HOJE
O Paulista vai começar
Por Liga Nacional de Basquete
São José, vice-campeão do NBB, e Mogi das Cruzes abrem nesta quinta-feira o principal campeonato estadual do país, em São José dos Campos

Paulistas começam a disputar o título do estadual mais equilibrado do país (Montagem/LNB)
A bola vai subir para as equipes de São Paulo. Começa nesta quinta-feira (16/08) o Campeonato Paulista de Basquete Masculino 2012, considerado o estadual mais forte do país. Separados em duas chaves, 15 equipes vão disputar o título. Dez desses times estão inscritos no NBB: Pinheiros/SKY (atual campeão paulista), São José/Unimed (atual vice-campeão paulista e do NBB), Paschoalotto/Bauru, Vivo/Franca, Paulistano/Unimed, Winner/Kabum/Limeira, LSB (Liga Sorocabana de Basquete), Suzano/Campestre/Instituto Ratto, Mogi das Cruzes/Sanfill e Palmeiras. Completam a competição Metodista/São Bernardo, Inter/Prefeitura de Santos, América/Unirp/Rodobens/Smel/3M, ACBD/Rio Claro e Jacareí Basketball/ABJ.
O jogo de abertura do Paulista será feito por São José e Mogi das Cruzes, em São José dos Campos, a partir das 21h15 desta quinta, válido pelo grupo A. Será a oportunidade de a torcida da cidade do interior paulista rever os jogadores que fizeram uma campanha histórica na temporada 2011/2012 do NBB, levando a equipe à final, sendo batida apenas pelo tricampeão Uniceub/BRB/Brasília. Na estreia, o vice-campeão paulista e do NBB não contará com o MVP da competição nacional, o pivô Murilo, que se recupera de uma cirurgia para curar uma tendinite no joelho esquerdo. Além dele, o ala/pivô Jeferson ficará fora, para tratar um problema lombar.
Será a primeira partida do São José desde a final do NBB, por isso, o técnico Régis Marrelli alertou para os perigos que a equipe joseense pode encontrar na estreia no Paulista e que será fundamental manter a concentração durante todo o jogo, para evitar surpresas desagradáveis.
“Trata-se de uma estreia difícil, pois estamos há dois meses sem jogar e vamos encarar um adversário forte e reforçado, que vem fazendo boas campanhas desde que retornou a elite do basquete, mas nosso pensamento é de vitória, ainda mais jogando em casa. Para que isso ocorra, temos que entrar com o máximo de foco, fazendo prevalecer o mando, fato este que foi uma das virtudes do time nas últimas temporadas”, declarou Marrelli.
Surpreender é exatamente a meta do Mogi das Cruzes, sem perder o respeito pelo adversário. A preparação na pré-temporada foi centrada neste primeiro confronto do Paulista. “O time está bem e, mesmo perdendo os dois últimos amistosos, pudemos dar ritmo a todo elenco e fazer algumas análises importantes, pensando justamente nesta difícil estreia. Trabalhamos forte na pré-temporada, e o nosso objetivo é fazer um bom jogo, encarando com humildade a forte equipe do São José, mas procurando surpreender”, afirmou o técnico do time, Marcelinho Ribeiro.
Além de São José e Mogi das Cruzes, o grupo A tem Pinheiros, Paulistano, Suzano, Palmeiras, Metodista, Palmeiras e Inter de Santos. A chave B é formada por Bauru, Franca, Limeira, Liga Sorocabana, Rio Claro, América de São José do Rio Preto e Jacareí. A estreia de todas as outras equipes, exceto Rio Claro, no Paulista acontecerá neste fim de semana.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca