HOJE
Obrigado,Cássio!
Por Liga Nacional de Basquete
Crescimento, inovações e consolidação do produto: Cássio Roque deixa presidência da LNB após 4 anos de mandato com notória evolução no basquete nacional
O basquete brasileiro só tem a agradecer a Cássio Roque. Presidente da Liga Nacional de Basquete (LNB) nos últimos quatro anos, o mandatário foi responsável pela gestão de uma das melhores fases da modalidade no país nos últimos tempos, tanto dentro quanto fora das quadras, o que consolidou a força do produto “basquete” no âmbito comercial
Depois de quatro anos, seu então vice João Fernando Rossi assumiu o cargo de presidente. Mas apesar de passar o bastão no posto máximo, Cássio não deixará de atuar na entidade. No novo corpo diretivo, o ex-presidente fará parte do Conselho da Presidência de Rossi, ao lado do Dr. Rubens Calixto.
“A LNB surgiu de um sonho de fazer a coisa séria, por pessoas que realmente queriam fazer a coisa séria e é por isso que estamos evoluindo do jeito que estamos. Gostaria de agradecer aos clubes, os dirigentes do conselho e aos funcionários da LNB, que mantiveram esse sonho muito vivo nesses últimos anos”, declarou Cássio Roque.
“Com o idealismo e a experiência do Rossi e do Kouros, a união dos clubes e a competência do corpo executivo, tenho certeza que continuaremos fazendo um excelente trabalho no esporte brasileiro”, completou.
Cássio Roque assumiu a presidência em 2012 após atuar como vice desde 2009 na gestão de Kouros Monadjemi, que hoje se tornou vice-presidente de João Fernando Rossi. Durante seu mandato, o NBB CAIXA apresentou um crescimento notório e atingiu um alto patamar a nível internacional.
O NBB CAIXA foi campeão da Liga Sul-Americana nos últimos quatro anos (Brasília-2013 e 2015, Bauru-2014 e Mogi-2016) e ainda conquistou três Ligas das Américas em sequência (Pinheiros-2013, Flamengo-2014 e Bauru-2015), além de um vice (Pinheiros-2013) e um título (Flamengo-2014) da Copa Intercontinental.
Ainda neste período, foi criada a Liga Ouro (divisão de acesso ao NBB CAIXA), que já teve três edições realizadas. A LDB (Liga de Desenvolvimento de Basquete) se consolidou como maior competição de base do basquete brasileiro depois de nada menos que seis edições.

Cássio Roque foi o presidente na época da histórica parceria entre LNB e NBA, em 2014 (João Pires/LNB)
Já no aspecto comercial, a LNB firmou uma inédita parceria com a NBA. Assinada no final de 2014, a aliança proporcionou ao basquete brasileiro muitos ganhos, dentre elas a ida de clubes do NBB CAIXA à pré-temporada da liga norte-americana e atuação ativa nos eventos da LNB.
Além disso, foram firmadas parcerias com renomadas empresas, como CAIXA, SKY e Avianca. Sua gestão ainda inovou ao dar início às transmissões das partidas do NBB CAIXA via web (streaming) e também promoveu o retorno de transmissões constantes do basquete na TV aberta depois de um longo tempo, através das parcerias com a RedeTV! e a TV Bandeirantes.
Desde meados dos anos 2000, Cássio Roque atuou principal comandante da Winner/Limeira e foi um dos principais idealizadores do projeto da equipe. Como ele no comando, o time limeirense foi bicampeão Paulista (2008/2009 e 2010). Depois, chegou à semifinal do NBB CAIXA 2014/2015 e o terminou na terceira posição.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
