#JOGAJUNTO

Copa Super 8

Os novos tris

03-02-2024 | 10:30
Por Liga Nacional de Basquete

Com a conquista da Super 8, Olivinha, Balbi e o técnico Gustavo de Conti se tornam os primeiros tricampeões por um único clube da história da competição, os três com a camisa do Flamengo

O Flamengo se tornou o maior vencedor da Copa Super 8 ao superar a UNIFACISA no Maracanãzinho e ganhar o terceiro título em seis edições da competição. A conquista teve um sabor ainda mais especial para dois jogadores: o armador Franco Balbi e o ala-pivô Olivinha, que já haviam levantado o troféu nas outras ocasiões com o Rubro-Negro e igualaram o feito neste sábado (3/2) de Jhonatan Luz, como os únicos atletas tricampeões da Super 8. Os atletas do time carioca são os únicos a levantarem o troféu pelo mesmo clube, já que Luz o fez duas vezes pelo Flamengo e, no ano passado, pelo Sesi Franca. De quebra, o técnico Gustavinho de Conti também tornou-se o primeiro comandante tricampeão da Super 8, com as três conquistas pelo Flamengo.

Ser campeão com a camisa do Flamengo é uma sensação que Olivinha conhece bem. O jogador de 40 anos defende o clube desde a temporada 2013/14 e neste período conquistou cinco NBB CAIXA (2014, 2015, 2016, 2019 e 2021), dois Intercontinentais (2014 e 2022), uma BCLA (2021) e acabar de levantar seu terceiro troféu da Copa Super 8 (2018, 2021 e 2024). Em 2021, ele ainda foi o MVP da competição.

Balbi recebe sua terceira medalha de campeão da Super 8 (Bruno Lorenzo/LNB)

Esse currículo fez Olivinha, o Deus da Raça, cair nas graças da torcida. Após a vitória sobre a UNIFACISA, cercado de admiradores rubro-negros, o ala-pivô admitiu nunca ter sonhado ser ídolo do Flamengo e afirmou que o apoio que recebe da Nação o motiva diariamente.

“Eu jamais imaginei receber todo esse carinho, essa torcida rubro-negra me abraçou de uma forma fenomenal. Esse carinho do torcedor comigo não tem preço. Eu nunca imaginei ser tão vencedor com a camisa rubro-negra, tem um torcedor aqui na minha frente me chamando de ídolo. Esse reconhecimento sem dúvida me motiva a voltar aqui todos os dias e trabalhar duro para conquistar mais títulos com esse manto rubro-negro”, revelou o jogador.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por NBB CAIXA (@nbb)

O argentino Franco Balbi tem um pouco menos de tempo de casa, mas também já conseguiu empilhar alguns troféus. O armador de 36 anos veio jogar no clube carioca em 2018/19 e desde então só deixou de defender o rubro-negro na temporada passada. Balbi retornou ao Flamengo após um ano fora e já se tornou o maior campeão da Super 8, ao lado de Olivinha.

De acordo com o argentino, o histórico vitorioso com a camisa rubro-negra só o motiva a querer conquistar mais títulos.

“É uma sensação muito linda. E quando você é campeão uma vez, quer voltar a sentir essa sensação. Sempre lutamos por isso, conseguimos, somos campeões. Seis edições de Super 8, cinco finais e três títulos. Acho que está mais que demonstrado que o Flamengo é sempre competitivo, que sempre vamos lutar e acho que merecemos esse título”, analisou Balbi após a decisão.

Confira a trajetória do Flamengo na Copa Super 8:

Quartas de final:

(3º) Sesi Franca 92 x 94 UNIFACISA (6º) – Ginásio Pedrocão
(2º) Minas 73 x 69 Fortaleza BC (7º) – Arena UniBH
(4º) R10 Score Vasco 62 x 76 Paulistano (5º) – São Januário
(1º) Flamengo 86 x 67 Bauru (8º) – Maracanãzinho

Semifinais:

(2º) Minas 86 x 91 UNIFACISA (6º) – Arena UniBH
(1º) Flamengo 83 x 82 Paulistano (5º) – Maracanãzinho

Final:

(1º) Flamengo 83 x 77 UNIFACISA (6º) – Maracanãzinho

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.