HOJE
Os invictos
Por Liga Nacional de Basquete
Franca e Limeira triunfam pela segunda rodada do Campeonato Paulista e disparam na liderança do Grupo B; Bauru, Paulistano e Pinheiros vencem a primeira
As disputas do Campeonato Paulista 2014 tiveram sequência no último final de semana. Depois de ter os mandantes com 100% de aproveitamento na primeira rodada, a competição estadual teve sua segunda rodada inicial disputada entre sábado e domingo e, desta vez com a maioria dos visitantes vencendo, duas equipes mantiveram a invencibilidade.
No Grupo B, Vivo/Franca e Winner/Limeira triunfaram pela segunda vez e dispararam na liderança da chave. Diferente do primeiro jogo que disputaram, as equipes do interior do Estado de São Paulo atuaram fora de casa e conseguiram importantes resultados positivos para a sequência do campeonato.
No Ginásio João Santo Meira, o esquadrão francano levou a melhor sobre o Lins Basquete, pelo placar de 71 a 70. Com 22 pontos, o experiente armador Helinho foi o grande destaque do triunfo dos comandados do técnico Lula Ferreira.
Cestinha da equipe na primeira rodada, o jovem ala Léo Meindl voltou a ter bom desempenho e, com 14 pontos anotados, foi outro bom nome da equipe na partida. Pelo lado do Lins, o destaque ficou por conta do ala/pivô Andrezão, maior pontuador do duelo, com 23 pontos.
“Não fizemos um bom confronto hoje. Ainda não estamos totalmente entrosados e o Lucão fez muita falta. Quando eles marcaram zona, tive que buscar outras alternativas porque não tinha a presença dele dentro do garrafão. Ainda assim, conseguimos a vitória. Isso, hoje, é o mais importante”, disse Lula Ferreira, que atuou desfalcado do ala/pivô Lucas Mariano.
Por sua vez, Limeira foi até a cidade de São Paulo e levou a melhor sobre o Palmeiras/Meltex. Atuando no Ginásio Palestra Itália, o time dirigido pelo treinador Dedé Barbosa superou os donos da casa, pelo placar de 80 a 70. Reforços da equipe para a temporada 2014/2015, Nezinho e Rafael Mineiro foram os cestinhas limeirenses no jogo, ambos com 16 pontos. Depois de ficar de fora da primeira rodada, o ala norte-americano David Jackson, eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) do último NBB, fez sua estreia e anotou oito pontos.
Enquanto isso, na outra partida do Grupo B, o Paschoalotto/Bauru conquistou sua primeira vitória no Paulista 2014. Em noite inspirada do ala norte-americano, que converteu sete dos 11 arremessos de três que tentou e marcou 29 pontos, os atuais campeões estaduais triunfaram sobre o Mogi das Cruzes/Helbor, fora de casa, no Ginásio Hugo Ramos, pelo placar de 93 a 89.
Outros atletas decisivos para o êxito dos bauruenses foram o ala/pivô Jefferson William, autor de um duplo-duplo de 19 pontos e dez rebotes, e o armador Ricardo Fischer, autor de 17 pontos. Pelo lado mogiano, o cestinha foi o ala Shamell, com 26 tentos.
Pelo Grupo A, duas equipes da capital paulista venceram pela primeira vez na competição e agora somam 50% de aproveitamento (um triunfo e uma derrota). Atuando fora de casa, no Ginásio Lineu de Moura, o Paulistano/Unimed contou com 25 pontos do ala norte-americano Desmond Holloway para superar o São José/Unimed, por 92 a 82.
Pedro e Dawkins foram outros destaques do time vencedor, com 17 e 14 pontos, respectivamente, enquanto que os pivôs Drudi, com 18 pontos e 7 rebotes, e Caio Torres, autor de 15 pontos e sete rebotes, foram o principal jogador da equipe mandante.
Enquanto isso, em partida isolada neste domingo, o Pinheiros/SKY teve um grande desempenho no segundo tempo e superou o Rio Claro Basquete, em casa, pelo placar de 97 a 94. Após fechar a primeira metade do jogo com nove pontos de desvantagem (48 a 39), a equipe dirigida pelo técnico Marcel de Souza virou o jogo nos 20 minutos finais e venceu a primeira na competição.
Com 21 pontos, o pivô pinheirense Morro e o ala/pivô Mosso, do time do interior, foram os cestinhas do jogo. Autores de 20 e 17 pontos, respectivamente, o armador Jefferson Campos e o garoto Lucas Dias foram fundamentais para o triunfo dos donos da casa, assim como o ala Marcus Toledo, que anotou 15 pontos e ainda apanhou oito rebotes.
A segunda rodada do Campeonato Paulista 2014 será encerrada nesta terça-feira com a realização do duelo entre Internacional/Fupes e Liga Sorocabana, na Arena Santos, às 20 horas (de Brasília). Se vencer, o time sorocabano se manterá invicto e assumirá a liderança do Grupo A. Por sua vez, o esquadrão do litoral busca sua primeira vitória na competição.
Na próxima quinta-feira, a competição estadual terá a realização de sua terceira rodadas. Todas as 12 equipes participantes entrarão em quadra e as seis partidas programadas acontecerão às 20 horas (de Brasília).
Confira os últimos resultados e os próximos jogos do Campeonato Paulista 2014:
– Primeira rodada
07/08 (quinta-feira)
Palmeiras/Meltex 74 x 69 Paschoalotto/Bauru (Grupo A)
Winner/Limeira 74 x 54 Lins Basquete/Sabapa (Grupo A)
Vivo/Franca 83 x 73 Mogi das Cruzes/Helbor (Grupo A)
Rio Claro Basquete 75 x 71 Paulistano/Unimed (Grupo B)
Liga Sorocabana 79 x 69 Pinheiros/SKY (Grupo B)
São José/Unimed 66 x 63 Internacional/Fupes (Grupo B)
-Segunda rodada
09/08 (sábado)
Palmeiras/Meltex 70 x 80 Winner/Limeira (Grupo A)
Lins Basquete/Sabapa 70 x 71 Vivo/Franca (Grupo A)
São José/Unimed 82 x 92 Paulistano/Unimed (Grupo B)
Mogi das Cruzes/Helbor 89 x 93 Pashoalotto/Bauru (Grupo A)
10/08 (domingo)
Pinheiros/SKY 97 x 94 Rio Claro Basquete (Grupo B)
12/08 (terça-feira)
20h – Arena Santos (Santos) – Internacional/Fupes x Liga Sorocabana
– Terceira rodada
14/08 (quinta-feira)
20h – Ginásio Hugo Ramos (Mogi das Cruzes) – Mogi das Cruzes/Helbor x Lins Basquete (Grupo B)
20h – Ginásio Antonio Prado Junior (São Paulo) – Paulistano/Unimed x Liga Sorocabana (Grupo A)
20h – Ginásio Panela de Pressão (Bauru) – Paschoalotto/Bauru x Winner/Limeira (Grupo B)
20h – Ginásio Felipe Karan (Rio Claro) – Rio Claro Basquete x São José/Unimed (Grupo A)
20h – Arena Santos (Santos) – Internacional/Fupes x Pinheiros/SKY (Grupo A)
20h – Ginásio Pedrocão (Franca) – Vivo/Franca x Palmeiras/Meltex (Grupo B)
12/08 (terça-feira)
20h – Arena Santos (Santos) – Internacional/Fupes x Liga Sorocabana (Grupo B)