#JOGAJUNTO

LDB

Os primeiros classificados

28-12-2012 | 06:10
Por Liga Nacional de Basquete

Flamengo e Pinheiros garantem as vagas do Grupo A para a próxima fase da LDB. Neste sábado, as equipes disputam a liderança da chave

Lucas Dias foi o destaque da vitória do Pinheiros (Bruno Spada/LNB)

O Pinheiros/SKY e o Flamengo conseguiram, nesta sexta-feira, em Brasília (DF), as duas vagas do Grupo A para a próxima fase da Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB). Classificados, os dois times se enfrentam neste sábado para definir quem será o primeiro colocado da chave. A LDB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) em parceria com o Ministério do Esporte.

O Pinheiros foi o primeiro time a conseguir a classificação para a próxima fase da LDB, após vencer o A.L.E./Londrina/Paiquerê FM, por 73 a 61. O ala/pivô do Pinheiros, Lucas Dias, foi o cestinha da partida com 21 pontos, seguido pelo ala Pedro Henrique, que anotou 14. Pelo Londrina, o destaque foi o pivô Lucas Maya, que marcou 20 pontos.

O primeiro tempo foi bastante equilibrado. O Londrina acertou a mão nos arremessos de fora e o Pinheiros se aproveitou do talento da dupla de alas Lucas Dias e Pedro Henrique, autores de mais da metade dos pontos da equipe paulista na primeira metade do jogo. Os paranaenses foram para o intervalo na frente, 29 a 28.

O equilíbrio se manteve por todo o terceiro quarto, mas, aos poucos, o time paulista foi conseguindo abrir um pouco a diferença no placar. Liderado pelo armador Pedrinho e pelo ala/pivô Lucas Dias, o Pinheiros levou 10 pontos de vantagem para o último período e por mais que o Londrina se esforçasse, não foi possível reagir.

“Eu encaro com uma missão cumprida em partes. Esse time tem o objetivo de ser campeão. Só conseguimos atingir o primeiro passo que era a calssificação. Os jogadores estão um pouco cansados, saturados, e agora poderemos ‘reenergizar’ o pessoal para a segunda fase da LDB”, afirmou o técnico do Pinheiros, Breno Brassioli.

No segundo jogo do dia, o Flamengo dominou o placar desde o início. O armador da equipe rubro-negra, Gegê, deu sete assistências na primeira metade da partida e comandou seu time a abrir 44 a 18 nos primeiros 10 minutos.

Nem o esforço do armador Luquinhas e do pivô Dú Sommer, destaques do Limeira no jogo com 15 pontos cada, foram suficientes para que o time paulista pudesse reagir no marcador (77 a 49).

O armador Gegê foi o principal nome do Flamengo na partida, com um duplo-duplo de 15 pontos e 12 assistências. Outros atletas que também se destacaram foram os alas/pivôs Alexandre Paranhos, cestinha com 19 pontos, e Douglas, com 14.

“Viemos com o mesmo propósito do ano passado, de pensar jogo a jogo. Conseguimos a classificação hoje, mas já temos o Pinheiros, um time jovem e muito talentoso, amanhã. A primeira colocação do grupo é importante para nos dar confiança para o restante da competição”, afirmou Paranhos.

Com um duplo-duplo de 15 pontos e 12 assistências, Gegê comandou o Flamengo (Bruno Spada/LNB)