HOJE
Os novos tris
Por Liga Nacional de Basquete
Com a conquista da Super 8, Olivinha, Balbi e o técnico Gustavo de Conti se tornam os primeiros tricampeões por um único clube da história da competição, os três com a camisa do Flamengo
O Flamengo se tornou o maior vencedor da Copa Super 8 ao superar a UNIFACISA no Maracanãzinho e ganhar o terceiro título em seis edições da competição. A conquista teve um sabor ainda mais especial para dois jogadores: o armador Franco Balbi e o ala-pivô Olivinha, que já haviam levantado o troféu nas outras ocasiões com o Rubro-Negro e igualaram o feito neste sábado (3/2) de Jhonatan Luz, como os únicos atletas tricampeões da Super 8. Os atletas do time carioca são os únicos a levantarem o troféu pelo mesmo clube, já que Luz o fez duas vezes pelo Flamengo e, no ano passado, pelo Sesi Franca. De quebra, o técnico Gustavinho de Conti também tornou-se o primeiro comandante tricampeão da Super 8, com as três conquistas pelo Flamengo.
Ser campeão com a camisa do Flamengo é uma sensação que Olivinha conhece bem. O jogador de 40 anos defende o clube desde a temporada 2013/14 e neste período conquistou cinco NBB CAIXA (2014, 2015, 2016, 2019 e 2021), dois Intercontinentais (2014 e 2022), uma BCLA (2021) e acabar de levantar seu terceiro troféu da Copa Super 8 (2018, 2021 e 2024). Em 2021, ele ainda foi o MVP da competição.

Balbi recebe sua terceira medalha de campeão da Super 8 (Bruno Lorenzo/LNB)
Esse currículo fez Olivinha, o Deus da Raça, cair nas graças da torcida. Após a vitória sobre a UNIFACISA, cercado de admiradores rubro-negros, o ala-pivô admitiu nunca ter sonhado ser ídolo do Flamengo e afirmou que o apoio que recebe da Nação o motiva diariamente.
“Eu jamais imaginei receber todo esse carinho, essa torcida rubro-negra me abraçou de uma forma fenomenal. Esse carinho do torcedor comigo não tem preço. Eu nunca imaginei ser tão vencedor com a camisa rubro-negra, tem um torcedor aqui na minha frente me chamando de ídolo. Esse reconhecimento sem dúvida me motiva a voltar aqui todos os dias e trabalhar duro para conquistar mais títulos com esse manto rubro-negro”, revelou o jogador.
Ver esta publicação no Instagram
O argentino Franco Balbi tem um pouco menos de tempo de casa, mas também já conseguiu empilhar alguns troféus. O armador de 36 anos veio jogar no clube carioca em 2018/19 e desde então só deixou de defender o rubro-negro na temporada passada. Balbi retornou ao Flamengo após um ano fora e já se tornou o maior campeão da Super 8, ao lado de Olivinha.
De acordo com o argentino, o histórico vitorioso com a camisa rubro-negra só o motiva a querer conquistar mais títulos.
“É uma sensação muito linda. E quando você é campeão uma vez, quer voltar a sentir essa sensação. Sempre lutamos por isso, conseguimos, somos campeões. Seis edições de Super 8, cinco finais e três títulos. Acho que está mais que demonstrado que o Flamengo é sempre competitivo, que sempre vamos lutar e acho que merecemos esse título”, analisou Balbi após a decisão.
Confira a trajetória do Flamengo na Copa Super 8:
Quartas de final:
(3º) Sesi Franca 92 x 94 UNIFACISA (6º) – Ginásio Pedrocão
(2º) Minas 73 x 69 Fortaleza BC (7º) – Arena UniBH
(4º) R10 Score Vasco 62 x 76 Paulistano (5º) – São Januário
(1º) Flamengo 86 x 67 Bauru (8º) – Maracanãzinho
Semifinais:
(2º) Minas 86 x 91 UNIFACISA (6º) – Arena UniBH
(1º) Flamengo 83 x 82 Paulistano (5º) – Maracanãzinho
Final:
(1º) Flamengo 83 x 77 UNIFACISA (6º) – Maracanãzinho
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca