HOJE
O maior de todos
Por Liga Nacional de Basquete
Presente nos 4 títulos do Flamengo, ídolo Marcelinho Machado é o único tetra do NBB e se torna maior campeão da história da competição

Entre tantos outros títulos, Marcelinho alcançou algo que ninguém tem: ser o maior campeão da história do NBB (Fotojump/LNB)
Ele é uma lenda viva do NBB. Neste sábado, no Ginásio Neusa Galetti, em Marília (SP), o experiente ala Marcelinho Machado se tornou o maior campeão de todos os tempos do NBB ao somar seu quarto título da competição com o Flamengo. O jogador, de 40 anos, antes disputava o posto de atleta com mais títulos no NBB com Alex Garcia, do Paschoalotto/Bauru, que se faturasse o troféu, assumiria a posição que hoje é de Marcelinho.
“Fico muito feliz (por ser o maior campeão do NBB), mas estar no topo não é o suficiente. Quero continuar. Se tem algo que me motiva continuar jogando são momentos como esse. Esse título é um prêmio por toda dedicação, por tudo que tivemos que abrir mão para poder estar todo dia treinando. Às vezes as coisas não saem do jeito que pensamos, mas sempre mantivemos a cabeça no lugar, sempre em pro da equipe e acho que o resultado é esse”, disse Marcelinho.
Nascido no Rio de Janeiro (RJ), Marcelo Magalhães Machado possui uma vasta quantidade de títulos em seu currículo, dentre eles uma Liga Sul-Americana, uma Liga das Américas, competição no qual ainda foi eleito o MVP, e um Mundial de Clubes conquistado na temporada passada em cima do campeão europeu Maccabi Tel-Aviv.
“Sempre digo que sou um privilegiado por fazer parte disso. Fui criado na arquibancada do Maracanã, vendo a geração do Zico jogar e não esperava um dia poder estar onde eu estou, escrevendo meu nome na história do clube que eu amo e com essa torcida maravilhosa. Me emociono demais pois sou parte deles”, declarou o emocionado Marcelinho Machado.

Marcelinho contribuiu com 11 e 8 pontos nos respectivos dois jogos da Final do NBB 7 contra o Bauru (Fotojump/LNB)
Segundo maior cestinha da história do NBB, com 4951 pontos, Marcelinho entrou na temporada 2014/2015 assumindo um papel diferente na equipe em relação aos anos anteriores. Usando sua extrema experiência em prol do grupo, o camisa 4 do Flamengo deixou de ser o maior cestinha do time no campeonato e contribuiu de maneiras diferentes.
Com média de 10,1 pontos por jogo, o ala de 40 anos mostrava uma carta na manga diferente a cada jogo e sempre tinha parcela de ajuda nas vitórias do Flamengo. Ora pontos, ora assistências, rebotes, defesas. Cada dia era a vez de Marcelinho se destacar em um fundamento, mas sempre em benefício do time do técnico José Neto, que terminou a fase de classificação na terceira posição e foi exepcional nos playoffs.
+Saiba mais: Flamengo se torna o maior campeão de todos os tempos do NBB
Na decisão do NBB 7 contra o Paschoalotto/Bauru, Marcelinho saiu do banco e registrou 11 pontos em 16 tentados (68,8% de aproveitamento) na vitória rubro-negra na HSBC Arena, por 91 a 69. Já no Jogo 2, o camisa 4 do Flamengo veio do banco de reservas novamente e desfilou mais uma bela atuação, com oito pontos, todos eles no terceiro quarto, e mais duas assistências e dois rebotes.
“É muito difícil se manter no topo. Estamos em um grande clube e isso nos motiva muito a continuar trabalhado. Só quem estava lá dentro sabe o quanto foi difícil essa temporada. A gente jogou mal em alguns jogos, mas sabíamos do nosso potencial e entramos com tudo nos playoffs. E no mata-mata jogamos um basquete digno de campeão. Isso é um time e isso é Flamengo”, finalizou o capitão Marcelinho Machado.

Aos 40 anos, Marcelinho Machado se tornou “o cara” do NBB (Fotojump/LNB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca