técnico) passar”, ressaltou Fischer.

BAURU MOGI

Em grande fase, Ricardo Fischer é líder de assistências desta edição da Liga das Américas (Caio Casagrande/Bauru Basket)

Já o Mogi, que recentemente encerrou uma sequência notável do Solar Cearense pelo NBB, contará com a força de seu elenco. Sexto colocado na competição, o time mogiano tem como destaque o ala Shamell, que além de cestinha da equipe, com média de 16,6 pontos por jogo,  é o único atleta do campeonato a atingir dois dígitos de pontuação em todos os jogos que realizou. Além dele são mais três atletas no elenco de Danilo Padovani com média superior a 10 pontos por partida: Tyrone (13,0), Larry Taylor (12,8) e Filipin (10,1).

“Nessa fase estão as oito melhores equipes da competição, e por isso não vai ter jogo fácil. Nosso objetivo é continuar fazendo nosso trabalho, com uma boa defesa, um jogo coletivo, para conseguir a classificação para a próxima fase. Para isso precisamos repetir as boas atuações que o time fez na primeira fase. Temos de levar nossa atitude em quadra, raça, se jogar de cabeça em todas as bolas, e o espírito de união”, analisou o técnico do Mogi.

Os brasileiros já se enfrentaram nesta temporada pelo NBB, em jogo válido pela nona rodada, no reencontro de Larry Taylor, do Mogi, com a torcida do Bauru. Melhor para os bauruenses, que em casa, bateram o Mogi, por 90 a 74. Os nomes da partida foram Alex, com 17 pontos, oito rebotes e quatro assistências, Jefferson, com 16 pontos, nove rebotes, três assistências e três roubos de bola, e Hettsheimeir, com 22 pontos e dez rebotes.

Confira a programação completa do Grupo E da Liga das Américas 2016:

Sede: Bauru (SP)

– 19/02 (Sexta-feira)
17h45 – Quimsa (ARG) x Mogi – ao vivo no SporTV
20h00 – Bauru x Malvin (URU) – ao vivo no SporTV

– 20/02 (Sábado)
18h45 – Malvin (URU) x Quimsa (ARG)
21h00 – Mogi x Bauru – ao vivo no SporTV

– 21/02 (Domingo)
17h45 – Mogi x Malvin (URU)
20h00 – Bauru x Quimsa (ARG)