
22/04
28/04
29/04
30/04
04/05

Qual escolher?
Por Juvenal Dias
Oitavas de final do NBB CAIXA colocam frente a frente Helinho Garcia, do Sesi Franca, e Renan Gitiony, do Pato Basquete; conheça um pouco mais do estilo de jogo dos técnicos
A quinta série das oitavas de final dos playoffs do NBB CAIXA está para começar, com o duelo entre Sesi Franca (3º) e Pato Basquete (14º). Grandes mentores das campanhas, seus respectivos treinadores, Helinho Garcia e Renan Gitiony, têm origens e vivências diferentes dentro do basquete, portanto pensam o jogo de forma distinta. A série Opção Tática vem para apresentar todos os coaches que estarão nas oitavas de um modo diferente. A cada um foi apresentado duas opções de jogadas ou sistema de marcação, transições e outras situações de jogo e eles tiveram que fazer suas escolhas. Além disso, quais os perigos que o oponente guarda. Veja o comparativo das respostas para entender um pouco do que cada time vai apresentar já nesta quinta-feira (24/04).

Helinho Garcia é o atual tricampeão o NBB CAIXA. Foto: Marcos Limonti / SFB
Passe quicado para dentro e enterrada ou passe extra para fora e bola de três?
Helinho Garcia: Gosto dos dois, mas, com certeza, o passe extra, de preferência com a bola saindo do garrafão e terminando no arremesso de três, você conta mais pontos e, consequentemente, é o que gostamos muito.
Renan Gitiony: Eu prefiro o passe para fora e bola de três! Três pontos valem mais do que dois.
Jogo físico ou jogo de habilidade?
Helinho Garcia: Tudo é necessário, mas hoje é determinante no esporte que você tenha um jogo extremamente físico com bastante habilidade. Um completa o outro.
Renan Gitiony: Eu gosto de ver o jogo de habilidade, plasticidade no movimento, detalhe do time, da jogada e qualidade nas ações.
Defesa sólida com contra-ataques ou ataque trabalhado e com arremessos precisos?
Helinho Garcia: Uma defesa sólida com contra-ataques. Característica de Franca.
Renan Gitiony: Prefiro o ataque trabalhado com arremesso equilibrado, quando a equipe trabalha bem a bola e busca o jogador melhor posicionado, isso é bonito de ver.

Renan Gitiony está em sua primeira temporada do NBB CAIXA como treinador principal. Foto: Mauricio Moreira / Pato Basquete
Qual jogada te dá mais satisfação quando vê sendo executada pelo seu time?
Helinho Garcia: A jogada onde buscamos duas palavras: agressividade e desprendimento. Sempre jogando um para o outro e, consequentemente, terminando numa grande cesta.
Renan Gitiony: Um passe extra e bola de 3 pontos. Sempre buscamos o jogador mais livre para efetuar o arremesso.
Marcação por zona ou individual?
Helinho Garcia: A marcação individual é a que traz realmente consistência para qualquer equipe. A zona passa a ser apenas uma variação para ser utilizada em alguns momentos.
Renan Gitiony: Individual. O desafio pessoal de conseguir parar o adversário é algo para ser apreciado no basquete.
Quais são as principais armas que vê no adversário que vai trabalhar para neutralizar?
Helinho Garcia: O Pato é uma equipe que tem um ataque bastante efetivo, com bastante qualidade. Nós temos de ter uma defesa bastante forte, com consistência, para que possamos, a partir dessa defesa, neutralizando os pontos principais do Pato, buscarmos o nosso volume e as nossas características ofensivas.
Renan Gitiony: O jogo de poste baixo no jogo armado, como também o jogo de transição, temos de conseguir neutralizar essas duas ações.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.