HOJE
Octacampeão
Por Liga Nacional de Basquete
Diante de sua torcida, Flamengo supera Tijuca, fecha a série final por 2 a 0 e conquista o oitavo título estadual consecutivo

Jogadores e comissão técnica comemoram o oitavo título estadual seguido (Fernando Azevedo/Fla Imagem)
Na noite desta quarta-feira, o Flamengo conquistou o octacampeonto estadual, depois da vitória sobre o Tijuca/Rio de Janeiro, por 120 a 88, no ginásio Hélio Maurício (Gávea). Com o resultado, o rubro-negro fechou a série melhor de três da final em 2 a 0 (no primeiro jogo, no último dia 05/11, o time já havia vencido por 108 a 79). Foi o 38º título estadual do basquete do Flamengo e o oitavo consecutivo (2005 a 2012).
Diante de uma arquibancada lotada, o time mostrou sua superioridade durante toda a partida. Com uma defesa consistente e um ataque eficiente, o Flamengo abriu 30 a 17 no primeiro quarto e foi para o intervalo vencendo por 61 a 39. No terceiro período, o time da casa chegou a abrir 35 pontos de vantagem (87 a 52) e fechou em 97 a 56. Na última parcial, foi só administrar a vantagem para fechar o jogo.
O ala/armador Marcelinho Machado foi o cestinha da partida com 32 pontos. Presente em seis dos oito títulos, o capitão rubro-negro não escondia a emoção.
“As conquistas são fruto de um trabalho bem realizado e de um investimento forte que o Flamengo faz no basquete. Cada título tem uma emoção especial. Estamos com uma equipe totalmente reformulada e essa conquista serve para dar moral ao time”, disse o jogador.
Para o técnico José Neto, que disputou sua primeira competição pelo Flamengo, a emoção também foi grande.
“Esse título é importante para a equipe sentir que o trabalho está dando frutos, que estamos no caminho certo. Vai dar confiança e segurança aos jogadores”, explicou.
Um dos reforços do time para a temporada, o ala/armador Vitor Benite, que começou a jogar no pré-mirim do Flamengo, também estava emocionado com a conquista.
“É uma sensação muito marcante estar de volta ao Flamengo como profissional e chegar ao primeiro título. Principalmente jogando em casa. Aqui, a torcida sempre joga junto e isso é muito emocionante para quem está em quadra”, comemorou.
“Acompanhei esses oito títulos e nosso objetivo é chegar ao decacampeonato. Acredito que iremos conseguir. Montamos uma equipe forte, com condições de brigar por todos os títulos e começamos pelo Estadual”, disse a presidente Patricia Amorim, após entregar as medalhas aos campeões.
Agora, o rubro-negro se prepara para a segunda fase da Liga Sul-Americana, ainda sem data e local definidos. E no dia 24, o Flamengo estreia no NBB, contra o Vila Velha, na casa do adversário.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca