#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Qual escolher?

26-04-2025 | 08:18
Por Juvenal Dias

Oitavas de final do NBB CAIXA colocam frente a frente Léo Costa, do KTO Minas, e Fernando Penna, do Desk Manager Mogi Basquete; conheça mais sobre o estilo de jogo dos técnicos

A oitava e última série das oitavas de final dos playoffs do NBB CAIXA está para começar, com o duelo entre KTO Minas (1º) e Desk Manager Mogi Basquete (16º). Grandes mentores das campanhas, seus respectivos treinadores, Léo Costa e Fernando Penna, têm origens e vivências diferentes dentro do basquete, portanto pensam o jogo de forma distinta. A série Opção Tática vem para apresentar todos os coaches que estarão nas oitavas de um modo diferente. A cada um foi apresentado duas opções de jogadas ou sistema de marcação, transições e outras situações de jogo e eles tiveram que fazer suas escolhas. Além disso, quais os perigos que o oponente guarda. Veja o comparativo das respostas para entender um pouco do que cada time vai apresentar já neste sábado (26/04).

O KTO Minas, de Léo Costa, perdeu apenas cinco jogos na temporada regular. Foto: Hedgard Moraes/MTC

Passe quicado para dentro e enterrada ou passe extra para fora e bola de três?

Léo Costa: Os dois são boas opções. Depende do momento do jogo.

Fernando Penna: Passe extra para a bola de três, sempre basquete solidário.

Jogo físico ou jogo de habilidade?

Léo Costa: Jogo físico tem se tornado uma tendência, mas sempre tem espaço para jogadores habilidosos, o que acaba engrandecendo o espetáculo.

Fernando Penna: Bom, esse vai ter que ser os dois. O jogo físico e com habilidade, porque cada dia mais o basquete é físico, só que sem habilidade também não conseguimos produzir.

Defesa sólida com contra-ataques ou ataque trabalhado e com arremessos precisos?

Léo Costa: As duas opções me agradam.

Fernando Penna: Defesa sólida com contra-ataques. Basquete moderno e dinâmico, provocando o erro no adversário, incomodando e saindo forte no contra-ataque.

Fernando Penn orienta os jogadores durante tempo técnico. Foto: Suelenn Ladessa/Desk Manager Mogi Basquete

Qual jogada te dá mais satisfação quando vê sendo executada pelo seu time?

Léo Costa: Defesa forte e contra-ataque. Caso não dê certo, ataque bem trabalhado com um arremesso preciso.

Fernando Penna: É aquela jogada em que a bola é passada na mão de quase todos os jogadores ou em todos, aquele chute ótimo, do bom para o ótimo que é o passe extra. Sem dúvida, esse é o momento que dá mais satisfação, quando jogamos em equipe.

Marcação por zona ou individual?

Léo Costa: Individual, por ser mais agressiva.

Fernando Penna: Individual, intenso, provocando o erro, tirando o adversário da zona de confronto.

Quais são as principais armas que vê no adversário que vai trabalhar para neutralizar?

Léo Costa: Precisamos ser consistentes na defesa para conter o jogo de contra-ataque deles e fazer o que gostamos, que é jogar em transição.

Fernando Penna: O Minas é um dos melhores times do NBB CAIXA. Prova disso é que sofreram apenas cinco derrotas. É uma equipe que joga um basquete solidário, com muitos jogadores fazendo, na faixa de 10, 11 pontos, isso dificulta o nosso mapeamento e postura defensiva em quadra. Mas, mesmo assim, vamos ter algumas apostas, principalmente na questão da defesa, para não dar volume para todos os jogadores e, sim, para alguns específicos em cada partida. Temos de ter uma disciplina tática defensiva para diminuir o volume deles no ataque, apesar de sabemos das dificuldades.

O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty, UMP e Whirlpool e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.