#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Eternizado

15-11-2024 | 02:01
Por Liga Nacional de Basquete

Como parte da comemoração de 129 anos, Flamengo homenageia Olivinha com busto na sede do clube, sendo o primeiro atleta fora do futebol a receber essa honraria

Uma das maiores lendas da história do NBB CAIXA, Olivinha foi homenageado pelo Flamengo no dia do aniversário de 129 anos do clube com uma honraria, até então, destinada apenas aos ídolos do futebol. O “Deus da Raça”, como foi apelidado pela torcida rubro-negra pelo comportamento aguerrido em quadra, ganhou um busto na sede da Gávea, sendo o primeiro representante de uma modalidade olímpica. A inauguração ocorreu nesta sexta-feira (15/11) como parte da programação especial de celebração do clube carioca.

Olivinha ao lado de seu busto, homenagem recebida no aniversário do Flamengo. Foto: Marcelo Cortes/CRF

Havia uma especulação, há alguns meses, que o ala/pivô Olivinha seria contemplado no Flamengo com uma estátua de seu busto. Em setembro deste ano de 2024, ano que se aposentou das quadras sendo finalista do NBB CAIXA, ao saber dessa notícia, Olivinha postou em suas redes sociais:

Quando você pensa que já aconteceu de tudo e vem essa notícia inimaginável. Quando eu recebi uma ligação me falando que eu iria ser homenageado com um busto, eu logicamente pensei que fosse trote e, mesmo assim, eu quase caí para trás de tanta emoção. Não conseguirei colocar em palavras todo o meu sentimento por tamanha homenagem.

Foram 19 anos, quase metade da minha vida dentro dos muros da Gávea e vestindo o manto rubro-negro. Costumo dizer que fui um privilegiado por tanto tempo representando o maior clube do Brasil e um dos maiores do mundo. Me tornei Rubro-Negro de coração e fui batizado pela maior torcida do mundo! Esse carinho, respeito e, principalmente, esse reconhecimento, só demonstram que eu trilhei o caminho certo e eu tenho um orgulho muito grande disso.

A ficha ainda não caiu para mim que estou entrando para a eternidade do clube do meu coração, sendo o 1º atleta fora do futebol a ser homenageado com um busto, sem dúvida que será a maior honra da vida. Serei eternizado na história do Flamengo e para mim isso é o máximo! Eu te amo, Flamengo e obrigado por tanto.”

Toda a emoção que sentiu naquele momento, há dois meses atrás, voltou à tona em um novo agradecimento na solenidade. “Estou sentindo uma emoção muito grande, nunca senti isso na minha vida. Eu jamais pensei que eu poderia receber um busto, uma homenagem como essa. Estou super feliz! Para mim, é a maior honra da minha vida. Só gratidão por tudo – Clube de Regatas do Flamengo, eu te amo! Vou te carregar para sempre no meu coração. Obrigado por tudo que você me proporcionou e pela homenagem fantástica que vocês fizeram para mim”, agradeceu Olivinha.

Olivinha colecionou diversos títulos pelo Flamengo, sendo seis vezes campeão do NBB CAIXA, só não estava presente na primeira conquista, logo na temporada de estreia da competição. Também levantou a taça duas vezes da Copa Intercontinental (Mundial de Clubes, em 2014 e 2022), além da Basketball Champions League Americas e da Liga das Américas.

Olivinha, no jogo que alcançou 7000 pontos no NBB CAIXA. Foto: João Moura/ FBC

O ala/pivô terminou sua carreira com 16 edições de NBB CAIXA no currículo e como o líder de partidas (564), sendo 429 com a camisa Rubro-Negra e de rebotes (3,996) da história. Até este momento da inauguração do busto permanece como líder dessas estatísticas. Ao todo, alcançou 7,051 pontos, ocupando o 4º posto na história entre os maiores cestinhas, é o 14º com mais bolas recuperadas (460), 25º com mais tocos dados (130) e segundo com mais eficiência acumulada (8899). Com o Flamengo, teve médias de 10,82 pontos, 6,47 rebotes e 1,1 assistências por partida para uma eficiência de 13,91 por jogo.

Uma curiosidade que poucos sabem, é o líder em jogos com duplo-duplo anotados, com 134 vezes que teve dois dígitos em dois quesitos diferentes, mas não registrou nenhum triplo-duplo. Foi MVP das finais de 2015/16 e 2018/19 e três vezes o reboteiro da temporada (2009/10, 2012/13 e 2016/17). Foram 30 anos de sua vida dedicados ao basquete, sendo 19 deles jogando pelo Flamengo.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Sportsbet.io, Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.