HOJE
O retorno
Por Liga Nacional de Basquete
Após classificação ao Final Four da Liga das Américas, líder Flamengo volta a atuar pelo NBB depois de um mês e recebe o Bauru neste sábado

No primeiro turno, o Flamengo, de Laprovittola, levou a melhor sobre Bauru, em jogo equilibrado (Caio Casagrande/Bauru Basket)
O Flamengo está de volta ao NBB. Dono da melhor campanha do campeonato nacional até o momento, a equipe rubro-negra tornará a entrar em quadra pela competição após um mês e o adversário será o Paschoalotto/Bauru, neste sábado, às 18 horas (de Brasília), no Ginásio do Tijuca Tênis Clube, no Rio de Janeiro, pela 30ª rodada da temporada 2013/2014.
Durante o tempo em que ficou afastado do NBB – a última partida da equipe na competição foi no dia 08/02, diante do Paulistano -, o esquadrão rubro-negro conquistou a inédita classificação ao Final Four da Liga das Américas. Na cidade de Xalapa, no México, o time comandado pelo técnico José Neto venceu Cocodrilos de Caracas (VEN), o também brasileiro Unitri/Magazine e o anfitrião Halcones Xalapa para garantir a melhor campanha do Grupo E e uma vaga na fase decisiva do torneio continental.
Com a etapa final da Liga das Américas agendada para os dias 21 e 22 de março, o Flamengo volta suas atenções para o NBB e buscará a 21ª vitória na temporada neste sábado. Na ponta da tabela de classificação, o clube da Gávea acumula apenas quatro derrotas em 24 partidas disputadas (83,3% de aproveitamento) e está bem a frente de UniCEUB/BRB/Brasília, Pinheiros/SKY e Paulistano/Unimed, equipes que aparecem abaixo, todas com campanha de 18 triunfos em 26 jogos realizados (69,2%
de aproveitamento).
Porém se engana quem pensa que o clima é de tranquilidade no time da capital carioca. Ainda sem ter o primeiro posto garantido, a equipe não quer saber de relaxamento e espera retornar ao maior campeonato de basquete do país com uma importante vitória atuando ao lado de seu torcedor. Até o momento, o Flamengo disputou 12 partidas como mandante e saiu vitorioso em dez oportunidades, o que resulta também no aproveitamento de 83,3%.
“O time também está se saindo muito bem. Estávamos sem jogar pelo NBB por um longo período e agora já vamos voltar com tudo e já em uma partida dentro da nossa casa, temos que vencer”, disse o ala Marquinhos, um dos destaques da classificação flamenguista na Liga das Américas.

Completamente recuperado da lesão que o afastou do 1º turno no NBB, Marquinhos brilhou na Liga das Américas (Samuel Vélez/FIBA Américas)
Mesmo diante do líder, Bauru está confiante em conquistar uma vitória. Na última rodada, a equipe do interior paulista viu seu bom momento no maior campeonato de basquete do país ser interrompido. Após cinco triunfos consecutivos, a equipe dirigida pelo técnico Guerrinha foi derrotada pelo Macaé Basquete e permaneceu na oitava colocação, agora com 13 vitórias em 25 partidas realizadas (52% de aproveitamento).

Murilo travará com Olivinha o duelo dos maiores reboteiros do NBB (Caio Casagrande/Bauru Basket)
“Sabemos muito bem como é difícil enfrentar o Flamengo aqui no Rio de Janeiro. É um time de muita qualidade e que vem fazendo um campeonato muito bom, mas fizemos um jogo muito bom contra eles no primeiro turno e temos totais condições de vencer esse jogo”, disse o técnico bauruense Guerrinha, ao lembrar do duelo entre as equipes na primeira metade do campeonato, vencido pelos cariocas por apenas dois pontos (96 a 94).
A última visita do Bauru ao Flamengo no Ginásio do Tijuca Tênis Clube traz boas recordações à equipe. Em partida válida pelo segundo turno da última temporada, o esquadrão do Estado de São Paulo bateu o clube da Gávea, pelo placar de 89 a 74.
“Sempre fazemos bons jogos contra o Flamengo e temos a certeza que será mais um jogo assim. Nosso time é bom, já os vencemos aqui antes e podemos fazer isso de novo”, disse Larry, um dos destaques do triunfo do Bauru em solo carioca no NBB 2012/2013, com 15 pontos, cinco assistências e quatro bolas recuperadas.
A partida deste sábado colocará frente a frente os dois maiores reboteiros da história do NBB. Olivinha, do Flamengo, é o líder histórico do fundamento com 1.802, enquanto que Murilo, do Bauru, que ultrapassou a marca dos 1.500 rebotes na última partida, contra o Macaé, é o segundo colocado, agora com 1.502.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca