HOJE
Orgulho e expectativa
Por Liga Nacional de Basquete
Histórica parceria entre LNB e NBA orgulha personalidades do basquete e é vista como grande desafio para crescimento da modalidade
Um marco histórico foi firmado nesta quinta-feira (11/12/2014). Em iniciativa inédita no esporte brasileiro, Liga Nacional de Basquete (LNB) e NBA (National Basketball Association) firmaram uma parceira pioneira de longo prazo que tem como principal objetivo o desenvolvimento da modalidade no Brasil.
O anúncio foi feito em coletiva de imprensa realizada no Esporte Clube Pinheiros, na cidade de São Paulo (SP) e, além da presença de executivos de NBA e LNB, contou com a presença de autoridades e personalidades do basquete brasileiro, como o lendário ex-treinador Hélio Rubens, os ex-jogadores Marquinhos Abdalla, Cadum Guimarães, Marcel de Souza, que hoje é técnico do Pinheiros/SKY, que também foi representado pelo ex-treinador e atual supervisor, Cláudio Mortari.
“Essa parceria com a NBA é um novo marco do trabalho que vem sendo feito pela LNB. Agora a NBA estará presente com seu ‘knowhow’ na nossa liga. Isso significa um grande desenvolvimento para o nosso basquete. É uma coisa que não tem explicação. E nós obrigatoriamente temos que nos organizar ainda agora mais com essa parceria”, disse Hélio Rubens.
-
Evento foi realizado no Esporte Clube Pinheiros, em São Paulo (SP) -
Roby Porto foi o mestre de cerimônia -
Jason Carrily, chefe do departamento estratégico e financeiro da NBA -
Dirigentes da LNB e da NBA falaram sobre o acordo -
Cássio Roque, presidente da LNB -
Kouros Monadjemi, diretor de relações institucionais e primeiro presidente da LNB -
Evento contou com forte presença da imprensa -
Cássio Roque, presidente da LNB -
Executivos das duas entidades explicaram o acordo -
Gerasime "Grego" Bosikis, presidente da ABASU, Cláudio Mortari, suoervisor do Pinheiros/SKY, Carlos Nunes, presidente da CBB, e Antonio Souza, vice-presidente da FPB -
Jason Carrily, chefe do departamento estratégico e financeiro da NBA, e João Fernando Rossi, vice-presidente da LNB -
Arnon de Mello, diretor-executivo da NBA no Brasil -
Executivos das duas entidades explicaram o acordo -
Acordo foi selado e tem como propósito o desenvolvimento do basquete no Brasil
A parceria entre LNB e NBA é inédita neste formato entre ligas esportivas no Brasil. As duas entidades trabalharão juntas para atingir um número cada vez maior de fãs e alavancar novos negócios para a LNB, com um planejamento estratégico de marketing que visa valorizar o basquete como produto.
“É um desafio maravilhoso, mas ao mesmo tempo temos uma expectativa sensacional, pois não é qualquer país que consegue uma parceira como essa, e o Brasil conseguiu. Estamos vibrando de alegria e satisfação, mas cientes da enorme responsabilidades que teremos na sequência do nosso trabalho”, completou Hélio Rubens.
Muitos dos técnicos e dirigentes dos clubes do NBB praticamente vivem um sonho. Apesar de terem vivido a época de ouro do basquete brasileiro, os famosos ‘Anos Dourados’ da Seleção Brasileira nos anos 60, 70 e 80, nomes como o dos ex-jogadores Marcel de Souza, hoje técnico do Pinheiros/SKY, e Marquinhos Abdalla, parecem estar vivendo novos grandes tempos no esporte da bola laranja.
“Eu venho de uma época em que eu viajava para Franca com dois carros do meu pai e uma van da prefeitura. Então, para o patamar que estamos hoje imagine o progresso que tivemos. A LNB é muito forte, muito organizada, e todo esse bom trabalho atraiu a NBA. Eles não viriam aqui à toa. A LNB de fato mudou o basquete, e para mim, que vivi naquela época e agora voltei, imagine a felicidade que é isso tudo”, declarou ex-jogador da Seleção Brasileira e agora técnico do Pinheiros, Marcel de Souza.
“Em primeiro lugar precisamos enaltecer o trabalho feito pela LNB. Estamos na sétima edição do NBB e o campeonato está sendo cada vez mais bem organizado, e toda essa força fez com que chegássemos a essa parceria com a NBA. É uma parceria que só tem a somar. A NBA é o maior produto esportivo do mundo e ela deve ter visto alguma coisa muito forte aqui para chegar e fazer uma parceria. O basquete pode tranquilamente voltar a ser o segundo esporte na preferência nacional e, quem sabe, chegar até no futebol. A organização da LNB é maravilhosa, em questão de NBB, da LDB. Então acho que isso será um novo ‘boom’ pro basquete brasileiro”, comentou o ex-jogador da Seleção Brasileira Marquinhos Abdalla.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca
