#JOGAJUNTO

NBB Caixa

Opostos, mas embalados

12-01-2016 | 10:37
Por Liga Nacional de Basquete

Vindos de vitória, Brasília e Caxias do Sul se enfrentam na capital federal, nesta terça-feira, almejando objetivos distintos na tabela classificação do NBB 2015/2016

Equipe do Brasília

Brasília vem de vitória sobre o Minas na estreia do técnico Bruno Savignani; Caxias bateu o Pinheiros (Brito Júnior/UniCEUB)

Nesta terça-feira (12/01), na abertura do segundo turno da temporada 2015/2016 do NBB, estarão frente a frente duas equipes opostas, mas que vêm de vitória no campeonato. De um lado, o tricampeão da competição UniCEUB/Cartão BRB/Brasília. Do outro, um dos “caçulas” na elite do basquete nacional, Banrisul/Caxias do Sul Basquete. As duas equipes se enfrentarão no Ginásio da ASCEB, em Brasília (DF), às 20 horas.

Apesar da diferença nas bagagens de ambos os times no NBB, os dois abriram 2016 vencendo após encerrarem o ano anterior com duas derrotas consecutivas. Na última sexta-feira, os gaúchos foram a São Paulo e levaram a melhor sobre o EC Pinheiros, em pleno no Ginásio Poliesportivo Henrique Villaboim, por 89 a 74. Já os candangos receberam o Decisão Engenharia/Minas e também ganharam, pelo placar de 72 a 59.

+Saiba mais: confira as curiosidades das partidas desta terça-feira do NBB 2015/2016

“Eles (Caxias) fizeram um jogo coletivamente muito completo contra o Pinheiros. E defensivamente são fortes demais. Segundo time que mais rouba bolas no campeonato. Eles têm dois alas, Alex e Betinho, que são as duas maiores armas ofensivas. Vamos tentar tirar o volume de jogo desses jogadores”, disse o técnico do Brasília, Bruno Savignani, que fez sua estreia como treinador principal no NBB contra o Minas.

“Vai ser mais um jogo difícil fora de casa. O Brasília vem crescendo no NBB, teve a mudança de técnico e conseguiu imprimir uma defesa muito forte na última partida. Mas, nós estamos vindo de um bom desempenho contra o Pinheiros e também fizemos uma boa partida contra a equipe de Brasília em casa. Se conseguirmos manter o nível de concentração ofensiva que tivemos, podemos surpreender mesmo fora de casa”, comentou o armador Vinícius Gobor, do Caxias.

Betinho, do Caxias, e Georginho, do Pinheiros

Caxias, de Betinho, levou a melhor sobre o Pinheiros, em SP, na última rodada (Ricardo Bufolin/ECP)

Mesmo com sequências idênticas nas últimas partidas, Brasília e Caxias estão em posições completamente opostas na tabela de classificação do NBB. De olho no G-4, o time do Planalto Central está na sexta colocação, com cinco vitórias em dez partidas (50% de aproveitamento). Já o esquadrão do Rio Grande do Sul está almejando a zona de classificação aos playoffs, na 14ª posição, com campanha de quatro êxitos em 14 jogos (28,6% de aproveitamento).

+Clique aqui e confira a classificação completa da temporada 2015/2016 do NBB

“A gente não tem gordurinha para gastar no NBB. Faz querer entrar mais forte, mais focado e concentração ao máximo. Precisa dar uma boa retomada de vitórias. O jogo contra o Minas foi importante, a gente estava em nono e subiu para sexto. Mas agora nós vamos mostrar que temos força para chegar no G-4 da competição”, afirmou o jovem armador Deryk, do Brasília, que fez 17 pontos contra o Minas.

Fúlvio deu 17 assistências na vitória do Brasília em Caxias no 1º turno (Gabriel Lain/Divulgação)

Fúlvio deu 17 assistências na vitória do Brasília em Caxias no 1º turno (Gabriel Lain/Divulgação)

Quando se enfrentaram no primeiro turno, na rodada de abertura da atual temporada do NBB, as equipes fizeram um jogo duro, mas o Brasília contou com a maestria do armador Fúlvio, que distribuiu expressivas 17 assistências, e bateu o estreante Caxias na primeira partida da equipe gaúcha na elite do basquete brasileiro, no Ginásio Vasco da Gama, na serra gaúcha, pelo placar de 91 a 82.

Para este duelo contra o Caxias, o Brasília seguirá desfalcado do ala Arthur Belchor, que ainda está recuperação de uma inflamação no adutor esquerdo. Sua presença para a partida desta quinta-feira (14/01), contra o EC Pinheiros, ainda será avaliada pela comissão técnica após nova bateria de exames. Por outro lado, a equipe brasiliense contará com o retorno do ala Diego Pinheiro, que ficou 15 dias afastado após contrair dengue e estará à disposição de Bruno Savignani.