#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Lenda e nome de troféu

19-06-2024 | 12:35
Por Marcius Azevedo, Juvenal Dias

Olivinha recebe homenagens nos Melhores do Ano do NBB CAIXA 2023/24 e agora dá o nome ao troféu de melhor reboteiro da temporada

A noite de celebração da temporada 2023-24 do NBB CAIXA ficou completa quando Olivinha subiu ao palco para ser homenageado pelos serviços prestados ao basquete. Aos 41 anos e após se dedicar por 16 temporadas, atuando por Pinheiros e Flamengo, o agora ex-jogador se aposentou das quadras nas Finais.

Olivinha discursando após homenagem no Melhores do Ano do NBB CAIXA 2023/24. Foto: João Pires/ LNB

A Last Dance teve o título da Copa Super 8 e o vice do NBB CAIXA e da Basketball Champions League Américas. Agora Olivinha vai batizar o prêmio entregue ao líder de rebotes da temporada.

“É uma honra gigantesca para mim. Sinceramente, fui pego de surpresa, estava sentadinho, falaram meu nome, me chamaram no palco para homenagear o Paranhos, então, sem dúvida nenhuma, que é uma surpresa muito boa para mim, uma homenagem muito bacana que a Liga fez colocando o meu nome no troféu e eu fico muito feliz por essa homenagem e feliz por ter o Paranhos nessa temporada pegando muitos rebotes. Muito obrigado à Liga por essa homenagem. Felicidade está muito grande aqui por ter uma homenagem dessa que realmente vai ficar aí para eternidade”, discursou.

Primeiro atleta a receber o prêmio Olivinha de maior reboteiro da temporada, Alexandre Paranhos, pivô do Minas, explicou o peso de ter conquistado este troféu. “É uma honra vencer um prêmio que esteve nas mãos do Olivinha por tanto tempo de NBB CAIXA. É uma satisfação muito grande e uma responsabilidade gigantesca para as próximas temporadas que vão vir. Vou tentar honrar com um pouco do que ele fez aí pelo basquete, que não só como jogador, mas como pessoa que também contribuiu muito.”

Olivinha estreou no NBB CAIXA na temporada 2008/09, a primeira da história, atuando pelo Pinheiros. O ala-pivô ficou por lá por quatro temporadas e depois se transferiu para o Flamengo, onde construiu uma história mágica. Ele conquistou seis títulos do NBB CAIXA (2012/13, 2013/14, 2014/15, 2015/16, 2018/19 e 2020/21), três Copas Super 8 (2018, 2021 e 2024), uma Basketball Champions League Américas (2000/21), uma Liga das Américas (2014) e duas Copas Intercontinentais (2014 e 2021).

Olivinha e Alexandre Paranhos, vencedor do primeiro troféu Olivinha de melhor reboteiro. Foto: João Pires/ LNB

Com tantos títulos, Olivinha foi uma referência para seus companheiros de Flamengo. O armador Scott Machado teve a sua primeira temporada no NBB CAIXA e falou como o Olivinha o ajudou nessa adaptação. “Ele foi muito importante nesse processo. Ele é um ídolo, uma pessoa muito importante, de muito caráter, muito feliz e otimista. Sempre chegava com muita positividade, com um sorriso no rosto. Está no meu coração. É um cara necessário dentro da quadra”, afirmou. Olivinha vai estar ao lado de jogadores como Ary Vidal, Amaury Pasos, Wlamir Marques, outras personalidades do basquete que foram homenageados com o nome de prêmios do NBB CAIXA.

O ala-pivô se aposentou como maior reboteiro da história do NBB CAIXA, com 3.996, sendo 1.252 ofensivos. São mais de mil rebotes para o segundo colocado, Jefferson William, que somou 2.905 até se despedir das quadras na temporada 2022/23. Foram 7,051 pontos, quatro maior pontuador, atrás apenas Shamell, Marquinhos e Alex Garcia, além de 697 assistências.

Olivinha terminou sua carreira como líder nos números de partidas, com 564, com 128 deles nos playoffs. Ele é ainda o jogador com maior número de duplos-duplos da história.

Uma lenda reconhece outra

Alex Garcia foi o responsável por entregar um quadro comemorativo para Olivinha nos momentos finais da solenidade. “O Olivinha dispensa comentários, é a raça em pessoa, é um cara que se dedica totalmente. Você jogando contra, entra na ‘vibe’ dele pela raça que tem, pela garra que demonstra dentro de quadra. Como adversário, você não gosta de jogar com jogadores assim que tem tanta raça, porque você tem que estar atento todo o tempo. Não está entre os pivôs mais altos, mas é o que tem o melhor posicionamento. Um jogador extremamente inteligente.”

“Palavras vindas do cara que é o logo da Liga, que ainda tem uma carreira absurda, um dos maiores jogadores de basquete da nossa história e que nós temos que valorizar bastante. Fico muito feliz de poder escutar essas palavras dele e realmente é um orgulho muito grande para mim”, finalizou Olivinha, nitidamente emocionado.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal e Loterias Caixas, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty, EMS e UMP e apoio IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.