HOJE
O futuro é agora!
Por Liga Nacional de Basquete
Quinta edição da LDB terá início nesta sexta-feira, na cidade de Uberlândia (MG); 24 equipes estão na disputa pelo título nacional Sub-22

Dú Sommer, do Limeira, e Lucas Dias, do Pinheiros, são dois dos principais destaques da LDB (Luiz Pires/LNB)
Vai subir a bola para a quinta edição da LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete). Nesta sexta-feira (24/07), às 14 horas (de Brasília), no Praia Clube, localizado na cidade de Uberlândia (MG), será dada a largada para mais uma temporada do maior campeonato de base do basquete brasileiro. A LDB é uma competição nacional Sub-22 organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e chancelada pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB).
+ Com dois NBA’s, LNB promove clínicas para técnicos e atletas durante primeira etapa da LDB
Para este ano, a LDB teve sua fórmula de disputa mantida em relação à sua última edição. Os 24 times jogarão entre si em turno único durante a fase de classificação (dividida em cinco etapas) e os oito melhores se classificarão para o octogonal final, que será disputado nos mesmos moldes dos anos anteriores – dois grupos e os dois melhores de cada lado avançando ao Final Four – e novamente contará com transmissão ao vivo através do site da LNB (www.lnb.com.br).

Agora no Chicago Bulls (NBA), Felício disputou a última LDB (Weverton Manhaes/LNB)
“A LDB está ficando cada vez mais disputada com o passar dos anos, com mais times fazendo parte da competição a cada ano e isso é muito bom para o basquete brasileiro. A LDB é a ponte para a entrada no NBB e com isso mais jovens vão ganhando espaço. Esta será minha terceira participação, cada vez com mais responsabilidade e competitividade. Desejo boa sorte para todas as equipes e tenho certeza que serão seis meses de muita disputa dentro de quadra”, disse o armador Georginho, do Pinheiros, um dos grandes destaques da última edição da LDB.
A primeira etapa da LDB 2015 acontecerá em uma sede única e todas as 24 equipes se encontrarão na cidade de Uberlândia. Com três quadras localizadas em seu extenso ginásio de 4.926 m², o Praia Clube abrigará todas as 84 partidas da primeira etapa da competição Sub-22. Cada time disputará sete jogos no Triângulo Mineiro entre os dias 24 de julho e 02 de agosto.
+ Clique aqui e confira a tabela da primeira etapa da LDB 2015
“A LDB é uma competição que serve de ferramentas para nós atleta e temos a oportunidade de amadurecer e aprender muito. Cada ano que passa, com a revelação de grandes atletas, a LDB se tornou uma competição de nível altíssimo e, lógico, que todas as equipes entram com intenção de evoluir seus jovens talentos, mas o título está cada vez mais cobiçado”, disse o ala/armador Victor Gusmão, um dos remanescentes do atual campeão Basquete Cearense.
+ Atual campeão, Basquete Cearense chega com elenco renovado para a disputa da LDB 2015
A grande novidade deste ano será a participação da Seleção Brasileira Sub-17. A convite da Liga Nacional de Basquete (LNB), o time verde-amarelo usará a experiência de disputar a competição Sub-22 para se preparar para o Campeonato Sul-Americano 2015, marcado para o dia 14 de setembro, competição classificatória para a Copa América Sub-18 de 2016, esta que dá vaga no Mundial Sub-19 de 2017.

Comandada por André Germano, Seleção Sub-17 usará LDB como laboratório para Sul-Americano da categoria (CBB/Divulgação)
Além do selecionado verde-amarelo Sub-17, mais quatro equipes participarão pela primeira vez da LDB: Concórdia (SC), Campo Mourão (PR), Internacional de Regatas, de Santos (SP), e o Pequeninos Rhema Basketball, de Campina Grande (PB), primeiro clube paraibano a disputar a competição. Outra novidade fica por conta do Palmeiras (SP), que depois de duas edições fora – participou apenas da LDB 2012 – está de volta ao maior campeonato de base do país, assim como o São José/Unimed, que volta à LDB após ficar um ano fora.
Ao todo, nove Estados brasileiros – Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo – mais o Distrito Federal estarão representados na edição de 2015 do campeonato Sub-22. Maior a cada ano, a LDB vem se consolidando cada vez mais como grande reveladora de atletas e 68 atletas que disputaram a edição anterior da competição de base entraram em quadra no NBB 2014/2015.
Na última edição, o Basquete Cearense conquistou um feito inédito e se sagrou campeão invicto. O Flamengo, com duas conquistas (2011 e 2013), é o maior campeão do campeonato Sub-22. Quem também já subiu no lugar mais alto do pódio da competição foi o Bauru, campeão da edição 2012.

Na última LDB, Basquete Cearense venceu decisão contra o Flamengo e ficou com o título (Luiz Pires/LNB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca