HOJE
Os primeiros classificados
Por Liga Nacional de Basquete
Flamengo e Pinheiros garantem as vagas do Grupo A para a próxima fase da LDB. Neste sábado, as equipes disputam a liderança da chave

Lucas Dias foi o destaque da vitória do Pinheiros (Bruno Spada/LNB)
O Pinheiros/SKY e o Flamengo conseguiram, nesta sexta-feira, em Brasília (DF), as duas vagas do Grupo A para a próxima fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Classificados, os dois times se enfrentam neste sábado para definir quem será o primeiro colocado da chave. A LDB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte.
O Pinheiros foi o primeiro time a conseguir a classificação para a próxima fase da LDB, após vencer o A.L.E./Londrina/Paiquerê FM, por 73 a 61. O ala/pivô do Pinheiros, Lucas Dias, foi o cestinha da partida com 21 pontos, seguido pelo ala Pedro Henrique, que anotou 14. Pelo Londrina, o destaque foi o pivô Lucas Maya, que marcou 20 pontos.
O primeiro tempo foi bastante equilibrado. O Londrina acertou a mão nos arremessos de fora e o Pinheiros se aproveitou do talento da dupla de alas Lucas Dias e Pedro Henrique, autores de mais da metade dos pontos da equipe paulista na primeira metade do jogo. Os paranaenses foram para o intervalo na frente, 29 a 28.
O equilíbrio se manteve por todo o terceiro quarto, mas, aos poucos, o time paulista foi conseguindo abrir um pouco a diferença no placar. Liderado pelo armador Pedrinho e pelo ala/pivô Lucas Dias, o Pinheiros levou 10 pontos de vantagem para o último período e por mais que o Londrina se esforçasse, não foi possível reagir.
“Eu encaro com uma missão cumprida em partes. Esse time tem o objetivo de ser campeão. Só conseguimos atingir o primeiro passo que era a calssificação. Os jogadores estão um pouco cansados, saturados, e agora poderemos ‘reenergizar’ o pessoal para a segunda fase da LDB”, afirmou o técnico do Pinheiros, Breno Brassioli.
No segundo jogo do dia, o Flamengo dominou o placar desde o início. O armador da equipe rubro-negra, Gegê, deu sete assistências na primeira metade da partida e comandou seu time a abrir 44 a 18 nos primeiros 10 minutos.
Nem o esforço do armador Luquinhas e do pivô Dú Sommer, destaques do Limeira no jogo com 15 pontos cada, foram suficientes para que o time paulista pudesse reagir no marcador (77 a 49).
O armador Gegê foi o principal nome do Flamengo na partida, com um duplo-duplo de 15 pontos e 12 assistências. Outros atletas que também se destacaram foram os alas/pivôs Alexandre Paranhos, cestinha com 19 pontos, e Douglas, com 14.
“Viemos com o mesmo propósito do ano passado, de pensar jogo a jogo. Conseguimos a classificação hoje, mas já temos o Pinheiros, um time jovem e muito talentoso, amanhã. A primeira colocação do grupo é importante para nos dar confiança para o restante da competição”, afirmou Paranhos.

Com um duplo-duplo de 15 pontos e 12 assistências, Gegê comandou o Flamengo (Bruno Spada/LNB)
Bauru Basket
Botafogo
CAIXA/Brasília Basquete
Caxias do Sul Basquete
Corinthians
Flamengo
Fortaleza B. C. / CFO
Sesi Franca
KTO Minas
Desk Manager Mogi Basquete
Pato Basquete
Paulistano/CORPe
Pinheiros
Farma Conde/São José Basketball
São Paulo
Ceisc/União Corinthians
UNIFACISA
R10 Score Vasco da Gama
Basket Osasco
Cruzeiro
E.C. Pinheiros (B)
Vitória (BA)
L. Sorocabana
Minas Tênis Clube (B)
ADRM
B.Cearense
Botafogo
Caixa Brasília Basquete
Campo Mourão
Caxias
IVV/CETAF
Flamengo
Minas
Paulistano
Pinheiros
São José Basketball
Thalia/PH.D Esportes
Vasco/Tijuca