#JOGAJUNTO

Seleção Brasileira

Orgulho e expectativa

29-08-2014 | 12:49
Por Liga Nacional de Basquete

Com vasta experiência na Seleção, pivô Anderson Varejão não perde a emoção de vestir a camisa verde-amarela e acredita em boa atuação do Brasil no Mundial

Anderson Varejão é um dos principais nomes da Seleção Brasileira, com vasta experiência em competições internacionais com a verde-amarela (Gaspar Nóbrega/InovaFoto)

Anderson Varejão é um dos principais nomes da Seleção Brasileira, com vasta experiência em competições internacionais com a camisa verde-amarela (Gaspar Nóbrega/InovaFoto)

A Seleção Brasileira entra em quadra na Copa do Mundo de Basquete da Espanha no sábado (30/08). Em Granada, o esquadrão nacional enfrenta a França, às 13 horas (de Brasília), pelo seu primeiro compromisso na competição mundial. Entre os representantes do país está o pivô Anderson Varejão, jogador do Cleveland Cavaliers (NBA), uma das principais armas da equipe do técnico Rubén Magnano para o torneio.

Varejão, de 31 anos, defende o selecionado verde-amarelo há 13 anos. O jogador iniciou sua trajetória na equipe nacional em 2001, ainda garoto, com apenas 18 anos, no Campeonato Sul-Americano do Chile. De lá para cá, sempre que possível foi nome frequente na Seleção e tem em seu currículo diversas competições representando o país, dentre elas os Jogos Olímpicos de Londres 2012.

“É muito bom você chegar aos 31 anos – completo 32 no dia 28 de setembro –, olhar para trás e ver que já esteve 13 anos defendendo a Seleção Brasileira. Para mim é um motivo de orgulho porque um dia terei o prazer de mostrar isso aos meus filhos no futuro”, afirmou Varejão.

“Tudo foi compensador. Os momentos de alegrias e todas as conquistas tiveram seus valores. Mas para mim, ser convocado tem um valor maior ainda”, completou.

Varejão chega em seu 14º ano com a Seleção e vê no grupo que vai para a Espanha grandes esperanças de alçar voos altos (Gaspar da Nóbrega/Inovafoto)

Varejão está em seu 13º ano com a Seleção e vê grandes esperanças de alçar voos altos no Mundo (Gaspar da Nóbrega/Inovafoto)

Para a Copa do Mundo, o Brasil conta com elenco experiente. Com quatro jogadores da NBA (Thiago Splitter, Nenê, Varejão e Leandrinho), seis do NBB (Marcelinho, Marquinhos, Larry Taylor, Guilherme Giovannoni, Rafael Hettsheimeir, Alex Garcia) e dois da Liga Endesa (Marcelinho Huertas e Raulzinho), a Seleção entrará no Mundial com uma média de idade de 31 anos.

O grupo nacional, ainda, é praticamente o mesmo da Olimpíada de Londres, em 2012, quando o quinto lugar foi conquistado, com exceção de Rafael Hettsheimeir, que se encontrava lesionado e deu lugar a Caio Torres, presente naquela ocasião.

“Um fator muito importante que fico pensando sempre é que pela segunda vez vamos ter nossa equipe completa em uma grande competição. Quando estivemos todos juntos conseguimos bons resultados, como o quinto lugar nas Olimpíadas de Londres, em 2012”, lembrou Varejão. “Por isso, aqui na Espanha, existe uma grande possibilidade de medalha. E quando olho para nosso time vejo que existe uma grande vontade de alcançarmos. É a nossa oportunidade de conquistar algo mais importante”, declarou confiante.

No plantel nacional também há uma boa quantidade de títulos nesta temporada. Marcelinho e Marquinhos, além de José Neto, auxiliar do técnico Magnano, se sagraram campeões do NBB, Tiago Splitter ganhou o título da NBA, feito realizado pela primeira vez por um brasileiro e Marcelinho Huertas foi um dos líderes do Barcelona no conquista da Liga Endesa.

O Brasil está no Grupo A da Copa do Mundo de Basquete e atuará na cidade de Granada durante a fase de classificação. Os adversários na primeira etapa da competição serão: França (30/08), Irã (31/08), Espanha (01/09), Sérvia (03/09) e Egito (04/09). Os quatro primeiros colocados de cada chave avançam às oitavas de final. Caso se classifique entre os quatro primeiros colocados de seu grupo, o Brasil tem pela frente um dos quatro países do Grupo B: Argentina, Porto Rico, Grécia, Croácia, Filipinas ou Senegal.

“Com certeza o campeonato vai ser muito equilibrado. Mas precisamos impor nosso jogo desde o início e fazermos tudo que treinamos para que as coisas saiam bem”, finalizou Varejão.

Seleção Brasileira irá para o Mundial com metade dos jogadores atuando no NBB (Divulgação/CBB)

Seleção Brasileira disputará a Copa do Mundo da Espanha 2014 com força máxima (Divulgação/CBB)

Confira a tabela completa dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase da Copa do Mundo de Basquete*:

30/08 (sábado) – 13 horas – Brasil x França
31/08 (domingo) – 13 horas – Brasil x Irã
01/09 (segunda-feira) – 17 horas – Brasil x Espanha
03/09 (quarta-feira) – 13 horas – Brasil x Sérvia
04/09 (quinta-feira) – 10h30 – Brasil x Egito

*Horários de Brasília