#JOGAJUNTO

NBB Caixa

O sexto candango

08-01-2013 | 06:36
Por Liga Nacional de Basquete

Uma das grandes revelações dessa temporada, Isaac é um dos destaques do Brasília na LDB e candidato forte a sexto homem do NBB

Isaac é um dos líderes do Brasília na LDB e vem se destacando também no NBB (Bruno Spada/LNB)

Se destacar em uma equipe cheia de estrelas como a do Uniceub/BRB/Brasília não é uma missão fácil, mas o jovem armador Isaac, de 22 anos, está mostrando que não se intimida no meio dos experientes jogadores do atual tricampeão do NBB e aos poucos vai ganhando seu espaço no time. O atleta tem média de 17 minutos por jogo e é o quinto cestinha dos candangos, ficando atrás apenas do quarteto fantástico (Arthur, Nezinho, Alex e Giovannoni).

Para muitos, o nome de Isaac ainda é uma novidade no elenco de Brasília, mas o atleta já correu bastante pelas quadras brasileiras antes de aparecer neste NBB.

“Eu comecei a jogar basquete tarde, com 17 anos, em Casa Branca (SP), depois fui para Limeira jogar dois anos de juvenil, fui campeão paulista pelo adulto, onde eu adquiri boa parte da minha experiência. Aí nessa transição de juvenil para adulto, fui jogar a série A-2 e foi quando eu apareci na seleção universitária”, contou o jogador.

Isaac está em sua terceira temporada do NBB e já está na lista de favoritos ao prêmio de “jogador que mais evoluiu” e, quem sabe, de “melhor sexto homem” da temporada. O jogador disputou a primeira edição do Nacional por Limeira e a última pelo Vila Velha.

“Em Vila Velha, foi o primeiro ano em que eu realmente jogava e foi onde eu tive a oportunidade de mostrar meu trabalho. Lá, eu tinha bastante tempo de quadra, tanto eu quanto o Matheus Dalla (hoje, em Limeira), e o Jefferson (Suzano) e nós aproveitamos bem essa experiência e o técnico Márcio Azevedo passava muita confiança para gente. Isso ajudou muito”, disse.

Com a presença de jogadores experientes, a evolução do atleta foi facilitada, pois eles passam muito de seus conhecimentos e maturidade para os mais novos.

“Meu jogo mudou muito. Quando somos mais novos, damos umas “cabeçadas”, fazemos algumas coisas que só Deus sabe, mas agora já passamos dessa fase. Estamos com os jogadores experientes e eles passam muita confiança e maturidade para nós”, completou o ala.

Vindo do banco, Isaac vem fazendo boas atuações pela equipe tricampeã (João Pires/LNB)

Juntamente com o pivô Ronald, Isaac é o destaque do Brasília na LDB, competição nacional sub-22. O atleta teve média de 20,25 pontos por jogo, ajudando a equipe a se classificar em primeiro lugar do grupo D, com 100% de aproveitamento.

“Por eu estar jogando pelo adulto, e ter passagem por equipes adultas, tenho mais maturidade, tanto falando com o juiz quanto ao falar com os mais jovens do time. Alguns são quatro anos mais novos que eu. Como é o meu último ano na LDB, tenho que aproveitar bem”, falou. “Não tem jeito, eu e o Ronald, que estamos com o adulto no NBB, temos que chamar a responsabilidade”, completou.

Isaac também falou sobre seu processo de evolução e da experiência de jogar com atletas que já foram seus ídolos na infância.

“É claro que a responsabilidade é enorme, mas você só conquista seu espaço se trabalhar e treinar muito. Aí vai dando tudo certo. O time foi me aceitando, são grandes jogadores que eu vi jogar quando eu era pequeno e essa experiência é fantástica para mim”, finalizou o jovem destaque.