#JOGAJUNTO

LDB

Os líderes da vez

23-07-2013 | 02:29
Por Liga Nacional de Basquete

Sem contar com seus principais jogadores sub-22, atual campeão Bauru aposta suas fichas em Kesley e Scaglia para liderar a equipe rumo ao bi da LDB

Kesley Araújo e Gustavo Scaglia assumem o papel que pertencia a Ricardo Fischer, Gui Deodato e Andrezão na última edição da LDB (Divulgação/LNB)

Por opção do próprio clube, o Paschoalotto/Bauru decidiu não enviar suas principais estrelas  – Gui Deodato e Ricardo Fischer – para a primeira fase da LDB 2013. Com grande parte do elenco jovem, formado por jogadores do sub-19, a responsabilidade de conduzir a equipe atual campeã do maior campeonato de base do país cabe ao pivô Kesley Araújo, de 22 anos, e ao recém-chegado ala Gustavo Scaglia, de 20 anos.

Sob o comando destes dois jogadores, o atual campeão da maior competição de base do basquete brasileiro encerrou a primeira etapa da edição 2013 do campeonato Sub-22 na 6ª posição na classificação geral, com sete vitórias em nove jogos, mesma campanha do Sport Clube do Recife (PE), que leva vantagem sobre os bauruenses pelo saldo ‘average’.

“Foi muito importante para eles, pois esse era um papel que eles não exerciam até então. Mesmo o Kesley tendo participado da última edição, ele não tinha esse papel, que pertencia ao Ricardo (Fischer), ao Gui (Deodato) e ao Andrezão. Eu tenho conversado muito com eles (Kesley e Scaglia) para eles aprenderem a exercer esse papel. Isso também se aprende. É importante para a carreira deles. Eles têm melhorado a cada jogo, começaram a entender um pouco mais. Eles estão tendo essa visão agora, estão entendendo mais, cobrando mais o grupo, e estão crescendo não só dentro, quanto fora de quadra também”, comentou o técnico do Bauru na LDB, Hudson Previdelo.

A Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte e tem a chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB).

Kesley disputa a LDB pela segunda temporada consecutiva pela equipe bauruense (Célio Messias/LNB)

Atleta mais experiente do time bauruense que disputa a LDB 2013, Kesley era o ‘Sexto Homem’ da equipe que faturou o troféu da competição na última temporada. Sempre vindo do banco, o camisa 42 entrava e dava mais consistência ao garrafão. Mas agora, ‘Keké’, como o jogador é conhecido entre seus companheiros, é o protagonista da vez e carrega consigo a responsabilidade de conduzir Bauru para o bicampeonato nacional sub-22.

Demonstrando uma melhora enorme em relação à temporada anterior, o jogador usa de sua extrema força física para dominar as áreas pintadas da LDB. O pivô de 2,00m e 110kg é o reboteiro do Bauru e o quarto no geral no campeonato nacional sub-22, com média de 9,63 sobras por duelo. Além disso, o atleta também registra 1,13 tocos por jogo – sétimo colocado no ranking – e 7,25 pontos por duelo.

“A responsabilidade é muito grande, pois o Bauru nas duas edições foi finalista. Tudo que aprendi com o Ricardo (Fischer), Gui (Deodato) e Andrezão, que eram os lideres das edições passadas, estou tentando passar para o grupo de agora. Apesar de ser uma garotada mais nova, acredito no potencial de cada um e que temos grande chance de lutar pelo título esse ano. O Scaglia é um pontuador nato. Para ele, acho que essa LDB é uma preparatória para a próxima, já que ele será o principal protagonista. Esse é meu ultimo ano. E ainda temos o Ricardo e o Gui que estarão integrando o time nos playoffs. Com isso, temos tudo pra conquista o bi”, declarou Kesley.

Scaglia teve boas atuações na 1ª etapa da LDB 2013 (Célio Messias/LNB)

Já Gustavo Scaglia, de 20 anos, contratado junto ao Palmeiras, demorou a se adaptar ao esquema do atual campeão. Sentindo a falta de ritmo de jogo, o ala de 1,94m não teve boas atuações nas primeiras partidas da LDB. Mas com o decorrer da primeira fase da competição, o novo camisa 6 bauruense entrou nos trilhos e começou a fazer a diferença.

As excelentes atuações nas últimas partidas da etapa inicial do campeonato Sub-22 fizeram com que Scaglia conquistasse o posto de cestinha do Bauru na competição até o momento, com uma média de 12,9 pontos por jogo.

Dentre os atletas que integram o elenco bauruense nesta LDB, o ex-jogador do Palmeiras pode ser considerado o mais experiente em NBB’s. Na última edição do campeonato nacional adulto, o ala esteve em quadra em 31 partidas pelo clube da capital paulista, acumulando médias de 3,6 pontos em 11,4 minutos por jogo.

“No Palmeiras eu até liderava a equipe sub-22, mas a pressão era bem menor porque ninguém esperava nada da gente. Liderar o atual campeão da competição é uma pressão muito maior. Mas jogador que não gosta de trabalhar com pressão não é jogador. E a questão de ter acabado de chegar em Bauru não pode interferir em ser um dos líderes dentro de quadra, porque é o que o Hudson (Previdelo) quer de mim e eu tenho que exercer isso”, afirmou Scaglia.