HOJE
Lá vem o campeão!
Por Liga Nacional de Basquete
Brasília inicia defesa do título da Liga Sul-Americana nesta terça-feira, na Argentina; equipe luta por uma das duas vagas do Grupo D à próxima fase

Atual campeão da Liga Sul-Americana, Brasília tenta seu terceiro título do torneio (Edixon Gomez/FIBA Americas)
O UniCEUB/Cartão BRB/Brasília iniciará a defesa do título da Liga Sul-Americana. Atual campeão do torneio continental, o time da capital federal fará sua estreia na edição de 2016 da competição diante do Gigantes de Guayana (VEN), nesta terça-feira (11/10), às 19h15 (de Brasília).
Uma das quatro equipes do Grupo D, a equipe brasileira ainda enfrentará Universidad Concepción (CHI) e o anfitrião Olimpico de la Banda (ARG) na busca pela classificação à segunda fase. As partidas acontecerão nesta quarta e quinta-feira, respectivamente (confira a tabela completa do grupo abaixo), e contarão com transmissão ao vivo dos canais SporTV.
Os dois melhores colocados da chave, que será disputada na cidade argentina Santiago del Estero avançam à próxima fase e se juntam a Mogi das Cruzes/Helbor, Gimnasia Comodoro (ARG), Weber Bahía Basket (ARG), Hebraica Maccabi (URU), Paulistano/Corpore e Guaros de Lara (VEN) na disputa pelo título.
“O Bruno (Savignani, técnico) estuda muito os outros times, e o grupo gosta muito dos vídeos, ajuda bastante. Nos últimos dias o importante é tirar o pé na parte física e dar mais ênfase a parte tática e técnica. Queremos fazer um grande quadrangular e voltar classificados”, declarou o armador Fúlvio.
Antes de sua estreia oficial na temporada 2015/2016, o Brasília realizou uma série de amistosos em sua pré-temporada. Além de disputar quatro partidas contra o Solar Cearense, a equipe ainda participou de um torneio quadrangular no Estado de Minas Gerais e ficou com o título simbólico após acumular três vitórias.
“Os jogos em Minas foram mais um processo importante pra ver o progresso da equipe. Estamos no início de temporada, não seria possível que os jogadores estivessem com 100% da capacidade física e técnica, mas estamos num bom nível para ir à Argentina e buscar a vaga”, disse o comandante Bruno Savignani.
“Do ponto de vista físico eu estou muito satisfeito com os jogadores, todos se cuidaram muito bem. Agora precisamos ganhar mais ritmo ofensivo nos nossos movimentos e ajustar os pontos finais para os jogadores estarem bem tecnicamente, que é o mais importante”, completou.

Brasília, do armador Deryk, disputou sete partidas amistosas antes de embarcar para a disputa da Liga Sul-Americana (Brito Junior/Divulgação)
Uma das grandes contratações da equipe candanga para a temporada, o pivô Fab Melo viajou para a Argentina, mas sua participação nas partidas do Grupo D da Liga Sul-Americana ainda é incerta. Com duas lesões, na panturrilha direita e uma hérnia de disco, o jogador será avaliado antes de cada partida para saber se entrará ou não em quadra.
“Vamos fazer um teste nos vestiários. Pode ser que ele não jogue a primeira partida, mas possa contribuir com três ou quatro minutos nos outros jogos. Temos que avaliar cada dia da recuperação. Com a ausência dele, o Lucas será o único jogador da posição cinco. Levaremos também o Rômulo, que participou dos amistosos em Minas, treinou bem essa semana e também contamos com ele”, explicou Savignani.
Dono da quarta colocação no último NBB CAIXA, Brasília chega para esta temporada com um elenco cheio de opções para o técnico Bruno Savignani. Em relação à temporada passada, a equipe segurou suas principais peças e renovou os contratos de Fúlvio, Deryk, Jefferson Campos, Pilar e Guilherme Giovannoni.
Junto das importantes renovações, o time candango ainda contratou os alas Alex Oliveira (ex-Caxias) e João Phyllipe (ex-Macáe), o ala/pivô Lucas Mariano (ex-Mogi) e o pivô Fab Melo, que disputou o NBB CAIXA 2015/2016 pela Liga Sorocabana.

Lesionado, Fab Melo ainda é dúvida para as três partidas em Santiago del Estero (Brito Junior/Divulgação)
Confira a tabela completa do Grupo D da Liga Sul-Americana 2016:
– Sede: Santiago del Estero (ARG)
11/10 (terça-feira)
19h15 – UniCEUB/Cartão BRB/Brasília x Gigantes de Guayana (VEN)
21h30 – Olimpico de la Banda (ARG) x Universidad Concepción (CHI)
12/10 (quarta-feira)
19h15 – Universidad Concepción (CHI) x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília – ao vivo no SporTV
21h30 – Gigantes de Guayana (VEN) x Olimpico de la Banda (ARG)
13/10 (quinta-feira)
19h15 – Universidad Concepción (CHI) x Gigantes de Guayana (VEN)
21h30 – Olimpico de la Banda (ARG) x UniCEUB/Cartão BRB/Brasília – ao vivo no SporTV
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca