HOJE
O segundo ato
Por Liga Nacional de Basquete
Depois de estrear no NBB 2013/2014 com vitória no clássico contra Brasília, Flamengo recebe Goiânia, neste sábado, em busca do segundo triunfo na temporada
O Flamengo terá a chance de atuar novamente ao lado de seu torcedor. Após vencer o clássico diante do Uniceub/BRB/Brasília, na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, na abertura do NBB 2013/2014, o time rubro-negro jogará mais uma vez em solo carioca. Desta vez no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, os atuais campeões do maior campeonato de basquete do país receberão o Universo/Goiânia, neste sábado, às 18 horas (de Brasília).
A partida colocará frente a frente o clube da Gávea, dono de dois títulos do NBB na história (2008/2009 e 2012/2013), e o time do Centro-Oeste do país, que é um dos caçulas da sexta edição da competição nacional. Esta também será a segunda partida do esquadrão goiano na temporada. Em seu primeiro jogo, a equipe acabou derrotado pelo outro estreante, o Macaé Basquete, fora de casa, por 84 a 70.
“Estamos atentos a todas as partidas. Independente se o time é estreante no NBB ou não, temos que estar ligados. Todos os times estão investindo bastante para essa temporada e Goiânia tem uma equipe recheada de jogadores que já jogaram as edições passadas por outros clubes. Então, apesar de não termos tantas informações sobre o time do Goiânia, sabemos que vai ser um jogo duro, tendo em vista as características que o elenco deles tem”, explicou o técnico do Flamengo, José Neto.
Para o duelo diante dos goianos, o clube da Gávea contará com o retorno do pivô norte-americano Jerome Meyinsse. O jogador, que é um dos reforços da equipe para a sexta edição da competição nacional, ficou de fora da estreia por conta do falecimento de seu pai. Sendo assim, o atleta viajou para seu país natal e não pôde entrar em quadra contra o time da capital federal. Mas de volta ao Rio de Janeiro, o camisa 55 fará sua estreia no NBB e é uma das armas do técnico José Neto para o confronto deste sábado.
Porém apesar da felicidade pelo retorno de Meyinnse, o treinador flamenguista seguirá sem poder contar com os serviços de Marcelinho e Marquinhos. O camisa 4 segue suspenso e ficará fora das próximas cinco partidas da equipe. Enquanto isso, o MVP da última temporada do NBB está em recuperação de uma lesão no joelho direito e só deve retornar às atividades físicas no final de dezembro.
Se os dois alas não poderão entrar em quadra, a missão de pontuar no esquadrão carioca seguirá nas mãos de Nicolás Laprovittola, Olivinha e Vitor Benite. Na abertura do NBB 2013/2014, o trio combinou para 57 pontos, que foram equivalentes a 67,8% dos tentos do Flamengo na vitória sobre o rival Brasília, por 84 a 82. O armador argentino anotou 22 pontos e ainda distribuiu cinco assistências, o ala/pivô registrou 19 pontos e completou seu duplo-duplo com 12 rebotes, enquanto que o ala/armador foi autor de outros 16 pontos.
“Quando a gente monta uma equipe, temos que tentar deixar o elenco homogêneo para não depender de um ou dois jogadores. Estamos desfalcados do dois maiores investimentos do Flamengo para a temporada, mas não vamos parar de brigar por aquilo que almejamos. Fiquei muito feliz com que o time apresentou na estreia. Tivemos um ótimo trabalho coletivo e a força do grupo se sobressaiu. Não podemos perder o foco e estou muito contente com a postura da equipe”, explicou Neto.
Pelo lado do Goiânia, a expectativa fica por conta da primeira vitória na história no NBB. Estreante na competição, o time comandado pelo técnico Márcio de Andrade fez jogo duro diante de Macaé na rodada inicial, mas acabou derrotado em partida equilibrada. Na partida, os alas Diego e o uruguaio Emilio Taboada mostraram um bom rendimento e marcaram 2o pontos cada.
“Vamos com a aquilo que temos de melhor. Vamos adaptar algumas coisas para jogar contra o Flamengo e a expectativa é a melhor possível. Fizemos um bom jogo contra Macaé e tivemos claras chances de ficar com a vitória. Agora enfrentaremos o Flamengo e sabemos da força do plantel deles. Mas eu acredito que possamos fazer um grande jogo e espero que ao final da partida a equipe tenha plena consciência de que fez seu melhor”, explicou o técnico goiano Márcio de Andrade, que ainda ressaltou a força do elenco rubro-negro, mesmo com as ausências de Marcelinho e Marquinhos.
“A ausência deles é uma coisa que podemos tirar proveito. Mas o Flamengo não se resume a esses dois jogadores. É um time muito qualificado, que tem jogadores de muita qualidade como Olivinha, Laprovittola, Benite, Shilton, e mostrou isso contra Brasília na estreia. Estamos chegando agora no NBB e temos que mostrar nosso máximo jogo a jogo. Seremos bastante exigidos e espero que a equipe tenha uma boa atuação”, concluiu o comandante do Goiânia.