HOJE
Retrospectiva 2022: Eventos marcantes
Por Liga Nacional de Basquete
Na segunda matéria da série de retrospectivas de 2022, relembramos todos os eventos produzidos pela Liga Nacional de Basquete e também aqueles que representantes da entidade marcaram presença neste ano
Em mais uma matéria da série Retrospectiva 2022, agora é a vez de relembrarmos eventos, premiações e fatos marcantes para a Liga Nacional de Basquete este ano, após passarmos por todos os campeões de 2022 em matéria divulgada na última terça-feira (27).
Jogo das Estrelas 2022 – Março
Já citado anteriormente na retrospectiva sobre as competições de 2022, o Jogo das Estrelas é o maior evento de entretenimento do esporte brasileiro e em 2022 teve sua 14a edição realizada na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro. Além dos tradicionais Torneios e Desafios – Enterradas Penalty, Habilidades e 3 Pontos -, que aconteceram na sexta-feira (18/03), o evento foi palco de disputas dos melhores jogadores do NBB, que foram divididos em 4 equipes: 2 NBB Brasil, NBB Mundo e Novas Estrelas. No sábado (19/03), em jogos super disputados, os craques do nosso basquete duelaram pelo título que acabou ficando com o Time Cablock, liderado por Bruno Caboclo.
O Jogo das Estrelas 2022 teve apoio da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e, além de prestigiar todas as atrações dentro de quadra, os torcedores também puderam curtir ativações exclusivas feitas com os patrocinadores oficiais do evento. Os fãs de basquete tiveram à disposição uma loja da Penalty para garantir diversos produtos oficiais de basquete e puderam mostrar suas habilidades com o esporte da bola laranja em uma quadra reduzida especial.
O evento também contou com homenagens e shows. Ídolo do Flamengo e campeão de tudo vestindo a camisa do clube carioca, Marcelinho Machado recebeu uma bola personalizada na quadra e o carinho do público, além de ter sido aplaudido pelos alunos de seu projeto social. Outros dois grandes nomes do basquete brasileiro também receberam justas homenagens no Jogo das Estrelas: o armador Gegê e o técnico Paulo Chupeta.
Este ano, as atrações musicais, tradição no Jogo das Estrelas do NBB, foram MC Marcinho, ídolo do funk carioca, e a Bateria da Unidos da Tijuca. Também marcaram presença no Jogo das Estrelas, a Banda dos Fuzileiros Navais da Esquadra do Brasil, que executou o Hino Nacional e fez uma linda evolução em quadra formando a sigla “NBB” com seus componentes, e o Gari Sorriso, ícone do Rio de Janeiro, que contagiou a todos nas arquibancadas com sua alegria e gingado. Man Jackson e a galera do Ice Crew também agitaram o público com suas performances nos intervalos dos desafios e jogos.
Melhores do Ano 21/22 – Junho
Depois de uma temporada emocionante e um campeão inédito, nada como uma bela festa de premiação para coroar os atletas e integrantes das 17 comissões técnicas do NBB pelo grande desempenho na temporada 2021/2022. Realizada no Cine Joia (São Paulo-SP) e transmitida ao vivo no canal do Youtube do Novo Basquete Brasil, a cerimônia de encerramento foi marcante e contou com a presença de diversos nomes importantes para o basquete nacional. Confira os prêmios individuais e coletivos que foram distribuídos:
Prêmios individuais:
King of The Season: Bruno Caboclo (São Paulo FC)
Armador do Ano: Elinho (São Paulo FC)
Alas do Ano: Shaq Johnson (123 Minas) e Marquinhos (São Paulo)
Pivôs do Ano: Lucas Mariano (Sesi Franca) e Bruno Caboclo (São Paulo FC)
Técnico do Ano (Troféu Ary Vidal): Helinho Garcia (Sesi Franca)
Sexto Homem do Ano: Gui Santos (123 Minas)
Estrangeiro do Ano: Shaq Johnson (123 Minas)
Destaque Jovem: Mãozinha (Fortaleza B.C.)
Maior Evolução: Gemadinha (Pato Basquete)
Defensor do Ano: Corderro Bennett (São Paulo)
Personalidade do Ano: Fabián Ricardo Borro, Presidente da CAB – Confederación Argentina de Básquetbol e ex-Presidente da Asociación de Clubes de Básquetbol da Argentina
Prêmios de Estatísticas:
Cestinha: Lucas Mariano (Sesi Franca) – 18,8 pontos por jogo
Reboteiro: Mãozinha (Fortaleza BC) – 9,6 rebotes por jogo
Líder em Assistências: Elinho (São Paulo) – 6,3 por jogo
Líder em Tocos: Bruno Caboclo (São Paulo) – 1,7 por jogo
Líder em Eficiência: Georginho (Sesi Franca) – 21,4 por jogo
Equipe de Melhor Ataque: Sesi Franca– 88,0 pontos por jogo
Equipe de Melhor Defesa: Flamengo – 73,3 pontos sofridos por jogo
Equipe Fair Play: Corinthians
Prêmios de Arbitragem:
Melhor Trio de Arbitragem: Andreia Regina da Silva (SP), Cristiano Maranho (PR) e Fabiano Huber (GO)
Árbitro Destaque: Cristiano Maranho (PR)
Árbitro Revelação: Alan Tiago Dos Santos (SC)
A votação dos Melhores do Ano é feita por técnicos, assistentes e capitães das 17 equipes que disputam o NBB, além de imprensa especializada, personalidades do basquete brasileiro, comissários e árbitros.
Evento de lançamento do NBB 15 – Outubro
Uma jogada icônica que entrou para a história e agora é a base para uma justa homenagem a um dos grandes nomes do basquete brasileiro. O famoso gancho do craque Alex Garcia, “O Brabo”, do Bauru Basket, foi o principal ponto de inspiração para a nova logomarca do NBB, apresentada ao público na festa de lançamento da 15ª temporada da competição, que aconteceu no dia 11 de outubro, no camarote da Sportsbet.io, patrocinadora da Liga Nacional de Basquete, no estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).
Participaram do evento jogadores, treinadores, dirigentes de clubes e representantes de parceiros comerciais da Liga Nacional de Basquete. O lançamento foi transmitido ao vivo pelo YouTube da Liga, primeiro com os apresentadores Gustavinho Lima e Marcel Pedroza conversando com dirigentes e atletas direto do camarote e, em seguida, com Bruno Laurence comandando uma entrevista coletiva dividida em três painéis: parceiros de mídia, Lendas do NBB e Revelações do NBB.
Encontro do Casting com a equipe de Comunicação – Outubro
A sede da Liga Nacional de Basquete foi palco de uma reunião que envolveu os integrantes do casting do NBB 2022/2023 em busca do alinhamento sobre pontos essenciais para a nova temporada que estava por começar. Dinâmicas de conteúdos e estratégias de comunicação foram conversadas com os integrantes do time de Comunicação da LNB. Narradores, comentaristas e repórteres também tiveram a oportunidade de se atualizar sobre novidades nas regras do basquete com a coordenadora de Arbitragem da Liga, Flávia Almeida.
FENACLUBES – Novembro
A Segunda Semana Nacional dos Clubes, promovida pela Confederação Nacional dos Clubes (FENACLUBES), em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), reuniu, em Novembro deste ano, representantes de diversas modalidades esportivas para celebrar equipes, profissionais e os projetos esportivos que se destacaram na temporada 2021/2022.
Diversos associados da Liga Nacional de Basquete foram premiados no maior evento clubístico do Brasil. Clube de Regatas do Flamengo, Cerrado Basquete, União Corinthians, Esporte Clube Pinheiros, Sport Clube Corinthians Paulista, Clube de Regatas Vasco da Gama, Club Athletico Paulistano, Minas Tênis Clube foram as equipes que receberam algum tipo de premiação no evento. Confira mais detalhes aqui.
NBB na Rio Innovation Week – Novembro
A Rio Innovation Week, maior evento de inovação e tecnologia da América Latina, contou com um painel especial sobre o NBB, em que representantes da Liga Nacional de Basquete marcaram presença para mostrar como a Liga Nacional de Basquete se tornou referência em transmissões de jogos para múltiplas plataformas e na produção de conteúdo digital. Os representantes da Liga também destacaram outra característica marcante da entidade: o modelo de gestão moderno e democrático, exercido pelos clubes e baseado no interesse comum destes.
Liga Nacional de Basquete tem novo presidente – Dezembro
Em Assembleia Geral realizada virtualmente no dia 22 de dezembro, Rodrigo Franco Montoro e Carlos Renato Donzelli foram eleitos, respectivamente, presidente e vice-presidente geral da Liga Nacional de Basquete. Lado a lado com representantes dos clubes associados, ambos terão a missão de liderar a entidade nos próximos dois anos e o desafio de manter a Liga como uma referência em gestão no mercado esportivo brasileiro.
O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), e conta com os patrocínios oficiais da Sportsbet.io, Penalty, EY, Whirlpool, UMP e apoio da IMG Arena, Genius Sports e Accor.