#JOGAJUNTO

NBB Caixa

O Timedos Sonhos

13-06-2019 | 11:39
Por Liga Nacional de Basquete

Com MVP Bud da Fase de Classificação, Melhor Estrangeiro e multicampeão, Quinteto Ideal do NBB CAIXA 2018/2019 é divulgado

lhorA Seleção do NBB CAIXA 2018/2019 foi anunciada. Com três novidades e duas figuras já conhecidas, o Quinteto Ideal da competição foi divulgado na noite desta quinta-feira (13/06), na Festa dos Melhores do Ano, realizada no Bud Basement, espaço temático da Budweiser, patrocinadora oficial do NBB CAIXA, em São Paulo (SP)

Os escolhidos em suas respectivas categorias que formaram o “Time dos Sonhos” foram: o armador Franco Balbi (Flamengo), os alas David Jackson (Sesi Franca Basquete) e Marquinhos (Flamengo), e os pivôs Lucas Dias (Sesi Franca Basquete) e JP Batista (Mogi das Cruzes/Helbor).

A eleição que definiu os membros do Quinteto Ideal e os vencedores das demais categorias contou com a participação de técnicos, assistentes e capitães das 15 equipes participantes do NBB CAIXA, além de imprensa especializada, personalidades do basquete, comissários e árbitros.

+Destaques individuais da temporada 2018/2019 do NBB CAIXA são revelados

Os estreantes no Quinteto Ideal foram o argentino Franco Balbi, Lucas Dias e JP Batista. O norte-americano David Jackson recebeu o troféu de Ala do Ano pela segunda vez, enquanto Marquinhos apareceu na relação pela oitava vez, tornando-se o jogador com mais presenças no “Time dos Sonhos”.

Confira os detalhes de cada um dos escolhidos para a Seleção do NBB CAIXA 2018/2019:

Franco Balbi (Flamengo) – Armador do Ano

A temporada 2018/2019 do armador Franco Balbi foi incrível. Em seu primeiro ano no Brasil, o argentino foi peça chave na “tríplice coroa” do Flamengo (Carioca, Copa Super 8 e NBB CAIXA) e não demorou para cair nas graças da torcida rubro-negra. Para coroar essa jornada quase perfeita, ainda foi eleito o Armador do Ano do NBB CAIXA.

“É muito bom chegar no Brasil e já conseguir dois prêmios pessoais, além de ter brigado pelo prêmio de MVP, que foi merecidamente para o JP Batista, por ter feito uma grande temporada. Fiquei muito feliz com meu primeiro ano no Brasil ganhando não só prêmios individuais, mas, principalmente, pelos três títulos com o Flamengo”, afirmou o argentino.

+Franco Balbi também fatura troféu de Estrangeiro do Ano

Responsável por levantar o público com jogadas plásticas e passes “mágicos”, Balbi foi fundamental na conquista da Copa Super 8, com médias de 14,6 pontos e 8,6 assistências nas três partidas do torneio.

No NBB CAIXA, o jogador acumulou médias gerais de 10,8 pontos, 5,7 assistências e 14,6 de eficiência. Nas Finais da competição, contra o Sesi Franca, o argentino também foi decisivo e conseguiu médias de 12,6 pontos, 5,2 assistências e 12,2 de eficiência nos jogos que renderam o hexacampeonato do Flamengo.

David Jackson (Sesi Franca Basquete) – Ala do Ano

Quem não poderia ficar de fora dessa Seleção é o norte-americano David Jackson. O ala do Sesi Franca Basquete ganhou o prêmio de Ala do Ano pela segunda vez em sua carreira – a outra vez foi na temporada 2013/2014, em que ainda foi eleito o MVP da Temporada.

“Me sinto muito feliz de ter sido eleito Ala do Ano da competição. É um prêmio que acredito ter merecido ganhar esse ano, assim como muitos também acham. É um prêmio muito, muito legal, mas não poderia ter ganhado esse prêmio sem o meu time”, afirmou o norte-americano.

Na temporada vitoriosa do time francano, “DJ” teve um papel de protagonista. O norte-americano foi fundamental nas duas conquistas da equipe (Paulista e Liga Sul-Americana), além dos dois vice-campeonatos (Super 8 e NBB CAIXA).

Com médias de 16,7 pontos, 4,1 rebotes e 18,4 de eficiência, o jogador ainda foi um dos três finalistas ao prêmio de MVP Bud da Temporada Regular, que foi vencido pelo pivô JP Batista.

“Trabalho todos os anos para ser a melhor versão do David Jackson. Estou feliz hoje, mas amanhã vou pensar em como posso melhorar para a próxima temporada. Quero ser o melhor ala de qualquer liga que eu jogar”, completou DJ.

Marquinhos (Flamengo) – Ala do Ano

Na história do NBB CAIXA, nenhum jogador apareceu mais no Quinteto Ideal das temporadas do que Marquinhos. Essa foi a oitava aparição do ala de 2,07m na Seleção do campeonato, que estava empatado com Alex Garcia (sete vezes) e se tornou o recordista do prêmio de Ala do Ano – além de ter sido eleito MVP da temporada regular em três oportunidades.

“Estou muito feliz. Isso mostra como foi meu ano, conseguindo manter a regularidade e ajudando o Flamengo nos momentos mais decisivos. Ser coroado com o título e com o prêmio de Ala do Ano foi muito legal por tudo que fiz na temporada”

Falando mais do desempenho dentro de quadra, Marquinhos, mais uma vez, teve um grande impacto na temporada vitoriosa do Flamengo. Na conquista da Copa Super 8, por exemplo, o jogador foi eleito MVP do torneio (20,3 pontos de média).

Já no NBB CAIXA, Marquinhos não conseguiu atingir dois dígitos de pontuação em apenas quatro das 38 partidas disputadas e teve médias de 15,5 pontos, 4,2 rebotes e 15,6 de eficiência. Além disso, foi decisivo nos Jogos 4 e 5 das Finais, em que foi eleito o MVP da Galera nas duas oportunidades.

“A gente cresceu muito durante a temporada. No começo, a gente estava meio que se conhecendo, por ser uma equipe nova, com apenas três jogadores que ficaram e treinador novo. Fomos ganhando corpo durante a temporada, ganhamos o Carioca, depois o Super 8 e agora o NBB. Dedico esse prêmio aqui a todo o trabalho que fizemos durante a temporada”

Lucas Dias (Sesi Franca Basquete) – Pivô do Ano

Quem também apareceu pela primeira vez no Quinteto Ideal foi Lucas Dias. O ala/pivô do Sesi Franca Basquete teve papel fundamental na campanha do time franca até as Finais do NBB CAIXA, com médias de 16,2 pontos, 4,8 rebotes e 16,6 de eficiência.

“Estou bastante feliz, sei o quanto lutei para conquistar isso. Tenho que agradecer muito minha equipe por ter proporcionado todo esse momento para mim”

Nos playoffs, o desempenho de Lucas foi ainda melhor: 17,6 pontos para o jogador que atingiu sua terceira final consecutiva da principal competição do basquete brasileiro.

Campeão do NBB CAIXA 2017/2018, com o Paulistano/Corpore, Lucas Dias teve uma temporada de afirmação no time francano, com dois títulos e duas finais em cinco competições disputadas. Além dos resultados coletivos, conseguiu boas atuações individuais que mostraram todo seu potencial.

“Foi uma temporada positiva. Conseguimos deixar um legado, porque fazia muito tempo que Franca não conseguia ser campeão. Foram 11 anos sem Paulista, 20 sem Sul-Americana e oito sem chegar as Finais do NBB. Estamos de parabéns por recolocar o cidade no caminho dos títulos. O segundo lugar é sempre amargo, mas temos que tirar os pontos positivos”

JP Batista (Mogi das Cruzes/Helbor) – Pivô do Ano

E para fechar o Time dos Sonhos do NBB CAIXA 2018/2019 nada mais nada menos que JP Batista. Em ação pelo Mogi das Cruzes/Helbor, o pivô se destacou pela regularidade nos dois lados da quadra e conseguiu boas médias de 16,6 pontos, 8,8 rebotes e 20,5 de eficiência nas 32 partidas disputadas.

“O sentimento é de gratidão. Repeti isso várias vezes hoje a noite. Poder estar nessa posição especial é incrível. Luto a carreira inteira por isso, não só em uma temporada. Nessa temporada tive a oportunidade de estar em quadra, com uma minutagem maior e tudo encaixou muito bem. Agradeço aos meus companheiros, pois sem eles nada seria possível. Sensação de gratidão total”, disse JP.

+MVP e mais 3: JP Batista deixa festa com 4 prêmios na mão e encerra temporada histórica

Esses números renderam ao jogador não só prêmio de Pivô do Ano, mas também o de reboteiro (8,8) e o de líder em eficiência (20,5) na temporada. Além dessas premiações, ainda foi coroado com o Troféu Wlamir Marques de MVP Bud da Fase de Classificação.

“Estou muito motivado, apesar da idade, e faço todo o possível para retardar o processo de envelhecimento. Meu corpo tem respondido bem, até diria mais jovem. Nessa temporada tudo encaixou bem. Alimentação, descanso, o cuidado com o corpo. Tudo deu certo, e o resultado é consequência. Agora é manter isso para a próxima temporada”, completou o pivô.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com os patrocínios oficiais da CAIXA, Budweiser, INFRAERO, Avianca, Nike e Penalty e os apoios de UNISAL, Açúcar Guarani e Pátria Amada Brasil. Governo Federal.