HOJE
OS CRIAS DA LDB!
Por Liga Nacional de Basquete
Jovens destaques se despedem da LDB após anos de formação no maior campeonato de base do Brasil e se preparam para voos maiores no NBB CAIXA 2023/2024
É notável que a cada temporada do NBB CAIXA, o número de jovens que se destacam e recebem grandes responsabilidades no elenco profissional de suas equipes aumenta significativamente. Não foi há muito tempo atrás que os espectadores do NBB assistiram o armador Yago Mateus, aos 22 anos, ser decisivo nas três partidas das Finais de 2020/2021 e ganhar o troféu da elite do basquete nacional ainda jovem – atualmente, Yago joga pelo Estrela Vermelha, da Sérvia e é figura carimbada na Seleção Brasileira de Gustavo de Conti. Outro jogador que ainda no começo da carreira chamou a atenção de todo fã de basquete é o ala Gui Santos, que aos 21 anos já tem em seu currículo o título da Copa Super 8 2021, convocações frequentes para a Seleção Brasileira e foi escolhido pelo Golden State Warriors, da NBA, via Draft em 2022, para fazer parte do elenco da G-League da equipe estadunidense. O denominador comum entre Yago, Gui Santos e a grande maioria dos jovens atletas brasileiros que se destacam e recebem os holofotes da enorme bolha do basquete é a formação: todos pisaram na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB), o maior campeonato de base sub-22 do Brasil.
Para o NBB CAIXA 2023/2024, fica o questionamento: quem serão os próximos ”Yagos” e ”Guis”? Na LDB 2023, edição mais recente da competição de base, grandes destaques vivenciaram a última oportunidade de jogar a LDB, por conta da restrição de idade, e se preparam agora para voos maiores na carreira com minutos relevantes na rotação de suas respectivas equipes no profissional.
Ver essa foto no Instagram
Após bater na trave por duas vezes, Matheus Buiú levantou o troféu da LDB 2023 com a camisa do Paulistano e tornou o momento como uma despedida perfeita – o ala/armador foi contratado pelo Cerrado para a nova temporada do NBB CAIXA. Outro jogador do campeão Paulistano que se despediu do maior campeonato de base do Brasil foi Ruan, que finalizou o processo de formação com chave de ouro: além de ter vencido o MVP da LDB 2022, o pivô chegou à glória máxima na edição 2023 e fará parte do elenco do adulto do Paulistano no NBB CAIXA 23/24.
O armador Gabi Campos, com uma bela despedida da competição de base, terminou a LDB 2023 como o jogador que teve a maior marca de pontos em uma única partida (36) e será parte importante do elenco do técnico Silvio Santander, do Corinthians. Já Yan Djalo também deve ser uma peça essencial para o técnico David Pelosini, do Pinheiros – o ala foi o terceiro jogador mais eficiente da LDB 2023, com 20.63 de eficiência por jogo.
O MVP da edição 2023 da Liga de Desenvolvimento de Basquete foi Gabriel Novaes, do Pato Basquete – aos 22 anos, o pivô conseguiu o prêmio de jogador mais valioso da competição logo em sua última participação no campeonato, após somar médias de duplo-duplo e figurar como o jogador mais eficiente da competição: 17.0 pontos, 10.6 rebotes e 21.45 de eficiência de média em 11 partidas disputadas.
O ala/pivô Vini Chagas foi um dos alicerces da melhor campanha da história do Caxias do Sul em LDBs, figurando na Fase Final da edição 2023 com médias de duplo-duplo (14.1 pontos, 11.4 rebotes e 18.0 de eficiência), além de já marcar presença constante na rotação da equipe profissional do Caxias que foi vice-campeã do Interligas Adulto, torneio internacional organizado pela LNB e a La Liga Argentina.
Neste mês de Outubro, os fãs do basquete nacional terão a oportunidade de vivenciar o início da maior temporada da história do NBB CAIXA, visto que em 2023/2024 serão 19 equipes participantes no Novo Basquete Brasil e teremos novas oportunidades para novos destaques jovens se mostrarem para o ecossistema gigante que é o basquete brasileiro. A bola sobe para o primeiro duelo entre Flamengo x Minas Tênis Clube no dia 13/10, no Maracanãzinho, às 20h. As transmissões das partidas serão divulgadas em breve pela LNB.
+ Confira a tabela de jogos do NBB CAIXA
O NBB CAIXA é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete com patrocínio máster da Caixa Econômica Federal, parceria do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e patrocínios oficiais das Loterias Caixa, Sportsbet.io, Penalty, Whirlpool, UMP, Jamef e apoio da NBA, EY, IMG Arena e Genius Sports.
DNA de formador
A LDB é uma competição que tem como objetivo fomentar o basquete de base no Brasil e revelar novos talentos para o esporte. Ao longo de sua história, já revelou diversos jogadores que se destacaram no cenário nacional e internacional do basquete, como Bruno Caboclo, Lucas Dias, Cristiano Felício, Yago Mateus, Georginho de Paula, entre outros.
A LDB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), com apoio da Penalty, Ultra Master Plug (UMP) e Genius Sports.