#JOGAJUNTO

Liga Ouro

É tudo ou nada

27-05-2019 | 08:17
Por Liga Nacional de Basquete

Série chega ao Jogo 4 com possibilidade de título e emoção de sobra: confira o que rolou até aqui nas Finais entre São Paulo x Unifacisa

As Finais da Liga Ouro 2019 entre São Paulo e Unifacisa chegaram à sua reta final. Com 2 a 1 de vantagem na série, a equipe da Paraíba terá sua primeira chance de levantar a taça no Jogo 4, que acontecerá nesta terça-feira (28/05), às 19h30 (de Brasília), com transmissão ao vivo pelo Facebook do NBB CAIXA – sinal da página oficial da Unifacisa.

Caso vença o duelo desta terça-feira, a Unifacisa garantirá o acesso à elite do basquete nacional: o NBB CAIXA. Já em caso de triunfo do São Paulo, a série será decidida no Jogo 5, que caso necessário acontecerá na sexta-feira (31/05), no Morumbi, às 20 horas.

Para chegar até o Jogo 4, muita coisa já rolou nessa série. Quer saber um pouco mais? Dá uma conferida:

Jogo 1: vitória fora de casa

Em pleno Ginásio do Morumbi, a Unifacisa conseguiu uma importante vitória sobre o São Paulo, por 81 a 72, no primeiro confronto da série final. Em um jogo de extremo equilíbrio, a equipe de Campina Grande ficou atrás do placar até o último quarto, quando conseguiu virar a partida e se manter na ponta até o estouro do cronômetro.

Um dos grandes destaques do jogo foi o armador norte-americano Nate Barnes, cestinha do duelo com 26 pontos (4/6 nas bolas de 3 pontos), além de ter computado quatro assistências e 25 de eficiência.

Nate Barnes foi o grande nome da Unifacisa no Jogo 1 (Rubens Chiri/SPFC)

E o armador norte-americano foi decisivo nos minutos finais do confronto. Com um minuto e meio para o final do duelo, o jogador converteu uma bela cesta de 3 pontos, que deixou os visitantes com nove pontos de vantagem com um minuto para o final do duelo.

+Estatísticas completas de São Paulo 72 x 81 Unifacisa 

Jogo 2: o empate

No segundo confronto, também no Morumbi, quem se deu melhor foi o São Paulo. Em uma partida decidida nos segundos finais, a equipe paulista venceu a Unifacisa, por 85 a 84, e empatou a série em 1 a 1.

O grande destaque do tricolor paulista foi o jogo coletivo. Cinco jogadores da equipe pontuaram dígitos duplos: os norte-americanos Jalen Jones (18), Deonta Stocks (17) e Kyle Benjamin (16), e o armador Lucas Brito (15) e o pivô Rodrigues (10).

Com vitória suada no Jogo 2, São Paulo empatou a série (Rubes Chiri/SPFC)

O São Paulo ainda encerrou o confronto com 19 rebotes ofensivos, dez a mais que a Unifacisa. Com esse número, a equipe teve um ganho no volume ofensivo nas bolas de segunda chance no garrafão do adversário e usou esse fundamento para ser superior na partida.

+ Estatísticas completas de São Paulo 85 x 84 Unifacisa

Jogo 3: mão na taça

Já no Jogo 3, na Arena Unifacisa, a equipe da Paraíba fez valer o mando de quadra, venceu o São Paulo, por 71 a 66, e ficou a uma vitória do título da competição (2 a 1).

Um dos grandes destaques da vitória da Unifacisa foi o armador norte-americano Nate Barnes, que foi o cestinha do confronto, com 20 pontos. Além dele, o pivô Pezão, que anotou um duplo-duplo de 16 pontos e 13 rebotes, foi crucial para mais uma vitória da equipe da Paraíba.

Com um duplo-duplo, Pezão foi um dos protagonistas na vitória da Unifacisa (Daniel Nery/Unifacisa)

+Estatísticas completas de Unifacisa 71 x 66 São Paulo

Agora, com 2 a 1 de vantagem, a Unifacisa poderá fechar a série e conquistar o título já no próximo duelo, nesta terça-feira (27/05), na Arena Unifacisa, às 19h30, com transmissão ao vivo pelos canais oficiais da Unifacisa no Facebook e no Youtube e também na TV Itararé (local).

Técnicos analisam Jogo 4

A uma vitória do título, o treinador Eduardo Schafer, da Unifacisa, traçou o caminho que a equipe deve seguir para se sagrar campeã e reiterou que o Jogo 4 com o São Paulo será extremamente disputado.

Eduardo Schafer reafirma que nada está ganho (Robson Vilela/Londrina Unicesumar Basketball)

“O caminho para conquistarmos o título é o mesmo que traçamos na preparação lá em janeiro desse ano. Caminho de trabalho, seriedade, pés no chão e principalmente humildade. Traçamos isso lá atrás e tem dado certo. Respeitamos sempre os adversários e sabemos que vamos enfrentar novamente um grande time, que é muito qualificado, com uma comissão técnica de alto nível. Sabemos que será disputado, como foram os três jogos dessa série”, disse o comandante, que completou:

“Temos que aproveitar o fato de jogar em casa e o apoio da nossa torcida. Isso tudo pode contribuir. Sabemos que é difícil, não tem nada ganho e tudo está muito aberto ainda, mas espero muito que o nosso time possa fazer um bom jogo e fechar a série”, reiterou.

Já Cláudio Mortari, treinador do São Paulo, pontuou a tranquilidade como um fator decisivo para a equipe conseguir o resultado positivo e empatar a série.

Cláudio Mortari prega tranquilidade para conseguir o resultado (Divulgação/SPFC)

“O resultado de uma partida desse nível vai depender muito da nossa tranquilidade na hora da decisão. Aconteceram alguns erros pontuais, especialmente no aproveitamento ofensivo, que foi aquém das nossas possibilidades. Acredito que fizemos um trabalho defensivo bom, o problema foi termos pontuado pouco. Se conseguirmos elevar esse percentual de aproveitamento ofensivo, isso vai nos dar uma possibilidade bastante razoável de empatarmos a série”, disse o comandante, que completou:

“Conseguimos anular algumas jogadas da Unifacisa, mas cometemos alguns erros que acabaram sendo fatais, afinal basquete é um jogo de erros. Mas não há nada perdido para nós”, finalizou Cláudio Mortari.

O calendário das Finais

Jogo 1 – 21/05 (Terça-feira) – São Paulo 72 x 81 Unifacisa – Ginásio do Morumbi

Jogo 2 – 23/05 (Quinta-feira) – São Paulo 85 x 84 Unifacisa – Ginásio do Morumbi

Jogo 3 – 26/05 (Domingo) – Unifacisa 71 x 66 São Paulo – Arena Unifacisa

Jogo 4 – 28/05 (Terça-feira), às 19h30, na Arena Unifacisa, em Campina Grande

Jogo 5* – 31/05 (Sexta-feira), às 20 horas, no Ginásio do Morumbi, em São Paulo

*Se necessário