HOJE
Os campeões
Por Liga Nacional de Basquete
Com caras conhecidas em seu elenco, CEUB Universitário bate Blumenau na decisão e fica com o título da Supercopa Brasil; campeão e vice garantem vaga na Liga Ouro

CEUB Universitário ficou com o título da Supercopa Brasil 2014 (CBB/Divulgação)
O título da Supercopa Brasil 2014 ficou com o CEUB Universitário. Na noite do último sábado, na cidade de Brusque, em Santa Catarina, a equipe do Distrito Federal levou a melhor sobre o APAB/Blumenau na grande decisão do torneio, pelo placar de 84 a 82, e garantiu o troféu de campeão do torneio organizado pela Confederação Brasileira de Basketball.
Com o título, o time candango assegurou uma vaga na próxima edição da Liga Ouro. Quem também disputará a temporada 2015 da Divisão de Acesso ao NBB é o esquadrão de Blumenau, que tem em seu plantel o experiente pivô Ricardo Probst. Para terem seus ingressos na competição confirmados, as duas equipes precisarão atender aos pré-requisitos impostos pela Liga Nacional de Basquete (LNB).
Para se sagrar campeão da Supercopa Brasil, o CEUB Universitário apresentou um elenco repleto de caras conhecidas. Dirigida pelo técnico Rodrigo Leonardo, a agremiação da capital do país contou com os serviços do ala Marcellus, ex-Tijuca, do ala/pivô Diego Conceição, ex-Joinville, do pivô Deivisson, ex-São José/Unimed, do ala Victor Pureza, que já atuou pelo UniCEUB/BRB/Brasília e que estava no Lins Basquete, do ala João Filipe, filho do ex-jogador Pipoka e que defendeu Suzano no NBB 2012/2013, além dos garotos Paulo e Gabrielzinho, que disputaram a última LDB pelo Brasília.
“Quando iniciamos esse projeto o objetivo era participar e ganhar experiência. Mas com o título da Copa Centro-Oeste, o time se mostrou mais competitivo e passamos a focar a Supercopa. Terminamos em segundo lugar no grupo na fase de classificação e com a vitória na semifinal, garantimos a vaga na Liga Ouro e na decisão da Supercopa”, explicou o técnico Rodrigo Leonardo, o Galego.
“Não temos nenhum destaque individual, a nossa força está na defesa forte e bem estruturada e no jogo coletivo. É um time bastante sistemático. Agora vamos comemorar esse título e depois planejar a próxima temporada. A torcida de Brasília ganhou uma segunda equipe para torcer”, completou o treinador candango.
Os prêmios individuais da Supercopa Brasil 2014 ficaram todas nas mãos de jogadores que já passaram pelo NBB. Principal destaque do CEUB, Marcellus recebeu o troféu de MVP (Jogador Mais Valioso) da competição. O armador Vinicius Gobor (Blumenau), com passagens por Paulistano/Unimed e Mogi das Cruzes/Helbor, foi eleito o atleta destaque, enquanto que o ala Rodrigo “Biro” (Brusque), que disputou a segunda edição do NBB pelo Brasília e as temporadas 2010/2011 e 2011/2012 pelo Winner/Kabum/Limeira, foi o cestinha do campeonato.
Na decisão, Vitor Pureza foi o maior pontuador do CEUB, com 22 pontos, enquanto que Ricardo Probst, do Blumenau, foi o cestinha da partida, com 26 pontos. O terceiro lugar da Supercopa Brasil 2014 ficou com o Brusque, que contou com 20 pontos do cestinha Matheus Pompolini para superar o ABA/Anápolis, com tranquilidade, por 80 a 59.

MVP da Supercopa e destaque do título do CEUB, Marcellus já disputou duas temporadas do NBB com a camisa do Tijuca (Alê Vianna/Divulgação)
Confira todos os resultados da Supercopa Brasil 2014:
03/06
CEUB Universitário (DF) 95 x 23 TBJ/Petrobahia/UNIRB (BA)
APAB/Blumenau (SC) 77 x 68 Náutico (PE)
ABA (GO) 76 x 54 Jovens Maranhenses (MA)
AD Brusque (SC) 90 x 37 Cabo de Santo Agostinho (PE)
04/06
Náutico (PE) 50 x 80 CEUB Universitário (DF)
Cabo de Santo Agostinho (PE) 58 x 66 ABA (GO)
TBJ/Petrobahia/UNIRB (BA) 43 x 96 APAB/Blumenau (SC)
Jovens Maranhenses (MA) 60 x 85 AD Brusque (SC)
05/06
TBJ/Petrobahia/UNIRB (BA) 29 x 66 Náutico (PE)
Cabo de Santo Agostinho (PE) 47 x 54 Jovens Maranhenses (MA)
APAB/Blumenau (SC) 62 x 59 CEUB Universitário (DF)
AD Brusque (SC) 84 x 63 ABA/Anápolis (GO)
06/06
– Disputa de 5º ao 8º lugares
Náutico (PE) 52 x 56 Cabo de Santo Agostinho (PE)
Jovens Maranhenses (MA) 63 x 53 TBJ/Petrobahia/UNIRB (BA)
– Semifinais
APAB/Blumenau (SC) 65 x 50 ABA/Anápolis (GO)
AD Brusque (SC) 51 x 63 CEUB Universitário (DF)
07/06
Disputa d0 7º lugar: Náutico (PE) 66 x 31 TBJ/Petrobahia/UNIRB (BA)
Disputa do 5º lugar: Cabo de Santo Agostinho (PE) 45 x 44 Jovens Maranhense (MA)
Disputa d0 3º lugar: ABA/Anápolis (GO) 50 x 89 AD Brusque (SC)
Final: APAB/Blumenau (SC) 82 x 84 CEUB Universitário (DF)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca