#JOGAJUNTO

Os melhores da América do Sul

21-04-2011 | 08:06
Por Liga Nacional de Basquete

Com o placar de 80 a 77, Obras Sanitárias vence Pinheiros e termina com o título do Torneio Interligas 2011

Foi uma bela festa para o basquete sul-americano. Em um grande jogo disputado na cidade de São Paulo, que não recebia uma final internacional há mais de uma década, o Obras Sanitárias (ARG) ficou com o título do Torneio Interligas 2011, ao superar o Pinheiros, nos segundos finais, por 80 a 77.

O ala/pivô Mc Farlan, do Obras, foi o cestinha do jogo, com 22 pontos e alcançou um duplo-duplo ao coletar dez rebotes. Do lado brasileiro, Shamell e Marquinhos foram os maiores anotadores, com 15 pontos cada.

As duas equipes iniciaram a partida com bom aproveitamento nos arremessos. O pivô Morro anotou os quatro primeiros pontos do time brasileiro que, em seguida, teve o ritmo puxado por Olivinha. O ala/pivô anotou nove pontos no primeiro quarto e ajudou o Pinheiros a fechar o primeiro período a frente, 27 a 25.

Com a marcação argentina mais apertada, o aproveitamento nos arremessos do lado brasileiro diminuiu. Restando 5m19s, o Obras Sanitárias passou a frente no marcador, 36 a 33, com uma bola de 3 de Gutiérrez.

Controlando bem o ritmo de jogo e freando o ataque pinheirense com uma forte defesa, a equipe argentina aos poucos aumentou a vantagem, indo para o intervalo com oito pontos de frente, 47 a 39.

Na volta dos vestiários, o Pinheiros voltou melhor e com os contra-ataques puxados por Marquinhos e Shamell começou a diminuir a vantagem. Com boa atuação do ala/pivô Mc Farlan, o Obras Sanitárias se segurou a frente e foi para o último quarto vencendo por 60 a 56.

E o quarto período pegou fogo. O Pinheiros encostou no marcador e, restando 2m59s por jogar, passou a frente no marcador com uma falta e cesta de Marquinhos, que converteu o lance livre e colocou o time paulista na liderança, 71 a 70.

Então as duas equipes passaram a se alternaram na liderança até os segundos finais. O jogo ficou tenso, muitas faltas marcadas para os dois lados, mas as equipes mantinham o bom aproveitamento nos lances livres. Restando poucos segundos, Mc Farlan converteu uma bandeja que colocou o Obras três pontos a frente.

No lance final, o Pinheiros teve a chance de empatar a partida, mas depois de passar pelas mãos de Marquinhos, a bola chegou até Thiaguinho, na zona morta, mas o arremesso bateu no aro.

“O time entrou bem, com muita atitude. Mas sabíamos que seria um jogo complicado, contra uma equipe de alto nível. No final, os detalhes acabaram decidindo”, avaliou o armador Figueroa.

Do lado argentino, o técnico Julio Lamas comemorou o título, o seu primeiro no comando da equipe do Obras Sanitárias. “Este título é muito importante, pois é o primeiro que ganhamos juntos neste projeto”, disse o treinador. “No primeiro quarto o Pinheiros foi melhor, depois no segundo e terceiro foi a vez do Obras. No último o Pinheiros apertou a marcação e o jogo acabou sendo decidido no final”, avaliou Julio Lamas.

Ao final da partida, foram entregues os prêmios de cestinha do Torneio Interligas, que ficou com o ala Shamell, do Pinheiros, e o prêmio de MVP da final, que foi entregue a Mc Farlan, do Obras Sanitárias.