#JOGAJUNTO

Jogo das Estrelas

Olho nos hermanos

05-02-2019 | 08:31
Por Liga Nacional de Basquete

Com brasileiro na lista, Liga Argentina define seus 12 atletas para Desafio Interligas Sub-23 no Jogo das Estrelas 2019

Os 12 atletas que virão ao Brasil representar a Liga Argentina no Desafio Interligas – Novas Estrelas estão definidos. A equipe argentina convocou 11 jogadores locais e um brasileiro para a disputa, que acontecerá na sexta-feira (08/02), no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP), às 19 horas, com transmissão ao vivo da ESPN e do Fox Sports.

O brazuca do “Nuevas Estrellas – La Liga” é o pivô Victor Leal, de 22 anos, que defendeu o Basquete Cearense por cinco temporadas do NBB CAIXA e teve também uma curta passagem por Limeira (SP), onde jogou a edição 2015 da LDB.

+Estatísticas de Victor Leal no NBB CAIXA e na LDB

Leal atuou pelo Basquete Cearense por 5 anos e está em sua 1ª temporada na Argentina (Newton Nogueira/Basquete Cearense)

Leal está na equipe do Comunicaciones, da cidade de Corrientes (ARG), e, logo em sua primeira temporada por lá, soma expressivas médias de 17,8 pontos e 9,9 rebotes (21,1 de eficiência) por partida na Liga de Desarollo (LDD), versão argentina da LDB.

Podemos dizer que um dos grandes destaques individuais da equipe argentina é o ala/pivô Agustin “Pipi” Barreiro, do Boca Juniors, que aparece no Top 5 de cestinhas (22,4 pontos por jogo) e eficiência (25,8 por jogo) da LDD.

Agustin “Pipi” Barreiro (Boca Jrs.) é um dos destaques da relação argentina (Divulgação)

Além de Barreiro, outro que promete dar trabalho é o ala Federico Elias, do Weber Bahía Blanca, sétimo no ranking dos cestinhas da competição Sub-23 local, com média de 20,5 pontos por jogo, além de 4,1 bolas de 3 pontos convertidas por partida.

Ainda no time argentino, somente um atleta esteve presente na decisão do Sul-Americano Sub-21 em 2018, em Salta (ARG), contra o Brasil: o ala Enzo Rupcic. Já do lado do Novas Estrelas NBB, sete atletas fizeram parte da conquista daquele título.

Quem também já sabe como é enfrentar alguns dos melhores jovens brasileiros é o ala Sebastian Lugo, do Quimsa, que veio a São Paulo medir forças com o Paulistano/Corpore pela Taça Interligas de Desenvolvimento Sub-23, que reuniu os campeões das Ligas de Desenvolvimento de ambos os países.

A edição 2019 do Jogo das Estrelas será realizada nos dias 08 e 09 de fevereiro, no Ginásio Pedrocão, em Franca (SP). No primeiro dia, a partir das 19h, com transmissão da ESPN e Fox Sports, serão realizados os torneios individuais (Habilidades, 3 Pontos e Enterradas) e o Desafio Interligas – Novas Estrelas, enquanto no segundo, às 14h, ao vivo na Band, ESPN e Fox Sports, será a vez do tradicional duelo entre NBB Brasil e NBB Mundo e show da Band Atitude 67.

O Jogo das Estrelas 2019 é um evento organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com a NBA e conta com os patrocínios da CAIXA, Avianca, Nike, Penalty, Infraero, Eurofarma, McDonald’s, TNT Energy Drink e CAOA CHERY e os apoios da FIESP, Algar Telecom, Unimed Franca, Prefeitura de Franca, UNISAL, Açúcar Guarani e Ministério do Esporte e Governo Federal.

Elenco do “Nuevas Estrellas” La Liga

Armadores

Agustin Facello (Boca Juniors) – armador – 1,85m – 19 anos
Tomas Spano (Ferro Carril Oeste) – amador – 1,89m – 20 anos

Alas

Ivan Gramacho (Ferro Carril Oeste) – 1,92m – 23 anos
Federico Elias (Weber Bahía Blanca) – 1,86m – 19 anos
Agustin Brocal (Estudiantes) – 1,91m – 21 anos
Manuel Alonso (Libertad Sunchales) – 1,95m – 19 anos
Sebastian Lugo (Quimsa) – 1,96m – 20 anos

Pivôs

Agustin Barreiro (Boca Juniors) – 1,99m – 20 anos
Enzo Rupcic (Instituto Córdoba)  – 2,01m – 21 anos
Ignacio Cuassolo (Libertad Sunchales) – 1,97m – 19 anos
Victor Leal (Comucaciones) – 2,00m – 22 anos
Christian Bihurriet (San Lorenzo) – 2,08m – 19 anos

Comissão técnica:

Técnico: Sebastian Porta (Libertad Sunchales) – 39 anos
Auxiliar: Juan Pablo Mascaro (Regatas Corrientes) – 41 anos

Elenco “Novas Estrelas” NBB

Armadores

Yago Mateus (Paulistano/Corpore)
Felipe Ruivo (EC Pinheiros)
Georginho De Paula (Paulistano/Corpore)

Alas

Vezarinho (Joinville/AABJ)
Didi (Sesi Franca)
Wesley “Mogi” (Botafogo)
Danilo Sena (EC Pinheiros)

Pivôs

Gui Abreu (Sesi Franca)
Douglas Santos (Corinthians)
Victão (Paulistano/Corpore)
Dikembe (Paulistano/Corpore)
Mamedes (EC Pinheiros)

Comissão técnica

Técnico: Helinho Garcia (Sesi Franca Basquete)
Auxiliares: Beto Jayme (Paulistano/Corpore) e David Pelosini (EC Pinheiros)