HOJE
Orgulho e expectativa
Por Liga Nacional de Basquete
Com vasta experiência na Seleção, pivô Anderson Varejão não perde a emoção de vestir a camisa verde-amarela e acredita em boa atuação do Brasil no Mundial

Anderson Varejão é um dos principais nomes da Seleção Brasileira, com vasta experiência em competições internacionais com a camisa verde-amarela (Gaspar Nóbrega/InovaFoto)
A Seleção Brasileira entra em quadra na Copa do Mundo de Basquete da Espanha no sábado (30/08). Em Granada, o esquadrão nacional enfrenta a França, às 13 horas (de Brasília), pelo seu primeiro compromisso na competição mundial. Entre os representantes do país está o pivô Anderson Varejão, jogador do Cleveland Cavaliers (NBA), uma das principais armas da equipe do técnico Rubén Magnano para o torneio.
Varejão, de 31 anos, defende o selecionado verde-amarelo há 13 anos. O jogador iniciou sua trajetória na equipe nacional em 2001, ainda garoto, com apenas 18 anos, no Campeonato Sul-Americano do Chile. De lá para cá, sempre que possível foi nome frequente na Seleção e tem em seu currículo diversas competições representando o país, dentre elas os Jogos Olímpicos de Londres 2012.
“É muito bom você chegar aos 31 anos – completo 32 no dia 28 de setembro –, olhar para trás e ver que já esteve 13 anos defendendo a Seleção Brasileira. Para mim é um motivo de orgulho porque um dia terei o prazer de mostrar isso aos meus filhos no futuro”, afirmou Varejão.
“Tudo foi compensador. Os momentos de alegrias e todas as conquistas tiveram seus valores. Mas para mim, ser convocado tem um valor maior ainda”, completou.

Varejão está em seu 13º ano com a Seleção e vê grandes esperanças de alçar voos altos no Mundo (Gaspar da Nóbrega/Inovafoto)
Para a Copa do Mundo, o Brasil conta com elenco experiente. Com quatro jogadores da NBA (Thiago Splitter, Nenê, Varejão e Leandrinho), seis do NBB (Marcelinho, Marquinhos, Larry Taylor, Guilherme Giovannoni, Rafael Hettsheimeir, Alex Garcia) e dois da Liga Endesa (Marcelinho Huertas e Raulzinho), a Seleção entrará no Mundial com uma média de idade de 31 anos.
O grupo nacional, ainda, é praticamente o mesmo da Olimpíada de Londres, em 2012, quando o quinto lugar foi conquistado, com exceção de Rafael Hettsheimeir, que se encontrava lesionado e deu lugar a Caio Torres, presente naquela ocasião.
“Um fator muito importante que fico pensando sempre é que pela segunda vez vamos ter nossa equipe completa em uma grande competição. Quando estivemos todos juntos conseguimos bons resultados, como o quinto lugar nas Olimpíadas de Londres, em 2012”, lembrou Varejão. “Por isso, aqui na Espanha, existe uma grande possibilidade de medalha. E quando olho para nosso time vejo que existe uma grande vontade de alcançarmos. É a nossa oportunidade de conquistar algo mais importante”, declarou confiante.
No plantel nacional também há uma boa quantidade de títulos nesta temporada. Marcelinho e Marquinhos, além de José Neto, auxiliar do técnico Magnano, se sagraram campeões do NBB, Tiago Splitter ganhou o título da NBA, feito realizado pela primeira vez por um brasileiro e Marcelinho Huertas foi um dos líderes do Barcelona no conquista da Liga Endesa.
O Brasil está no Grupo A da Copa do Mundo de Basquete e atuará na cidade de Granada durante a fase de classificação. Os adversários na primeira etapa da competição serão: França (30/08), Irã (31/08), Espanha (01/09), Sérvia (03/09) e Egito (04/09). Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam às oitavas de final. Caso se classifique entre os quatro primeiros colocados de seu grupo, o Brasil tem pela frente um dos quatro países do Grupo B: Argentina, Porto Rico, Grécia, Croácia, Filipinas ou Senegal.
“Com certeza o campeonato vai ser muito equilibrado. Mas precisamos impor nosso jogo desde o início e fazermos tudo que treinamos para que as coisas saiam bem”, finalizou Varejão.

Seleção Brasileira disputará a Copa do Mundo da Espanha 2014 com força máxima (Divulgação/CBB)
Confira a tabela completa dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo de Basquete*:
30/08 (sábado) – 13 horas – Brasil x França
31/08 (domingo) – 13 horas – Brasil x Irã
01/09 (segunda-feira) – 17 horas – Brasil x Espanha
03/09 (quarta-feira) – 13 horas – Brasil x Sérvia
04/09 (quinta-feira) – 10h30 – Brasil x Egito
*Horários de Brasília
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca