#JOGAJUNTO

Obrigado, Caxias!

23-02-2016 | 04:20
Por Liga Nacional de Basquete

Estrutura de primeira, arquibancadas lotadas e evento de gala: partida do NBB disputada no pavilhão de show da Festa da Uva foi um verdadeiro sucesso

Quadra do NBB foi montado em meio ao pavilhão de show da Festa da Uva (João Neto/LNB)

Quadra do NBB foi montado em meio ao pavilhão de show da Festa da Uva (João Neto/LNB)

Nesta segunda-feira (22/02), o NBB viveu um capítulo mais do que especial de sua história. Em sua oitava edição, o maior campeonato de basquete do Brasil teve uma partida realizada em meio a uma das grandes festas tradicionais do país

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio da SKY e o apoio do Ministério do Esporte.

A Festa Nacional da Uva, realizada pela 31ª vez na cidade de Caxias do Sul (RS), recebeu o duelo entre o anfitrião Banrisul/Caxias Basquete e o Solar Cearense. O confronto foi disputado no pavilhão destinado aos shows na tradicionalíssima festança.

+ Clique aqui e saiba como foi a partida entre Banrisul/Caxias Basquete e Solar Cearense

“É um orgulho muito grande para toda a cidade. Temos um time na elite do basquete nacional e uma festa que é muito tradicional. Poder unir tudo isso neste evento é fantástico. Poder associar a marca do NBB, que vem crescendo ano após ano, à Festa da Uva foi algo sensacional”, exaltou o presidente da Festa da Uva, Edson Néspolo.

“É importante sempre pensarmos que podemos ir além. Nesse ano, conseguimos unir o útil ao agradável. O Caxias Basquete está estreando na elite do basquete nacional e nada melhor do que um jogo tão especial como esse. O jogo agregou demais à festa, e tenho que certeza de que para o basquete brasileiro este também foi um dia histórico”, concordou Jó Arse, Secretário de Esportes e Lazer de Caxias do Sul.

Rainha da Festa da Uva amassou a fruta durante o intervalo do jogo (João Neto/LNB)

Rainha da Festa da Uva amassou a fruta durante o intervalo do jogo (João Neto/LNB)

Para que o duelo válido pelo segundo turno do NBB 2015/2016 fosse realizado em meio ao Parque de Eventos da Festa da Uva, o Caxias Basquete levou todos os equipamentos (piso flutuante, par de tabelas e placar) que ficam no Ginásio Vasco da Gama, local em que a equipe manda seus jogos na competição nacional.

“O desafio foi grande e tivemos um tempo curto, mas montamos uma força tarefa e foi tudo maravilhoso. A resposta do público foi muito boa e conseguimos fazer uma ótima divulgação da Festa da Uva. Além disso, o NBB também teve uma partida diferente e todos ficaram satisfeitos”, disse Marcelo Santos, diretor comercial da Festa da Uva e que participou ativamente da montagem da quadra no pavilhão de shows.

Mesmo sendo uma grande novidade, tanto para o Caxias Basquete quanto para a competição nacional, a partida do NBB realizada na Festa Nacional da Uva foi um verdadeiro sucesso. Foram disponibilizados cerca de dois mil lugares e todos eles foram preenchidos pela barulhenta torcida local. Durante o intervalo, a torcida presenciou show locais e apresentações culturais do festival.

“A pouco tempo estávamos tentando entrar na Liga Ouro e agora fizemos este grande evento, que tenho certeza que ficará marcado para sempre na história da Festa da Uva e da cidade de Caxias. Para o NBB também acho que foi uma partida muito especial, por ser a primeira dentro de um festival tão grande como esse. Tudo correu da melhor forma possível e o evento foi magnífico, afirmou Rodrigo Barbosa, técnico do Caxias.

“Estávamos um pouco ansiosos. Não sabíamos se teríamos um bom público, por ser algo novo. Mas tudo funcionou muito bem e as áreas destinadas à torcida estavam completamente lotadas. Infelizmente só faltou a vitória, mas temos que seguir trabalhando e saber que temos capacidades de fazer muitas coisas aqui com o basquete de Caxias do Sul, completou Rodrigo.

Torcida do Caxias lotou completamente a arquibancada montada para a partida desta segunda (João Neto/LNB)

Torcida do Caxias lotou completamente a arquibancada montada para a partida desta segunda (João Neto/LNB)

Embalado pela força do evento desta segunda, o Caxias fez grande jogo e bateu de frente com uma das equipes que vive melhor momento no NBB. No final das contas quem levou a melhor foi o Basquete Cearense, por 71 a 62, e os nordestinos garantiram a 11ª vitória nos últimos 12 jogos. Mas o verdadeiro vencedor foi o basquete brasileiro. Em um confronto entre duas equipes de extremos distintos do território verde-amarelo, o NBB teve uma partida disputada em um dos maiores festivais culturais do país.

“Juntou o Basquete Cearense e o Caxias, dois pólos nos extremos do país. Nunca na história do basquete nacional, eu posso dizer isso com propriedade porque vivo isso há quase meio-século, houve uma partida em um evento como esse. Poder fazer parte desta história é algo muito gratificante”, disse o técnico Alberto Bial, do Basquete Cearense.

A Festa da Uva

O Festival da Uva acontece desde o ano de 1931. Em princípio, a Festa se resumia na celebração do sucesso da cidade de Caxias do Sul, que era uma cidade em pleno desenvolvimento, responsável por um terço da produção gaúcha da fruta. Naquele ano, os produtores haviam exportado 21,1 milhões de litro de vinho tinto e isso gerou uma celebração que se tornou um sucesso com o passar dos anos.

Até que em 1954 o Festival tomou proporções maiores e foi agraciado com duas grandes inaugurações. O Pavilhão, ou Parque de Eventos, se tornou a sede definitiva do evento e o Monumento Nacional aos Imigrantes foi inaugurado neste ano, para a festa e para os imigrantes italianos que povoaram o local.

Neste ano, em sua 31ª edição, a Festa da Uva teve início no dia 18 de fevereiro e se estenderá até o dia 06 de março. Em meio às diversas atrações, o festival contará com shows de famosos nomes da música brasileira, como Anitta, Victor e Léo, Armandinho e Sandy.

Atualmente realizada de dois em dois anos, Festa da Uva mistura cultura, tradição, culinária e comércio (Antonio Lorenzett/Divulgação)

Atualmente realizada de dois em dois anos, Festa da Uva mistura cultura, tradição, culinária e comércio (Antonio Lorenzett/Divulgação)