
22/04
28/04
29/04
30/04
04/05

Qual escolher?
Por Juvenal Dias
Oitavas de final do NBB CAIXA colocam frente a frente Paulo Jaú, com Bauru Basket, contra Demétrius Ferracciú, com o Paulistano/CORPe; conheça um pouco do estilo dos treinadores
A segunda série das oitavas de final dos playoffs do NBB CAIXA está para começar, com o duelo entre Bauru Basket (5º) e Paulistano/CORPe (12º). Grandes mentores das campanhas, seus respectivos treinadores, Paulo Jaú e Demétrius Ferracciú, têm origens e vivências diferentes dentro do basquete, portanto pensam o jogo de forma distinta. A série Opção Tática vem para apresentar todos os coaches que estarão nas oitavas de um modo diferente. A cada um foi apresentado duas opções de jogadas ou sistema de marcação, transições e outras situações de jogo e eles tiveram que fazer suas escolhas. Além disso, quais os perigos que o oponente guarda. Veja o comparativo das respostas para entender um pouco do que cada time vai apresentar já nesta terça-feira (22/04).

Paulo Jaú observando o jogo do Bauru Basket. Foto: Andrews Clayton/Bauru Basket
Passe quicado para dentro e enterrada ou passe extra para fora e bola de três?
Paulo Jaú: Eu prefiro o passe para fora, triangulando com o pivô entrando, bola dentro, bola de segurança. Se fechar, o pivô sabe que tem que pular a bola lá fora.
Jogo físico ou jogo de habilidade?
Paulo Jaú: Hoje o jogo físico prevalece muito. Eu gosto mais de um jogo mais técnico, mas o basquete moderno de hoje pede um jogo mais físico.
Defesa sólida com rápidos contra ataques ou ataque trabalhado e com arremessos precisos?
Paulo Jaú: Defesa forte com jogo de transição.
Qual jogada te dá mais satisfação quando vê sendo executada pelo seu time?
Paulo Jaú: Bola correndo, passe extra, passe dentro, passe fora, bola correndo.
Marcação por zona ou individual?
Paulo Jaú: Individual.
Quais as principais armas que vê no adversário que vai trabalhar para neutralizar?
Paulo Jaú: O ponto forte do Paulistano é jogar na intensidade, no volume de jogo, através do rebote de ataque, defendendo, correndo da quadra. Temos que tomar cuidado, acho que o Paulistano deve ser um dos primeiros em segunda chance no campeonato, nós vamos parar essa segunda chance do Paulistano.

Demétrius Ferracciú incentivando o Paulaistano/CORPe. Foto: Wilian Oliveira/ Foto Atleta
Demétrius Ferracciú:
“O segundo turno foi de altos e baixos, a equipe começou muito bem essa fase, depois caiu um pouco. Tivemos algumas lesões que tivemos que fazer algumas adaptações na equipe, na maneira de jogar, jogadores importantes lesionados. Foi desafiador conseguir manter o ritmo de jogo, mesmo com esses desfalques. Ao mesmo tempo, em uma fase final de classificação, crescemos, voltamos a vencer, buscamos confiança. O mais importante é adquirirmos essa confiança para estarmos prontos no playoffs, que é o momento mais importante da competição. As expectativas para os playoffs são grandes, de bastante equilíbrio, sabemos que será longo, que não se decide em apenas um jogo. Simultaneamente, temos que ter um estado de alerta mais alto do que a normalidade, nesses momentos que precisamos buscar a excelência do jogo. O trabalho do ano inteiro é fazer com que nesse momento, consiga usar todos os recursos para manter o mais alto nível em um confronto de mata-mata. A equipe está pronta, preparada para enfrentar o playoff contra quem quer que seja e buscar uma vaga entre os oito melhores do Brasil.”
Não tiveram respostas vindas do Paulistano/CORPe a respeito da opinião de Demétrius Ferracciú sobre os temas propostos. Houve apenas o pronunciamento acima após a última partida, divulgado nas redes sociais do clube. Cabe à Liga Nacional de Basquete oferecer o mesmo espaço de divulgação a todos os clubes a ela afiliados e os mesmos têm direito de recusar a participação. A LNB respeita a opção que cada clube faz.
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e patrocínios oficiais Penalty e UMP e apoio oficial Infraero, IMG Arena, Genius Sports, EY e NBA.