#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Olho nos números

07-04-2017 | 04:40
Por Douglas Carraretto

Estatísticas das oitavas de final mostram que mais de 70% das séries foram vencidas pela equipe que ganhou Jogo 1; confira este e outros números das oitavas

Bauru, que nunca perdeu um jogo sequer em oitavas, largou n a frente na série contra Macaé (Caio Casagrande/Bauru Basket)

As quatro séries de playoffs do NBB CAIXA 2016/2017 já tiveram início e todas têm algum time em vantagem. E quem largou na frente pode ter dado um grande passo rumo à classificação às quartas. Segundo os números históricos das oitavas de final, 20 das 28 séries já realizadas foram vencidas pela equipe que ganhou o Jogo 1, o que representa uma vantagem de 71,4%.

No entanto, a temporada passada contraria essa estatística. Nas oitavas de 2015/2016, somente uma série teve como vencedor o clube que começou em vantagem: a varrida do Mogi das Cruzes/Helbor (5º) sobre o então estreante Universo/Vitória (12º), por 3 a 0. Tirando essa, todas foram vencidas pela equipe que começou perdendo.

E por falar em viradas, somente 13 confrontos de oitavas na história do NBB CAIXA foram vencidos por uma equipe que esteve em desvantagem em algum momento da série. Somente duas delas aconteceram após algum time abrir 2 a 0, ambos pelo EC Pinheiros – em 2012/2013, contra o Limeira, e na temporada passada, sobre o Minas.

“Na temporada passada saímos perdemos por 2 a 0 a série contra o Minas e conseguimos reverter. É claro que toda vantagem é válida, mas prefiro pensar jogo a jogo. Não me preocupo com isso, todo jogo é importante quando se trata de um playoff tão disputado”, disse o técnico do Pinheiros, César Guidetti, logo após o triunfo fora de casa no Jogo 1 da série contra o Vasco.

Solar Cearense luta para ser um dos únicos 11º colocados na fase de classificação na história a ir às quartas de final (Stephan Eilert/Solar Cearense)

Analisando cenários atuais, algumas estatísticas têm tudo para serem contrariadas. O Solar Cearense (11º), por exemplo, largou na frente do Paulistano (6º). Se o histórico da vitória no Jogo 1 for seguido, o time nordestino será somente o segundo 11º colocado na primeira fase a passar às quartas de final. O único que já atingiu este feito foi o São José, em 2014/2015, justamente em cima do Paulistano (3 a 1).

“Na temporada passada tínhamos o mando de quadra nas quartas de final. Não fizemos por merecer, perdemos e fomos eliminados. Agora a situação é contrária, pois não temos o mando. Precisamos pensar somente no próximo jogo, porque o que aconteceu no Jogo 1 é passado”, comentou Duda Machado, do Solar Cearense.

É claro que é cedo para fazer qualquer prognóstico sobre classificação, mas uma coisa é certa: os playoffs do NBB CAIXA serão de arrepiar. Todas as partidas da primeira rodada foram bastante acirradas, e a maior diferença foi de dez pontos – Gocil/Bauru (5º) 80 a 70 Macaé (12º), em confronto parelho até os minutos finais.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, e conta com o patrocínio master da CAIXA, o patrocínio da SKY e os apoios do Ministério do Esporte e da Avianca.