#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Olivinha:bicampeão!

16-02-2022 | 03:01
Por Liga Nacional de Basquete

Ala/pivô do Flamengo é o único remanescente do título mundial de 2014 e o único em solo brasileiro com dois campeonatos mundiais

No último domingo (13/02), o Flamengo venceu o San Pablo Burgos, da Espanha, por 75 a 62, e se sagrou pela segunda vez em sua história como campeão da Copa Intercontinenta de Basquete de basquete. Existe, porém, um denominador comum nesses dois títulos: Carlos Alexandre Rodrigues do Nascimento, o Olivinha. O ala/pivô, junto com Vitor Benite (rival do Flamengo na final), são os únicos dois brasileiros a conquistar duas Copas Intercontinentais.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NBB (@nbb)

O primeiro título do rubro-negro veio em 2014, contra o Maccabi Tel Aviv, time israelense, após uma vitória emocionante em pleno Maracanãzinho. Para se sagrar campeão, o Flamengo precisava vencer por quatro pontos de diferença. Após um jogo duro, o Clube da Gávea conseguiu por falta de quatro pontos venceu com uma vantagem de 13, levando a vitória (90 a 77). Nesse jogo, em especial, Olivinha teve uma atuação essencial para a conquista do título, saindo do banco e anotando nove pontos importantíssimos.

Olivinha nos braços da torcida após a final do mundial (André Durão)

Já na conquista deste ano contra o San Pablo Burgos, apesar da emoção natural de uma final, veio após um jogo “tranquilo” dos cariocas. Ela foi fundamentada em um jogo seguro em que o rubro-negro abriu larga vantagem logo no inicio da partida, controlando bem os avanços do adversário durante o restante da partida durante o restante do jogo. Olivinha, nessa ocasião, foi o grande destaque rubro-negro, que com 17 pontos foi o cestinha da partida, além de ter anotado mais três rebotes, duas assistências e 20 de eficiência.

Olivinha, Dar Tucker e Franco Balbi, comemorando o título do Flamengo (FIBA/Divulgação)

Olivinha é um dos jogadores com mais títulos na história do basquete brasileiro. Só pelo Flamengo, o ala/pivô conquistou: sete títulos do NBB, duas Copas Super 8, uma Basketball Champions League Amércias, uma Liga das Américas e duas Copas Intercontinentais. Sem dúvidas, o jogador já marcou o seu nome como um dos maiores da história Flamengo e também do basquete brasileiro. Para se ter ideia do tamanho de Olivinha, nenhum outro jogador brasileiro conseguiu conquistar a Copa Intercontinental em duas oportunidades por um time do Brasil – Vitor Benite consquistou dois títulos, mas um foi pelo Flamengo e outro pelo próprio San Pablo Burgos, em 2021.

Quem chegou mais perto do feito de Olivinha foi Marcelo Vido, atual presidente de Esportes Olímpicos do Flamengo. Vido, enquanto era atleta, venceu o título mundial em 1979, vestindo as cores do Esporte Clube Sírio. Agora, como dirigente, o ex-jogador também fez parte dos projetos vencedores do Flamengo em 2014 e 2022, se tornando a única figura brasileira a ser tricampeã mundial (uma vez como atleta e duas como dirigente).

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, SKY, Penalty, EY, Betmotion e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.