HOJE
O último
Por Liga Nacional de Basquete
Fora de casa, São José bate Liga Sorocabana e assegura última vaga nos playoffs do Campeonato Paulista 2014; confrontos da fase quartas de final estão definidos
Restava apenas uma vaga nos playoffs antes do início da última rodada da fase de classificação do Campeonato Paulista 2014. E a conta era bem simples. Quem vencesse o duelo entre Liga Sorocabana e São José/Unimed ficaria com o quarto lugar do Grupo B e avançaria às quartas de final. Melhor para os joseenses que triunfaram sobre os sorocabanos, fora de casa, pelo placar de 90 a 78, e garantiram sua passagem ao mata-mata do estadual.
Para sair vitorioso, o esquadrão do Vale do Paraíba contou com grande exibição do pivô Caio Torres, cestinha da partida, com 21 pontos. Com o resultado positivo, os comandados do técnico Zanon encerraram a primeira fase da competição com cinco vitórias e cinco derrotas (15 pontos), enquanto que a equipe da cidade de Sorocaba fechou sua participação com quatro triunfos e seis resultados negativos (14 pontos).
Agora, nas quartas de final, o São José terá pela frente o Winner/Limeira. Mesmo com o revés sofrido na rodada deste sábado, diante do Mogi das Cruzes/Helbor, pelo placar de 78 a 71, a equipe dirigida pelo treinador Dedé Barbosa manteve a primeira colocação do Grupo A, com uma campanha de sete vitórias e três derrotas.
Para vencer os líderes, o esquadrão mogiano teve no ala Shamell, autor de 26 pontos, sua principal figura no jogo. Em outro jogo da rodada deste sábado, o Paschoalotto/Bauru conquistou uma importante vitória, em casa, sobre o Vivo/Franca, por 88 a 67. O grande destaque ficou por conta do ala/pivô Jefferson, autor de mais um duplo-duplo: 29 pontos e dez rebotes.
Bauru, Mogi e Franca fecharam a fase de classificação com a mesma campanha (seis vitórias e quatro derrotas), mas os bauruenses levaram a melhor nos critérios de desempate e ficaram com o segundo lugar, seguidos por mogianos e francanos, terceiro e quarto, respectivamente.
Nos playoffs, Mogi enfrentará o Paulistano/Unimed, vice-líder do Grupo B, enquanto que Franca terá o Pinheiros/SKY, dono da primeira colocação do Grupo B, pela frente. Atual campeão estadual, Bauru desafiará o Rio Claro Basquete, que ficou com a terceira posição da chave B, nas quartas de final.
As quartas de final do Campeonato Paulista 2014, assim como as semifinais e a grande decisão, serão disputadas em uma melhor de cinco jogos. Assim como no NBB, o time de melhor campanha atuará em casa nas duas primeiras partidas e também no possível quinto e decisivo duelo, enquanto que a equipe de pior desempenho na fase de classificação sediará os duelos de número três e quatro, este último caso necessário. As datas dos duelos serão divulgados nesta semana pela Federação Paulista de Basketball (FPB).
As quatro equipes que não se classificaram aos playoffs (Palmeiras/Meltex, Lins Basquete, Liga Sorocabana e Internacional/Fupes) disputarão um quadrangular em turno e returno e as duas equipes de pior campanha serão rebaixadas à Segunda Divisão do Campeonato Paulista no próximo ano.
Confira os confrontos das quartas de final do Campeonato Paulista 2014:
Winner/Limeira (1º A) x São José/Unimed (4º B)
Pinheiros/SKY (1º B) x Vivo/Franca (4º A)
Paschoalotto/Bauru (2º A) x Rio Claro Basquete (3º B)
Paulistano/Unimed (2º B) x Mogi das Cruzes/Helbor (3º A)
Confira os resultados da última rodada da fase de classificação do Campeonato Paulista 2014:
02/09 (terça-feira)*
Paulistano/Unimed 99 x 78 Pinheiros/SKY (Grupo B)
06/09 (sábado)
Décima rodada
Internacional/Fupes 85 x 79 Rio Claro Basquete (Grupo B)
Palmeiras/Meltex 76 x 82 Lins Basquete (Grupo A)
Paschoalotto/Bauru 88 x 67 Vivo/Franca (Grupo A)
Liga Sorocabana 78 x 90 São José/Unimed (Grupo B)
Mogi/Helbor 78 x 71 Winner/Limeira (Grupo A)
*Partida antecipada
Confira a classificação final da fase de classificação do Campeonato Paulista 2014:
– Grupo A
1º) Winner/Limeira – 17 pontos (sete vitórias e três derrotas)
3º) Paschoalotto/Bauru – 16 pontos (seis vitórias e quatro derrotas)
3º) Mogi das Cruzes/Helbor – 16 pontos (seis vitórias e quatro derrotas)
4º) Vivo/Franca – 16 pontos (seis vitórias e quatro derrotas)
5º) Palmeiras/Meltex – 13 pontos (três vitórias e sete derrotas)
6º) Lins Basquete – 12 pontos (duas vitórias e oito derrotas)
– Grupo B
1º) Pinheiros/SKY – 18 pontos (oito vitórias e duas derrotas)
2º) Paulistano/Unimed – 16 pontos (seis vitórias e quatro derrotas)
3º) Rio Claro Basquete – 15 pontos (cinco vitórias e cinco derrotas)
4º) São José/Unimed – 15 pontos (cinco vitórias e cinco derrotas)
4º) Liga Sorocabana – 14 pontos (quatro vitórias e seis derrotas)
6º) Internacional/Fupes – 10 pontos (duas vitórias e oito derrotas)