HOJE
A Águia do Vale voltou!
Por Liga Nacional de Basquete
Uma das mais tradicionais equipes do basquete brasileiro, São José está de volta ao NBB
A Águia do Vale está de volta ao NBB. Na última quinta-feira (11/08), foi divulgada a lista com as 17 equipes que vão participar da temporada 22/23, e entres esses times, o nome que mais chamou a atenção foi o do São José, um tradicional clube que está de volta após duas temporada fora da elite do basquete nacional.
“Participar do retorno à elite de uma equipe de peso como a do São José Basketball está sendo muito prazeroso! Mesmo com pouco tempo de trabalho, vejo todos do elenco motivados em buscar voos altos na competição. Acredito que nossa equipe vai fazer grandes jogos e em casa vai ser ainda mais duro jogar contra a gente no Linneu de Moura lotado. Estou muito feliz e motivado em fazer parte dessa retomada a elite”, afirmou o Eddy, um dos principais reforços do São José na temporada 2022/2023.
O time do vale é uma das equipes mais clássicas do nosso basquete, já participou do NBB entre os anos de 2008 e 2016, e depois entre 2018 e 2020, chegando à final do campeonato na temporada 11/12, quando enfrentou o Brasília e ficou com o vice-campeonato. Nesse tempo, a equipe do interior paulista marcou época pela sua forte presença da torcida, grandes campanhas e jogadores marcantes, fazendo muita falta dentro do campeonato.
No ano de 2022, o São José participou do Campeonato Brasileiro de Basquete e conseguiu uma grande campanha: a equipe joseense conquistou o Final Four ao derrotar a Liga Sorocabana por 86 a 79 no ginásio Galegão, em Blumenau. Dimitri Sousa foi o cestinha da final com 27 pontos, enquanto o MVP da decisão ficou para Arthur Pecos, que conseguiu um triplo duplo de 13 pontos, 15 rebotes e 10 assistências.
A águia também está disputando a LDB, tanto com a sua equipe sub-22, quanto com com a sub-18, representada pelo Pato Basquete. Alguns dos nomes presentes no maior campeonato de base do brasil, também fazem parte da rotação joseense na temporada 22/23 do NBB, como Léo Abreu, Serjão, Pedro, Rafa Correa e Fidélis. A lista completa ainda conta com Arthur Pecos, Dimitri Sousa, Douglas Nunes, Renato Carbonari, Eddy Carvalho, Diego Figueredo e Pedro Teruel.
“A expectativa é a melhor possível temos um grupo com mescla de experiência e juventude. Umm estilo de jogo muito legal de se ver com muitas variações. O jogo coletivo acho que esse será o ponto alto da nossa equipe, tendo uma defesa forte e ataques com alto aproveitamento. O Sesi Franca, atual campeão, Flamengo, São Paulo e Minas, são times que sempre se destacam e possuem um alto investimento, mas acredito que nossa equipe pode surpreender se saindo muito bem!”, afirmou Eddy.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion, Centauro e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.