#JOGAJUNTO

LDB

Aos olhos de quem entende!

29-07-2022 | 07:05
Por Liga Nacional de Basquete

Depois do fim da primeira fase da LDB na sede do Parque São Jorge (SP), foi a vez dos treinadores fazerem um balanço da etapa na capital paulista

 Na última quarta-feira (27/7), a LDB conheceu o fim da sua primeira fase na sede da capital paulista. Entre as seis equipes que atuaram no Parque São Jorge, uma delas se saiu melhor: o Club Athletico Paulistano. Contando com um forte elenco, o Tigre venceu todos os jogos da primeira fase e chegará para a próxima etapa do torneio com 100% de aproveitamento. Além de peças consolidadas que acumularam grandes atuações nos últimos jogos, o Paulistano ainda dispõe do comando de Beto Jayme. O treinador chega há quase dois anos no comando da equipe da capital paulista e falou um pouco sobre a primeira fase desta edição.

 

“Estamos indo há quase dois anos nesse trabalho, no ano passado batemos na trave, o Pinheiros foi melhor e aí fortalecemos o time com novos garotos, o foco agora é ir de etapa em etapa. Encerramos uma agora, foi bom, claro que temos algumas coisas pra acertar e já estamos pensando na próxima fase. O foco é esse, não adianta querer olhar lá na frente, pensar em final, que às vezes nem chega, então nós vamos passo a passo, com humildade, até o momento em que pudermos ganhar o título, aí vamos extravasar e curtir, por enquanto, só passamos por uma etapa. Sei que vão vir times difíceis, mas sempre tenho na minha cabeça que eu vim lá de baixo, por isso tenho que ter respeito por todo mundo e quando eu ganhar o campeonato vou comemorar com meus jogadores e a minha família”, concluiu o técnico do Paulistano.

Beto Jayme, do Paulistano

 

 Logo atrás do Paulistano, o Corinthians quem mostrou o melhor basquete no Parque São Jorge. A equipe de Vitor Galvani acumulou quatro vitórias jogando em sua casa e perdeu apenas para o Paulistano. O treinador alvinegro com experiências na NBA Summer League e na Seleção Brasileira, também falou um pouco sobre a primeira fase da LDB.

 

“Nosso objetivo aqui na LDB é a evolução dos atletas, ver aquilo que eles fazem bem e o que precisam melhorar e ser transferido para a categoria adulta. Sabendo que o Léo Figueiró acompanhou todos os jogos, eu acredito que ficou bem evidente e esse primeiro objetivo foi cumprido. Evidente que gostaríamos de sair daqui com todos os resultados positivos, até porque quando falamos de Corinthians, falamos de competir, mas nesse último jogo a gente evidenciou alguns pontos que temos que evoluir nos treinos no decorrer do próximo mês. Sobre a Summer League e Seleção, tem bastante coisa que tirei dessas experiências e estou usando aqui, a gente sabe que no basquete, não existe certo e errado mas podemos pegar coisas que se aplicam no basquete internacional e conseguimos transferir aqui pra base, com jogo rápido, defesa forte, então eu venho tentando aplicar dentro do que eu entendo que os garotos conseguem aprender”, disse o treinador do Corinthians.

Vitor Galvani, técnico do Corinthians

 

 Quem não desempenhou seu melhor basquete ainda foi o Franca. O atual campeão do NBB contou com algumas peças que atuaram na campanha do título – como Márcio e Reynan – mesclados com algumas peças interessantes e ainda mais jovens – é o caso de Du Klafke. O time comandado por Pablo Costa venceu dois jogos e perdeu três, e o treinador falou um pouco sobre a atuação de Franca.

 

“É claro que a gente gostaria de ter trazido um jogo um pouco melhor dentro das nossas características, mas isso é natural, porque somos um dos mais jovens na competição e esse time está sendo formado para daqui duas ou três LDBs. Dentro do nosso processo de formação, a gente tem a ideia de que teremos que acelerar o processo de alguns jogadores, é o caso do Eduardo que tem apenas 16 anos e teve que assumir uma responsabilidade, se preparando para momentos que vão vir na categoria adulta. A nossa preparação não foi a ideal, até porque Reynan, Marcio e Eduardo ficaram muito tempo fora com Seleção e jogos na Academy, então nosso jogo coletivo foi sacrificado por conta disso, o que é natural devido a falta de treinamento, eu mesmo fiquei fora da comissão técnica, tirando minhas férias obrigatórias, então podemos dizer que tudo estava dentro do esperado diante do contexto. Então nosso foco não é ser campeão, claro que viemos competir e não vamos abrir mão disso, mas o foco principal é a formação de atletas” terminou Pablo. 

Pablo Costa, treinador do Franca

 

 Assim como Franca, Bauru e Basquete Cearense também tiveram campanhas iguais, com duas vitórias e três derrotas. De um lado, o time do interior paulista veio para a capital com a base do time sub-18 e do outro, a equipe de Fortaleza se uniu com o Blumenau para a disputa do torneio. Os dois treinadores também falaram um pouco sobre a primeira fase da LDB.

 

“Nosso principal objetivo na primeira fase da LDB é dar rodagem para os meninos, estamos com uma base sub-18 e a gente espera que em pouco tempo, dois ou três anos, alguns desses meninos estarão no nosso time principal. A gente sabe que a diferença de idade e física é muito grande, no Paulistano e no Corinthians já tem meninos que estão atuando no adulto e estamos desenvolvendo um trabalho para que os meninos cheguem nesse nível. Estou bastante satisfeito, fizemos bons jogos, conseguimos duas vitórias que nos dão a chance de fazer uma segunda etapa boa e alcançar a classificação. O objetivo foi alcançado, demos rodagem para os meninos e, apesar de termos algumas coisas para melhorar, estou feliz com o resultado”, declarou Hudson Previdelo, técnico do Bauru.

“Para gente, isso é um grande desafio, porque é uma parceria com o Blumenau com o Basquete Cearense, então nós temos jogadores que trabalharam com a gente só por duas semanas, por isso, estamos em um momento de formação do grupo. As dificuldades vão aparecendo, o nível do campeonato é muito alto, temos muito para crescer. Poderíamos ter ido um pouco melhor, dois jogos que ficamos pau a pau e bobeamos em algumas situações, mas temos muita coisa para crescer como time e para segunda fase, vamos buscar a classificação porque temos plenas condições”, disse André Germano, treinador do Basquete Cearense.

André Germano, técnico do Basquete Cearense

 Para o Rio Claro, a situação acabou se complicando um pouco para a segunda fase. A equipe do interior paulista veio para capital e não conseguiu nenhuma vitória.q O treinador Gustavo Podence também falou um pouco sobre a participação do Rio Claro na LDB.

 

“É um campeonato muito forte, algumas equipes são montadas para esse tipo de competição, não é o nosso caso. O Rio Claro está passando por uma reestruturação, eu mesmo estou chegando agora e a equipe já estava montada. Nossa base é sub-17/18, então é uma experiência incrível para os meninos jogarem com atletas que já estão no basquete profissional, então pra nós vem sendo fantástico, poder dar rodagem para esses garotos serem protagonistas na equipe do Rio Claro. Muitos estão sofrendo com isso por serem novos e estarem aprendendo, mas é uma competição muito importante para o desenvolvimento dos atletas”, concluiu o treinador.

Gustavo Montanha, técnico do Rio Claro

A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a NBA, o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB). Também conta com o patrocínio oficial da Penalty, e apoio da IMG Arena e Genius Sports.