HOJE
Os finalistas
Por Liga Nacional de Basquete
Estados Unidos e Sérvia vencem semifinais e decidirão título da Copa do Mundo de Basquete no próximo domingo, às 17 horas; França e Lituânia disputam o bronze
A Copa do Mundo de Basquete 2014 já tem seus dois finalistas. Estados Unidos e Sérvia conquistaram tranquilas vitórias na fase de semifinal e garantiram vaga na decisão da competição realizada na Espanha. O duelo que definirá o campeão mundial acontecerá no próximo domingo, no Palacio de los Deportes de la Comunidad, em Madri, às 17 horas (de Brasília), com transmissão ao vivo do canal SporTV.
O selecionado norte-americano foi o primeiro a assegurar seu lugar na finalíssima do principal campeonato de basquete do planeta. Ainda sem saber o que é perder no Mundial, a equipe comandada pelo técnico Mike Krzyzewski teve dificuldades no primeiro tempo diante da Lituânia e foi para os vestiários com oito pontos de frente (43 a 35). Mas um impecável no terceiro quarto, vencido por 33 a 14, trouxe tranquilidade ao time dos Estados Unidos e a vitória no duelo realizado na última quinta-feira, em Barcelona, foi confirmada com tranquilidade na parcial final.

Os Estados Unidos, do ala Klay Thompson, tentam vencer a Copa do Mundo por duas vezes seguidas pela primeira vez em sua história (FIBA/Divulgação)
Para sair vencedor, a seleção dos Estados Unidos contou com quatro jogadores com dígitos duplos na pontuação. O cestinha foi o armador Kyrie Irving, com 18 pontos, seguido pelos alas James Harden e Klay Thompson, ambos com 16 tentos anotados. Com 13 pontos, o também armador Stephen Curry completou a lista de cestinhas norte-americanos. Pela Lituânia, o principal pontuador foi o ala Mindaugas Kuzminskas, autor de 15 pontos.
Algoz do Brasil nas quartas de final, a Sérvia voltou a ter um desempenho praticamente impecável e não deu chances à França. Novamente sob a matuta do armador Milos Teodosic, grande destaque da vitória sobre a Seleção brasileira, a equipe do Leste Europeu dominou as ações da segunda semifinal no primeiro tempo, preciso segurar uma reação dos rivais na segunda etapa e venceu, pelo placar de 90 a 85.
Teodosic foi o grande destaque do duelo disputado em Madri, nesta sexta-feira, e deixou a quadra com 24 pontos, sendo 18 deles na primeira metade da partida. Quem também apareceu bem foi o ala/armador Bogdan Bogdanovic, principalmente no último quarto, autor de 13 pontos. Do lado francês, o ala Nicolas Batum teve uma atuação brilhante e marcou expressivos 35 pontos.

O armador Milos Teodosic foi o protagonista a vitória da Sérvia com 24 pontos (FIBA/Divulgação)
Esta será a primeira vez que a Sérvia disputará uma final de Mundial. Parte da extinta Iugoslávia, dona de quatro títulos mundiais, o país participa da competição pela terceira vez em sua era independente – antes Sérvia e Montenegro – e chega pela primeira vez à decisão. Enquanto isso, os norte-americanos, que foram campeões mundiais em quatro oportunidades, farão a partida derradeira do campeonato pelo oitava vez.
Derrotados nas semifinais, Lituânia e França disputarão a medalha de bronze, neste sábado, às 13 horas (de Brasília). Caso saiam vencedores, os lituanos ficarão com o posto do Mundial pela segunda vez consecutiva, já que em 2010, na Turquia, a equipe ficou com o terceiro lugar. Do outro lado, a França luta para subir ao pódio da competição pela primeira vez na história.
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca